.

Agendar

Telefone

Menu

Aparelhos auditivos: o que são, modelos e preços

Um aparelho auditivo é um dispositivo projetado para ajudar pessoas com dificuldades auditivas a melhorar a capacidade de ouvir. O uso desses equipamentos pode resultar numa audição mais nítida, proporcionando maior liberdade, segurança e bem-estar.

Manter uma boa audição é fundamental para preservar funções cognitivas e promover uma mente saudável e um corpo ativo. Ao amplificar os sons desejados e reduzir os indesejados, os aparelhos auditivos permitem que desfrute da vida em pleno.

Explore abaixo os diversos tipos de aparelhos auditivos e fique por dentro das últimas tecnologias disponíveis.

Aparelhos-Auditivos-Especialista

Como funcionam os aparelhos auditivos

Na prática, os aparelhos auditivos atuam como pequenos computadores, encarregados de processar as ondas sonoras e convertê-las em sinais neurais – que depois são enviados ao cérebro para serem interpretados como som.

Dependendo do design, a funcionalidade destes equipamentos poderá ser ligeiramente diferente. Ainda assim, é justo afirmar que a grande parte dos aparelhos auditivos são compostos pelos seguintes componentes:

  • Microfone: para captar o som;
  • Amplificador: para tornar o som mais alto;
  • Recetor: para receber sinais elétricos e convertê-los em som;
  • Fonte de alimentação: para fornecer energia ao dispositivo (pode ser a bateria recarregável ou a pilhas).

Os aparelhos auditivos mais modernos são pequenos, incluem diferentes tecnologias e são fáceis de usar. Devido à tecnologia que apresentam, possibilitam a identificação de sons graves e agudos, mesmo em ambientes mais desafiantes.

Aparelho-auditivo-aberto
Modelos de aparelhos auditivos

Tipos de aparelhos auditivos

Existem diferentes tipos de aparelhos auditivos, pensados para se ajustarem a cada pessoa. Podem ser usados de três maneiras, dependendo do modelo: atrás da orelha, dentro do ouvido ou no canal auditivo. Como são usados todos os dias, é importante escolher o tipo que mais se adequa ao seu estilo de vida e preferências pessoais.

Para simplificar, podemos dividir os aparelhos auditivos em duas grandes categorias, com características próprias e benefícios distintos: os retroauriculares (atrás da orelha) e os intra-auriculares (dentro do ouvido).
ReSound_OMNIA_miniRIE

Aparelhos Auditivos Atrás da Orelha

Os aparelhos auditivos BTE (atrás da orelha) e RIC (recetor no canal) são compostos por um pequeno recetor, que fica colocado atrás da orelha, onde estão localizados os microfones e a bateria. O som segue diretamente para o canal auditivo através de um tubo fino. Este tipo de aparelho auditivo é versátil e funciona bem para diferentes tipos de dificuldades auditivas, mesmo as mais severas.

Além disso, são fáceis de usar e de cuidar. Por exemplo, trocar ou recarregar as baterias é bem simples. Alguns modelos podem até ligar-se sem fios, via Bluetooth, a outros dispositivos, como telemóveis ou televisões, funcionando tal e qual auscultadores sem fios.

Aparelho Auditivo Dentro da orelha (ITE)

Aparelhos Auditivos Dentro do Ouvido

Os aparelhos auditivos CIC (completamente no canal auditivo) e Micro CIC (versão mais pequena do CIC) distinguem-se por serem muito discretos, uma vez que são feitos à medida para ficarem colocados no ouvido. Por isso, não contam com tubos ou outros elementos visíveis, tal como acontece nos modelos atrás da orelha.

Devido ao seu design compacto e menor potência, estes dispositivos  geralmente são recomendados para casos de dificuldades auditivas leves a moderadas. Além disso, já que são inseridos no ouvido, é bastante improvável que escorreguem ou caiam e, por isso, tornam-se numa opção viável para quem gosta de praticar atividades desportivas ou de lazer.

RIC

Ilustração-do-Aparelho-Auditivo-RIC

Os aparelhos auditivos RIC (recetor no canal) combinam a potência dos modelos BTE (atrás da orelha) com um design discreto e ergonómico. O recetor fica dentro do canal auditivo, tornando o aparelho menos visível, enquanto a caixa amplificadora fica atrás da orelha.

Saber mais

BTE

Ilustração-do-Aparelho-Auditivo-BTE

Os aparelhos auditivos BTE (atrás da orelha) são dispositivos que se encaixam atrás da orelha. Por serem versáteis, potentes e confortáveis, são umas das opções mais recomendadas pelos especialistas no mercado dos aparelhos auditivos. 

Saber mais

CIC

Ilustração-da-colocação-do-Aparelho-Auditivo-Concha-ITE

Os CIC são aparelhos auditivos que ficam dentro do canal, como indica a abreviatura CIC que em inglês significa “Completely in Canal Hearing”, que pode ser traduzida como “Completamente no Canal Auditivo”. Raramente são visíveis, sendo, por isso, esteticamente apelativos.

Saber mais 

Micro CiC

Ilustracao-da-colocacao-do-Aparelho-Auditivo-microCIC v1

Os aparelhos auditivos MicroCiC são quase invisíveis e feitos à medida, semelhantes a outros aparelhos que ficam totalmente dentro do ouvido. A grande diferença é que o seu tamanho permite uma introdução ainda mais profunda no canal auditivo.

Saber mais 

Características adicionais dos aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos apresentam uma variedade de características técnicas que os diferenciam entre si. Agora, fique a conhecer o que há de melhor na tecnologia destes equipamentos.  

Aparelho auditivo a pilhas ou baterias

Os aparelhos auditivos sem fios são carregados à noite e geralmente têm carga para todo o dia. Já se estiverem sob uso intensivo, como em chamadas telefónicas longas ou a transmitir som de programas de TV via Bluetooth, podem ser recarregados rapidamente, durante o dia, para garantir um funcionamento contínuo até à hora de ir dormir.

Enquanto a bateria dos aparelhos auditivos recarregáveis dura cerca de 24 horas, o tempo médio de duração das pilhas é variável.

O tempo de vida útil das pilhas depende do tipo de aparelho auditivo escolhido, das pilhas que se utilizam e do período que estes dispositivos são usados ao longo do dia. Saber mais sobre as pilhas dos aparelhos auditivos. 

Auditivo Recarregável

Aparelho auditivo Bluetooth

Os aparelhos auditivos com Bluetooth® foram desenvolvidos para se conectarem facilmente a vários dispositivos, como telemóveis, tablets, televisões e outros equipamentos semelhantes. Esta tecnologia permite a transmissão direta de som para os aparelhos auditivos, sem a necessidade de fios ou cabos.

Além disso, certos modelos possibilitam o ajuste das configurações dos seus aparelhos auditivos através de uma aplicação móvel, oferecendo ainda mais controlo e opções personalizadas.

Aparelhos auditivos Bluetooth

Aparelhos auditivos com gestão de zumbido no ouvido

Alguns dos aparelhos auditivos mais modernos incorporam uma tecnologia que pode ajudar quem lida com zumbidos no ouvido. O objetivo é “mascarar” o zumbido, emitindo um ruído silencioso, que tem a função de encobri-lo.

Clientes da AudiçãoActiva - Felizes

História dos aparelhos auditivos

A história dos aparelhos auditivos é marcada por uma série de inovações, desde os antigos trompetes auriculares do século XVII até aos modernos dispositivos de alta tecnologia, que vemos atualmente.

Foi no século XVII que surgiram os primeiros “dispositivos” que prometiam melhorar a audição, como era o caso do trompete auditivo, um dispositivo tubular, projetado para canalizar as ondas sonoras para o ouvido. 

Mais tarde, já no século XIX, o engenheiro elétrico americano Miller R. Hutchinson criou o primeiro aparelho auditivo portátil.

Bem mais recentemente, em 1959, foi lançado o primeiro aparelho auditivo que se colocava atrás da orelha e, alguns anos mais tarde, o primeiro equipamento intra-auricular.

De lá para cá, a tecnologia auditiva passou por uma grande revolução. Agora os aparelhos auditivos são microcomputadores capazes de transformar totalmente a experiência auditiva de forma acessível e eficaz.

historia dos aparelhos auditivos

Conheça o ReSound OMNIA

Experimente e avalie!

Quer opte por um modelo de aparelho auditivo barato ou um dispositivo de última geração, é fundamental que teste o equipamento. Antes de o adquirir, verifique se se acostuma a ouvir com ele. Na AudiçãoActiva, terá à sua disposição vários modelos que poderá experimentar, sempre com a supervisão de um especialista em aparelhos auditivos. Este profissional fará um acompanhamento personalizado e os ajustes necessários para ter a melhor experiência e, acima de tudo, fazer a escolha certa.

O melhor modelo na compreensão de fala em ruído

Uma boa audição desempenha um papel crucial nas conversas do dia a dia. Contudo, para pessoas com dificuldades auditivas, compreender o que é dito pode ser um verdadeiro quebra-cabeças. É aqui que os aparelhos auditivos entram em cena, não “corrigindo” apenas possíveis dificuldades, mas garantindo também que as interações diárias decorram com elevada naturalidade.


O ReSound OMNIA destaca-se como uma linha de aparelhos que cumpre essa promessa com distinção. Estes aparelhos auditivos, topo de gama, adaptam-se às necessidades dos utilizadores em todos os momentos, proporcionando o melhor conforto nos mais variados ambientes, até mesmo nos mais ruidosos.

Aparelho Auditivo Ómnia

Quais são os melhores aparelhos auditivos?

Resound ONE cores de aparelhos audutivos na audicaoactiva

Na procura pelo dispositivo ideal, é crucial considerar a singularidade de cada pessoa, levando em conta fatores como estilo de vida, preferências e grau de dificuldade auditiva. Os modelos mais avançados do mercado destacam-se pela combinação de discrição, conforto e inteligência. Ao optar por estes dispositivos, não só poderá recuperar a capacidade de ouvir os sons ao seu redor, como também a compreensão de vozes e a perceção de palavras.

Na AudiçãoActiva vai descobrir qual é o melhor aparelho auditivo para si. Considerando as suas necessidades específicas, vamos ajudar a encontrar o modelo que se alinha com o seu estilo de vida.

Acessórios que tornam os aparelhos auditivos ainda melhores

Não há dúvida de que os aparelhos auditivos modernos são repletos de características técnicas impressionantes, mas sabia que existem acessórios que podem otimizar o desempenho destes equipamentos?

Há estações de carregamento, caixas para armazenamento e até pequenos dispositivos que podem facilitar a audição da TV. Além disso, existem acessórios que ajudam a prolongar a vida útil dos aparelhos auditivos, como é o caso das escovas de limpeza e os desumidificadores.

Aplicações de telemóvel para aparelhos auditivos

Com o seu telemóvel tem o poder de personalizar o funcionamento do seu aparelho auditivo. 

Através, por exemplo, da ReSound Smart 3D pode ajustar diferentes configurações, como o volume ou até mesmo escolher programas específicos para diferentes ambientes. Também pode verificar facilmente o nível de bateria do seu dispositivo.

Esta aplicação oferece a oportunidade de desfrutar de uma experiência auditiva adaptada às suas necessidades e preferências individuais, tornando cada momento mais envolvente.

Preços de aparelhos auditivos

Clientes satisfeitos na AudiçãoActiva

A AudiçãoActiva oferece uma variedade de aparelhos auditivos em diferentes faixas de preço. Embora possam parecer semelhantes por fora, o que realmente importa são os componentes internos. Alguns são mais avançados e potentes do que outros, o que naturalmente afetará o preço. Para lidar com dificuldades auditivas mais significativas, poderá ser necessário um aparelho auditivo mais sofisticado. Portanto, é importante não adiar a procura de uma solução para ouvir melhor.

Existem parcerias
e comparticipações?

logos-de-parcerias

A pensar em si, a AudiçãoActiva tem-se preocupado em formar parcerias e protocolos com diversas entidades, que oferecerem condições especiais na compra do aparelho auditivo. A AudiçãoActiva parte do princípio de que juntos se pode oferecer mais e melhor!

Consulte a nossa lista de acordos e perceba se pode usufruir de algum benefício.

Adaptação aos equipamentos

Experimentar um aparelho auditivo

Os aparelhos auditivos aconselhados pela AudiçãoActiva são dispositivos tecnologicamente avançados que combinam design e funcionalidade. Trabalhamos com marcas prestigiadas e garantimos a qualidade dos nossos produtos. Com os seus novos aparelhos auditivos vai ouvir sons que já não ouvia há muito tempo. A maioria das pessoas adapta-se facilmente, contudo, há quem precise de um pouco mais de tempo.

Quanto mais cedo começar a usá-los, mais fácil será a adaptação e mais rápido sentirá os benefícios para começar a ouvir melhor.

Manutenção e assistência

Mao a limpar aparelho auditivo

Para garantir o funcionamento ideal dos seus aparelhos auditivos, é crucial realizar uma manutenção diária em casa. Além disso, é importante que o especialista faça revisões regulares cuidadas para assegurar o desempenho adequado dos dispositivos.

Limpe os aparelhos a seco com uma escova ou pano macio, preferencialmente à noite. Se sentir que os seus aparelhos auditivos não atingem o desempenho desejado, contacte imediatamente um dos nossos especialistas para assistência personalizada.

Afinal como é viver com Aparelhos Auditivos

Conheça a história de um casal que decidiu que estava na hora de superar as dificuldades auditivas. Estão juntos há mais de 50 anos e ambos se renderam, de imediato, aos benefícios dos “abençoados” aparelhos auditivos. Um testemunho imperdível!
D.ª Esmeralda
opiniao dona esmeralda

“Foi a melhor coisinha que podia ter feito, foi realmente procurar ajuda. Sinto-me feliz por isso porque consigo ouvir as pessoas, a minha netinha, o meu filho, a minha nora…a família! Com amigos, com amigas…”

Sr. José do Alto Martins
Jose do alto
“A minha vida é muito melhor com aparelhos auditivos. Estou muito satisfeito com a equipa e os serviços da AudiçãoActiva.”
Francisco Laranjeira
Francisco laranjeira

“Os aparelhos auditivos da AudiçãoActiva proporcionam-me um enorme conforto e melhoram não só a minha qualidade de vida quotidiana, como também o meu rendimento a nível desportivo.”

Questões frequentes sobre aparelhos auditivos

O preço dos aparelhos auditivos é determinado pelo grau de perda auditiva e do nível tecnológico adequado, podendo variar de uns poucos 295€ a algumas centenas mais.

A escolha do aparelho auditivo adequado deverá ser sempre feita com o acompanhamento de um especialista. Alguns dos fatores que influenciam esta decisão são a natureza e a gravidade da dificuldade auditiva, o estilo de vida, a profissão, o tamanho e forma do ouvido externo e canal do ouvido interno, entre outros.

Os aparelhos auditivos são a forma mais comum de melhoria da audição. Apesar de não curarem a perda auditiva, estes dispositivos contribuem favoravelmente para maximização do potencial auditivo e da comunicação dos utilizadores.

Se sentir dificuldades auditivas em ambos os ouvidos, provavelmente a reposta é sim. Ouvir bem dos dois ouvidos só irá melhorar a sua qualidade de vida. No entanto, para saber se esta é a solução indicada para si, primeiro deverá ser avaliado por um especialista.
Podem ser uma opção para aliviar esta sensação, mas os resultados variam de utilizador para utilizador. Se experiencia zumbidos nos ouvidos, antes de procurar uma solução, consulte o seu médico ou especialista.
Em lojas especializadas, após avaliação com um especialista. Se pretende comprar um aparelho auditivo, pode dirigir-se à loja AudiçãoActiva mais perto de si e receber o devido acompanhamento especializado.
Além do pronto pagamento, existem outras formas de adquirir uma melhor audição. Pode consultar as parcerias e comparticipações em vigor na AudiçãoActiva, bem como as condições de financiamento para comprar um aparelho auditivo.

Este é um processo que requer paciência por parte do utilizador, pois pode demorar algum tempo, consoante o caso. O facto de voltar a percecionar alguns sons pode tornar-se exigente e cansativo. O importante é não desistir e focar-se no resultado: uma melhor audição e qualidade de vida. Quanto mais tempo usar os aparelhos mais rápida será a adaptação.

Pode acontecer sentir algum desconforto nos primeiros tempos de utilização, especialmente se os aparelhos não estiverem devidamente ajustados no canal auditivo. Feedback excessivo poderá também ocorrer nos casos em que o aparelho auditivo não esteja devidamente calibrado ou não for o ajustado às suas necessidades. Neste caso deve consultar a pessoa que lhe fez a colocação do aparelho auditivo.
O mais indicado é que utilize o aparelho auditivo durante todo o dia, mesmo que não esteja a fazer nenhuma atividade em particular. Deve retirá-lo apenas para dormir e quando realizar alguma atividade dentro de água, como tomar banho ou nadar.
A manutenção e limpeza são essenciais ao correto funcionamento e duração dos aparelhos auditivos. Se bem cuidados, podem ser utilizados durante 5 a 7 anos. O especialista de aparelhos auditivos da AudiçãoActiva vai explicar-lhe as melhores práticas de conservação do seu aparelho auditivo e como mudar as pilhas.
O nível tecnológico dos aparelhos mais modernos utilizados dentro do ouvido e atrás da orelha permite que estes tenham têm baterias lítio recarregáveis, que facilmente podem ser carregadas durante a noite. Os aparelhos no canal ou completamente no canal requerem baterias não recarregáveis, como as pilhas.
Existe uma garantia padrão de 3 anos para os aparelhos auditivos contra defeitos de fabrico, mas que exclui quebra ou avaria por má utilização.

Ainda tem dúvidas sobre quais são os melhores Aparelhos Auditivos para si? Fale connosco!

Homem senior confuso

"*" indica campos obrigatórios

Demonstração Grátis: Peça já!

* Campos de preenchimento obrigatório