Aparelhos Auditivos

Liberdade para ouvir a vida por inteiro
casal feliz a sugerir aparelhos de audição

Os aparelhos auditivos servem para reduzir as dificuldades auditivas. O uso de aparelhos auditivos pode proporcionar-lhe uma boa audição, conduzindo a mais liberdade, segurança e maior sensação de bem-estar.

Uma boa audição salvaguarda parte das funções cognitivas e, por isso, ajuda a manter uma mente saudável e um corpo ativo.

Através da capacidade para ampliar os sons que quer ouvir, e de reduzir os que não quer, os aparelhos auditivos contribuem para ouça a vida por inteiro.

Como funcionam os Aparelhos Auditivos?

Os aparelhos auditivos são pequenos dispositivos eletrónicos que ajudam a compensar as dificuldades auditivas. Colocados no ouvido ou atrás da orelha, os aparelhos auditivos atuais têm diferentes tipos de aspeto, tamanho e preço, e podem ser utilizados por pessoas de todas as idades.

Os aparelhos de audição resolvem uma eventual dificuldade auditiva através do aperfeiçoamento entre a receção e a amplificação de sons. Para isso, reúnem cinco componentes básicos: microfone, amplificador, altifalante, bateria e processador.

A função do microfone passa por receber os sons e traduzi-los em impulsos elétricos. Por sua vez, o amplificador robustece os impulsos e o recetor – altifalante – traduz esses impulsos, agora mais fortes, em sons mais altos.

Embora estes componentes sejam transversais a todos os aparelhos auditivos, há diferenças significativas na tecnologia utilizada. Quanto mais evoluída a tecnologia, mais confortável a utilização e maior o benefício adquirido.

Os dispositivos auditivos mais avançados apresentam diversas opções de personalização, conectividade com dispositivos móveis e outros equipamentos dotados de tecnologia sem fios. Seja qual for a oferta, os aparelhos auditivos têm um objetivo único: permitir que ouça melhor e mantenha a sua qualidade de vida.

3D-Aparelho-auditivo

Tipos de Aparelhos Auditivos

Os aparelhos auditivos são pequenos, incluem diferentes tecnologias e são fáceis de usar. A sua vanguarda possibilita a identificação de sons graves e agudos, facilitando a distinção entre ambientes calmos e ruidosos. Com os níveis de som ajustados ao volume que realmente necessita, os aparelhos auditivos permitem-lhe compreender conversas com maior facilidade e viver a sua vida de forma ativa.

Adequados a si, há aparelhos auditivos que podem ser usados atrás da orelha, dentro do ouvido e no canal auditivo. Por ser um dispositivo de uso diário, é necessário perceber qual o que melhor se adapta a si e ter várias características em equação. Para além disto, também deverá ter em conta o preço do aparelho auditivo e a sua necessidade de manutenção.

MicroCIC

aparelho auditivo microcic

Os aparelhos auditivos microCIC são aparelhos feitos à medida, semelhantes a outros aparelhos que ficam totalmente dentro do canal, mas o seu tamanho permite uma introdução ainda mais profunda no canal auditivo.

CIC

aparelhos auditivos dentro do ouvido
Os aparelhos CIC são aparelhos auditivos que ficam dentro do canal, como indica a abreviatura CIC que em inglês significa “Completely in Canal Hearing”, que pode ser traduzida como “Completamente no Canal Auditivo”.

Semi-concha

aparelho auditivo semi concha
Os modelos Semi-Concha são mais pequenos do que os aparelhos Concha e ficam parcialmente visíveis no ouvido externo. ITC é a sigla da abreviatura em inglês “In the Chanel, que significa “no canal”.

Concha

aparelho auditivo concha
Modelo aparelho Auditivo de encaixe personalizado na orelha. Os modelos Concha são dispositivos que ficam colocados na parte visível do ouvido. ITE é a signa para “In the ear”, que significa “no ouvido”.

RIC

aparelhos auditivos com recetor no canal ric

Aparelhos auditivos com recetor no canal – RIC
Os modelos RIC, sigla em inglês para a expressão “receiver-in-canal” que significa “recetor no canal”, são muito semelhantes aos Retroauriculares BTE, já que o aparelho fica atrás da orelha, mas são mais pequenos e discretos.

BTE

aparelhos auditivos atras da orelha bte

Aparelho de adaptação atrás da orelha. Os aparelhos auditivos BTE, abreviatura de Behind-the-Ear que significa “atrás da orelha”. Os modelos BTE podem adaptar-se a vários tipos de dificuldades auditivas.

orelha-ondas-sonoras

Aparelhos auditivos Analógicos e Digitais

Os aparelhos auditivos podem dividir-se em analógicos e digitais, dependendo do tipo de tecnologia a que recorrem.

O aparelho de audição analógico converte as ondas sonoras em sinais elétricos que ele amplifica e podem ajustar-se facilmente para cobrir as necessidades do utilizador, já que pode ser personalizado. Para além disto, também tem a potencialidade de se ajustar a diferentes ambientes, desde uma sala em silêncio, até a um local ruidoso.

Já o aparelho digital tem a capacidade de converter as ondas sonoras num código binário antes de as amplificar e enviar ao cérebro. Como o código pode ser programado, é possível incluir nele a informação necessária para amplificar mais umas frequências do que outras ou para se focar mais nos sons que venham de uma determinada direção.

Aparelhos Auditivos Inteligentes

A mais Avançada Tecnologia

Estes dispositivos são inteligentes e interagem com outros dispositivos digitais, também trazem outros benefícios físicos e emocionais, associados ao bem-estar e à autoestima, mas sobretudo uma agradável qualidade de vida.

A tecnologia que compõe estes dispositivos eleva o poder do som e a experiência auditiva pessoal a novos níveis, fazendo com que cada um ganhe a oportunidade de viver uma audição próxima do natural.

Atualmente assiste-se a uma revolução no desenvolvimento dos aparelhos auditivos que tem como principal aliada a tecnologia avançada. A vanguarda tecnológica permite uma perfeita conectividade destes dispositivos com outros dispositivos externos via wireless com o objetivo de fazer streaming de chamadas telefónicas, música, vídeos ou programas de TV diretamente para o aparelho. De facto, tem sido possível assistir, nos últimos tempos a um esforço conjunto entre diferentes áreas da tecnologia, robótica, machine learning, AI, para potenciar a experiência de quem recorre ao uso de aparelhos auditivos.

Mao a apresentar um aparelho de audição
aparelhos auditivos qual o melhor

Descubra o melhor aparelho auditivo para si

A oferta de aparelhos auditivos atual é para todos os gostos.

Embora reúnam características transversais, como a discrição, o conforto e a tecnologia, os aparelhos auditivos são adaptados às necessidades de cada pessoa. A mesma dificuldade auditiva de um pode não ser a mesma de outro.

Desfaça as dúvidas com a AudiçãoActiva e descubra qual o melhor aparelho auditivo para si.

Porquê usar um aparelho auditivo?

Os aparelhos digitais são instrumentos capazes de trazer grande eficácia à sua audição. Melhoram a sua perceção auditiva, ajudam o seu cérebro a manter-se ativo e permitem-lhe usufruir do seu dia-a-dia. Com o advento da tecnologia digital, o poder destes dispositivos é ainda maior, providenciando maior clareza ao nível da audição e com menos esforço por parte do utilizador.

Embora os aparelhos de audição possam ajudar a melhorar substancialmente todo o processo de comunicação, é necessário saber gerir as expetativas de quem os utiliza e apoiá-los em todo o processo de adaptação a uma nova vida. Experimente e confirme tudo o que podem fazer pela sua audição!

icone ouvir sem esforco

Ouvir sem ter de se esforçar

icone perceber as palavras

Perceber as palavras

icone entender conversas

Entender as conversas, mesmo em locais com ruído

ouvir-sons-mais-claramente

Ouvir os sons mais claros e mais nítidos. – Veja Tv com o volume normal.

icone aparelhos auditivos localizar origem dos sons

Localizar a origem dos sons – Perceber o ambiente que o rodeia

Os benefícios dos aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos têm o poder de melhorar a qualidade de vida dos utilizadores que sofrem de dificuldade auditiva. Com uma boa audição, a execução de atividades diárias – como conversar, conduzir, ou praticar desporto – é facilitada. Beneficia a sua vida quotidiana e social, e aumenta o bem-estar. Assim, ouvir melhor não é apenas uma questão de saúde, é também sinónimo de liberdade.

Qualidade de vida

qualidade de vida audição
A audição é essencial para o ser humano comunicar, aprender, trabalhar e socializar. Ajuda a manter-nos seguros e conscientes do ambiente onde estamos.

Maior independência

independencia de um utilizador de aparelhos auditivos

O primeiro passo para manter a sua independência é fazer tudo o que puder para prevenir um agravamento das dificuldades auditivas.

Uso de tecnologias

Uso de tecnologias e audição

A tecnologia de um dispositivo auditivo pode ser considerada avançada ou básica. Varia consoante o sistema ou a necessidade do utilizador.

variedade de preços de aparelhos auditivos

Preços de aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos são vendidos a diferentes preços de acordo com a tecnologia associada.

A marca, o modelo e a eventual necessidade de extras incluídos no dispositivo são algumas das características que determinam o preço.

Na AudiçãoActiva, dispomos de vários tipos de aparelhos auditivos e de vários preços.

Marque já a sua Avaliação Gratuita!

avaliacao auditiva casal

1. Avaliação

É importante estar atento aos sinais de alarme e consultar um especialista, logo que as suas dificuldades auditivas comecem a interferir com as suas atividades diárias. Não se isole, nem permita que as dificuldades de audição dificultem a sua vida. Quanto mais cedo se corrigirem, maior a probabilidade de manter a sua qualidade de vida por mais tempo.

2. Adaptação ao aparelho de audição

São vários os motivos para a degradação dos níveis auditivos. Ao longo da vida, a exposição a sons altos e a própria deterioração do ouvido interior contribuem para um decréscimo da audição.

Seja qual for o motivo, a maioria das pessoas espera demasiado tempo para procurar uma solução.

Se necessita de aparelhos auditivos, não adie a sua utilização. Quanto mais cedo começar a usar, mais fácil poderá ser a adaptação e mais rapidamente poderá usufruir dos resultados.

adaptacao aos aparelhos
manutencao e assistencia aparelhos auditivos

3. Manutenção e assistência

A manutenção feita em casa deve ser simples e diária. Regularmente, o seu especialista deverá fazer uma revisão cuidada, de forma a assegurar o seu correto funcionamento e desempenho. Deve limpar o seu aparelho auditivo a seco, com o auxílio de uma escova ou um pano macio – realize esta tarefa, de preferência à noite. Caso sinta que o seu aparelho auditivo não está com o desempenho desejado, contacte imediatamente o seu especialista.

Ainda tem dúvidas sobre quais são os melhores Aparelhos Auditivos para si? Fale connosco!

Homem senior confuso

Peça uma Demonstração Grátis!

*

* Campos de preenchimento obrigatório