António Sala

Embaixador da AudiçãoActiva

A maior figura de sempre da História da Rádio em Portugal é o Embaixador da AudiçãoActiva

António Sala é conhecido por ser o “Sr. Rádio” e é indiscutivelmente um dos maiores nomes da rádio e da televisão em Portugal.

Na sua vasta carreira acumulou sucessos como apresentador de rádio e televisão, mas também como cantor, compositor e autor, e conta já com cinco décadas de percurso profissional. António Sala marcou gerações e foi considerado pelos ouvintes do Rádio Clube Português como “a maior figura de sempre da História da Rádio de Portugal”.

O ilustre radialista tem um sorriso fácil, é um excelente contador de história e contagia a todos com a sua simpatia.

antonio-sala-audicaoactiva

António Sala é um comunicador ímpar e, como locutor de rádio, conseguiu um feito que hoje seria impensável – um programa de rádio que esteve no ar durante 18 anos, programa esse apresentado durante muitos anos em parceria com Olga Cardoso e que foi líder de audiências durante as décadas de 80 e 90. Afinal, foram milhares de horas no programa Despertar da Rádio Renascença e, talvez seja por isso que, sempre que ouvimos a sua voz inconfundível temos aquela sensação de estar na presença de um velho amigo.

Quem, desta geração, não se lembra de acordar com este “Despertar”? Acreditamos que muitos portugueses guardam memórias sonoras desses tempos nas suas melhores recordações, uma época única que todos lembram com saudade.

antonio-sala-audicaoactiva

Na AudiçãoActiva sabemos como os sons e o prazer de uma boa audição são importantes. Valorizamos os pequenos momentos e há anos que ajudamos os portugueses a usufruírem de uma melhor audição.

Reconhecemos a importância de um mundo cheio de sons, sabemos que que há músicas inesquecíveis, vozes que marcam, gargalhadas inconfundíveis, passamos uma vida inteira a colecionar memórias sonoras. Por isso pensámos: Quem melhor do que o próprio António Sala para personificar a importância da audição e aquilo que acreditamos na AudiçãoActiva?

É com enorme satisfação que anunciamos e saudamos com amizade esta parceria com o António Sala como embaixador da AudiçãoActiva.

É publicamente conhecida a sua história de superação de algumas doenças que o afetaram nos últimos anos, mas aquilo que poucos sabem é que o próprio António Sala também sofre de perda auditiva, como tantos portugueses. Neste sentido, decidiu dar o seu contributo para ajudar a diminuir o estigma associado à perda auditiva assim como ao uso de aparelhos auditivos, associando-se à AudiçãoActiva num conjunto de ações de sensibilização para a importância da audição e dos benefícios que o uso de aparelhos auditivos pode proporcionar na melhoria da qualidade de vida.

O António Sala vai estar “NO AR” na AudiçãoActiva nos, próximos meses, a partilhar com todos algumas das suas histórias e experiências.

Veja aqui o primeiro vídeo

António Sala “no ar” com a AudiçãoActiva

Foi no espaço onde se sente em casa, num estúdio de rádio, que António Sala esteve a conversar com os seus ouvintes. Foi com a maior naturalidade revelou que sofre de perda auditiva e como resolveu o seu problema.

Consegue imaginar como tudo começou?

Normalmente, a perda auditiva é um processo gradual e, infelizmente, a maioria das pessoas só procura ajuda quando a situação se agrava.

No caso do António Sala, são mais de 50 anos de carreira e tanto para contar, mas infelizmente, a utilização de auscultadores com a regularidade que a sua profissão impunha podem ter contribuído para o agravamento da sua condição auditiva.

Existem várias profissões de risco devido à elevada exposição ao ruído, e músicos e os técnicos de som estão na lista das profissões mais propícias ao desenvolvimento de dificuldades auditivas.

A perda de audição profissional costuma ser lenta e progressiva, e normalmente irreversível, pelo que o uso de aparelhos auditivos é a única solução nestes casos.

O António Sala procurou a ajuda da AudiçãoActiva para resolver o seu problema auditivo e assim conseguir usufruir de melhor qualidade de vida e continuar a fazer aquilo que mais gosta.

Ouvir e conversar normalmente com as pessoas que nos rodeiam é um dos maiores benefícios de quem usa aparelhos auditivos. Somos seres socias e a comunicação e a sociabilização contribuem para gerar felicidade.

E será que é complicado usar um aparelho auditivo, será que alguém vai notar?

António Sala mostra como os aparelhos auditivos como o microCIC são tão pequenos que dificilmente alguém vai reparar que o está a usar: tão natural como usar óculos, com a vantagem de ninguém dar por isso.

Assista ao vídeo completo e, se for o seu caso ou se conhecer alguém com perda auditiva, não adie, venha procurar uma solução adequada para si com a ajuda da AudiçãoActiva.

Não adie mais, faça como o António Sala e fale com a AudiçãoActiva

Ou ligue 808 91 50 60