.

Agendar

Telefone

Menu

Como desentupir o ouvido depois do avião

Adora viajar, mas detesta a sensação de ficar com os ouvidos entupidos por causa do voo? Então neste artigo é bem possível que encontre a ajuda que precisa.

Como queremos que aproveite as suas aventuras ao máximo, saiba como desentupir o ouvido depois do avião. Conheça várias técnicas e dicas simples que pode experimentar já na sua próxima viagem.

Porque o ouvido fica entupido no avião?

O ouvido pode ficar entupido no avião por causa das mudanças repentinas na pressão do ar. Em muitos casos, essas mudanças de pressão dificultam a abertura das trompas de Eustáquio, algo que pode causar uma sensação de plenitude auricular ou entupimento dos ouvidos.

Quando estamos num avião, ocorrem alterações rápidas na pressão do ar, sobretudo durante a descolagem e aterragem. Uma investigação publicada na National Library of Medicine evidencia que as pessoas que voam com uma constipação comum, sinusite aguda ou crónica, alergias sazonais ou que tendem a dormitar durante o voo, serão muito mais propensas a ficar com o ouvido entupido.

O termo médico para esta circunstância é barotrauma, sendo que geralmente é algo temporário. Além do voo, também pode ocorrer ao andar de elevador ou a mergulhar numa piscina ou no mar.
como desentupir ouvidos depois do avião
Geralmente esta é uma condição temporária

Sinais mais comuns

Esta condição pode afetar apenas um ou os dois ouvidos, sendo que os sinais mais frequentes incluem:

  • Desconforto moderado ou dor no ouvido;
  • Sensação de plenitude ou entupimento no ouvido;
  • Audição abafada ou dificuldade auditiva leve a moderada.

Como proteger os ouvidos no avião?

Antes de abordarmos as técnicas para desentupir o ouvido, é importante que conheça algumas medidas que, segundo a Mayo Clinic, podem ajudar a evitar possíveis episódios de barotrauma durante o voo:

    • Mastigue pastilha elástica: A ação de mastigar ou sugar ajuda a abrir as trompas de Eustáquio, responsáveis por equilibrar a pressão nos ouvidos. O ideal é que faça isso durante a descolagem e a aterragem, para facilitar a equalização da pressão.
    • Engula saliva ou beba água: Tal como no ponto anterior, o ato de engolir ativa os músculos que abrem as trompas de Eustáquio, permitindo que o ar flua e equalize a pressão.
    • Não adormeça durante a descolagem e aterragem: Se estiver acordado durante essas fases do voo, poderá realizar as técnicas de autocuidado necessárias para aliviar a pressão nos ouvidos.
    • Faça a manobra de Valsalva durante a subida e descida: comece por apertar o nariz e fechar a boca. De seguida, expire suavemente pelo nariz, enquanto mantém o nariz e a boca fechados. Repita este processo várias vezes, especialmente durante a descida, para equalizar a pressão entre os ouvidos e a cabine do avião.
    • Use um spray nasal de venda livre: se está com uma congestão nasal, usar um spray nasal pode fazer sentido, cerca de 30 minutos a uma hora antes da descolagem e aterragem. Ainda assim, não exagere. Os sprays nasais, tomados durante três a quatro dias, podem aumentar o congestionamento.
    • Considere usar tampões de ouvido com filtro: estas soluções equalizam lentamente a pressão durante o voo.
homem a colocar tampão de ouvido
Os tampões de ouvido podem ajudar a diminuir os episódios de barotrauma

Como desentupir os ouvidos depois do avião: dicas práticas

Está com os ouvidos entupidos por causa do avião? Chegou a hora de ficar a conhecer algumas técnicas que podem ajudar a livrar-se desse desconforto, de acordo com a Business Insider:

    1. Manobra de Toynbee: Esta é uma técnica simples que pode ser realizada no avião, no carro ou em qualquer outro lugar. Aperte o nariz e beba alguns goles de água. Isso ajudará a abrir as trompas de Eustáquio e aliviar o desconforto.

    2. Manobra de Valsalva: Tal como explicámos anteriormente, esta é uma técnica que ajuda a equilibrar a pressão do ar nos ouvidos. Mas tenha cuidado para não expirar com muita força para não prejudicar o seu tímpano. 

    3. Vapor: O vapor pode ajudar a desobstruir os ouvidos, tal como quando está com gripe ou constipação. Para isso, ferva água e despeje-a numa uma tigela grande. Coloque uma toalha sobre a cabeça e incline-se sobre a tigela, certificando-se que não se queima com o vapor. Respire esse vapor durante 5 a 10 minutos, para ajudar a abrir os canais auditivos e aliviar.
mulher a realizar técnica de valsalva
A manobra de Valsalva é uma das técnicas que pode experimentar

Conclusão

Não deixe que os ouvidos entupidos estraguem a sua viagem!

Felizmente, na maioria dos casos, com técnicas simples, é possível desentupir os ouvidos e voltar a ter uma audição normal.

Em todo o caso, se os sinais persistirem, não hesite em procurar um profissional de saúde para obter orientação adequada. Cuide dos seus ouvidos e aproveite as suas atividades sem preocupações.

Boas viagens!

Ofertas, descontos exclusivos e principais novidades

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Últimas novidades e descontos imperdíveis?

Prometemos enviar apenas conteúdos interessantes.

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Siga-nos

Também lhe pode interessar

Terapia sonora: o que é e como pode ajudar?

Comprar aparelhos auditivos usados: prós e contras

Eco no ouvido: o que é e possíveis causas?

Nota informativa: Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado! (1)AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.