10 dicas importantes para se adaptar ao seu Aparelho Auditivo

10 dicas importantes para se adaptar ao seu Aparelho Auditivo

Os primeiros dias com o seu novo Aparelho Auditivo são essenciais para uma adaptação confortável e rápida. Neste período de adaptação o seu cérebro vai reaprender a ouvir aqueles sons que há muito tempo não ouvia. Por isso, não se preocupe se não sentir grandes alterações de imediato.

Estas 10 dicas vão certamente ajudá-lo na adaptação ao seu novo Aparelho Auditivo.

10 dicas para se adaptar ao seu Aparelho Auditivo

PRIMEIRA DICA

Não fique desencorajado se o Aparelho Auditivo lhe parecer estranho.

Assim como o seu nariz precisa de se acostumar com a sensação de que os óculos descansam nele, os seus ouvidos precisam de um pouco de tempo para se adaptar à sensação do seu Aparelho Auditivo. Com o tempo, a sensação estranha dos dispositivos nos seus ouvidos irá desaparecer e sentirá uma confortável sensação de uma audição nítida e clara.

SEGUNDA DICA

Nos primeiros dias, use o Aparelho somente por umas horas do dia

Não há qualquer problema em usar o Aparelho Auditivo somente em situações ou ambientes mais confortáveis nos primeiros dias. O importante é que use o Aparelho Auditivo, mesmo em situações silenciosas, para reconhecer, filtrar e identificar o maior número de sons. Com este exercício o seu cérebro vai reaprender a identificar todos os sons.

TERCEIRA DICA

Comece por utilizar o Aparelho Auditivo num local sossegado

Ao início todos os sons vão parecer demasiado altos pois já não está habituado a ouvi-los. No entanto esta sensação não durará muito tempo. Uma boa dica é escrever quais os sons que o/a perturbam e passando uns dias reler. Alguns terão provavelmente desaparecido, se outros persistirem é sobre eles que deve falar ao seu especialista.

QUARTA DICA

Não ajuste o som do seu Aparelho Auditivo constantemente

A maior parte dos nossos aparelhos auditivos já se adaptam automaticamente às diferentes situações. Não deverá ser necessário mexer neles manualmente. Por isso, não tente ouvir mais do que as outras pessoas porque o volume muito alto pode danificar a sua audição e dificultar a adaptação ao Aparelho Auditivo.

QUINTA DICA

Pratique falar como outras pessoas em grupo

Comece por ter conversas ligeiras com amigos e familiares. As vozes das pessoas que estão mais próximas de nós, são mais facilmente identificáveis. É também muito importante que pratique uma audição activa, ou seja, quando está a ouvir alguém olhe para ela enquanto ela fala. Isto vai ajudar o seu cérebro a associar o momento ao som que está a ouvir.

SEXTA DICA

Peça aos seus familiares para colocarem a televisão a um volume “normal”

Agora com o seu novo Aparelho Auditivo não precisará de ouvir a televisão alta, por isso peça para que ajustem o volume a um nível “normal” e use essa configuração de forma consistente.

SÉTIMA DICA

Procure ver o máximo de programas com legendas

Ouvir e ler ao mesmo tempo é uma óptima forma de ligar o som com a linguagem e ajudar o seu cérebro a processar novos sons e assim facilitar a adaptação ao seu Aparelho Auditivo.

OITAVA DICA

Dedique algum tempo a ler para si próprio em voz alta

Nos primeiros tempos, o som da sua própria voz pode soar muito por isso esta dica irá acelerar esse processo. Além de se habituar à sua voz irá aperceber-se se o seu Aparelho Auditivo está no volume correcto para que ouça todos os sons de forma natural.

NONA DICA

Pratique este exercício todos os dias: feche os olhos e ouça

Tente identificar de que direcção vêm os sons sem olhar. Pode também usar apenas a sua audição para discernir entre diferentes tipos de sons ou padrões de fala.

DÉCIMA DICA

Por último mas muito importante: fale com o seu Especialista

Após algum tempo, já deverá estar a usar os seus aparelhos durante o dia praticamente todo. É importante ser consistente para que a adaptação seja rápida e o aparelho o ajude ao máximo. Contudo, nesta fase de adaptação podem ser necessários alguns ajustes no seu Aparelho Auditivo. Fale sempre abertamente com o seu Especialista em Aparelhos Auditivos.

Na AudiçãoActiva experimente grátis e sem compromisso um Aparelho Auditivo.