.

Agendar

Telefone

Menu

Cuidados com a audição: dicas simples!

senior com ouvidos protegidos

Os cuidados com a audição devem começar desde tenra idade, mas são frequentemente negligenciados. A questão é que muitas vezes só nos consciencializamos para esta questão no momento em que as dificuldades auditivas surgem.

Se quer saber como pode proteger os seus ouvidos de forma a manter uma audição saudável ao longo da vida, leia com atenção os conselhos que vai encontrar ao longo deste artigo. Conheça os hábitos que são aconselhados e aqueles que devem ser evitados.

Como cuidar da audição?

Sabia que a maioria dos problemas de ouvidos podem ser evitados? Para isso, o melhor que pode fazer é cuidar bem deles. Quem o diz é a Organização Mundial de Saúde, que deixa ainda alguns conselhos sobre os principais cuidados a ter com a audição:

• Use protetores auriculares em locais barulhentos;

• Verifique a sua audição regularmente;

• Se lhe é aconselhado que use aparelhos auditivos, use-os regularmente.

Outras recomendações importantes:

Seque as orelhas com uma toalha (após tomar banho ou dar um mergulho na piscina ou no mar)

É muito importante que o faça para que a água não fique retida no canal auditivo, o que pode levar a problemas no ouvido. Isso porque o ambiente húmido é terreno fértil para o desenvolvimento de bactérias. Uma das formas mais seguras de o fazer é através da utilização de uma toalha. Para isso, incline a cabeça para o lado e enxague o ouvido. Além disso, de forma a evitar que a água entre no seu canal auditivo pode fazer sentido usar tampões de proteção ou touca de natação. 

Mantenha os seus ouvidos limpos

A limpeza do ouvido, se feita corretamente, é uma das maneiras mais simples e importantes para manter a sua audição saudável. Apesar de ter a função de proteger o ouvido, a cera pode acumular-se em excesso, resultando em dores de ouvido, infeções, comichão e dificuldades auditivas. Em todo o caso, o uso de cotonetes é desaconselhado. O cotonete empurra a cera para o fundo do canal auditivo, causando a sensação de ouvido entupido.

Faça uma alimentação equilibrada

Os especialistas indicam que uma dieta equilibrada, com 4 a 6 refeições por dia, rica em verduras e antioxidantes, ajuda a combater o envelhecimento das células e, assim, reduzir as dificuldades auditivas.

casal a manter uma alimentação saudável

O que pode prejudicar a sua audição?

Os nossos ouvidos são incríveis, já que são capazes de captar uma alta gama de sons e de os transmitir para o nosso cérebro. Entre muitas coisas, isso permite-nos apreciar a música, conversarmos com os nossos amigos e familiares e até estarmos mais alerta para os perigos ao nosso redor.

Ainda assim, sabe-se que existem alguns fatores e hábitos que podem afetar negativamente a nossa audição, entre os quais:

Exposição a ruídos excessivo: estar num ambiente com ruídos intensos e prolongados pode causar danos irreversíveis ao ouvido interno;

Lesões e traumas no ouvido;

Uso de certos medicamentos;

Limpar os ouvidos com cotonetes: ao fazê-lo poderá estar a empurrar a cera para o interior do canal auditivo e causar danos;

Partilhar auscultadores ou tampões de ouvido com outras pessoas: existem estudos que demonstram que isso pode aumentar em 11 vezes o número de bactérias no ouvido.

Cuidados com a audição: a prevenção é fundamental!

Deixar de ouvir bem pode-nos privar de viver em pleno e vivenciar experiências maravilhosas. Por isso, é muito importante que adote, desde cedo, medidas para cuidar da sua audição. Ações simples, como as que lhe mostramos acima, farão toda a diferença para continuar a desfrutar do mundo sonoro que nos rodeia.

Se, por outro lado, as dificuldades auditivas já são uma realidade na sua vida, saiba que não está sozinho e que jamais se deve resignar. Atualmente, existem soluções que podem ter um impacto significativo no dia a dia de quem já não ouve bem. Os aparelhos auditivos são uma delas. Gostava de experimentar um e sentir a diferença? Na AudiçãoActiva é grátis. Basta apenas que agende a sua avaliação de Aparelho Auditivo.

Conclusão

Neste artigo, abordamos a importância dos cuidados com a audição e as práticas podem ajudar a prevenir possíveis consequências negativas no futuro.

De facto, é crucial que adote hábitos saudáveis desde cedo, uma vez que poderão fazer toda a diferença a longo prazo. Além disso, infelizmente, as dificuldades auditivas associadas à idade (presbiacusia) não podem ser completamente evitadas, mas se proteger os seus ouvidos pode estar mais perto de minimizar os seus efeitos.

A audição é um sentido precioso nas nossas vidas, que devemos valorizar e cuidar todos os dias. Quando cuidamos da nossa audição, estamos a investir numa vida mais rica, significativa e vibrante.

Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

"*" indica campos obrigatórios

Marque uma avaliação e experimente grátis um
aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

Fale connosco
Sem compromisso

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Tem dúvidas sobre aparelhos auditivos?
Fale com um Especialista da AudiçãoActiva:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Nota informativa:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.