Como fazer a Limpeza dos Ouvidos?

dificuldade-auditiva

A limpeza do ouvido é uma das formas mais fáceis de melhorar a sua condição auditiva. O cerúmen, conhecido popularmente como cera, pode acumular-se em excesso, resultando em dores de ouvido, infeções, comichão e dificuldades auditivas.

Ainda que a cera seja fundamental para proteger e eliminar bactérias no seu canal auditivo, o seu excesso pode trazer complicações, sobretudo para as pessoas em idade mais avançada e para as que usam aparelhos auditivos.

Saiba como fazer a limpeza dos ouvidos em segurança

Estudos* revelam que a limpeza do ouvido através da remoção do excesso de cera pode melhorar o desempenho cognitivo de idosos com distúrbios de memória. 

As dificuldades de audição originam a perceção de que há sons abafados que, por sua vez, implicam potenciais perdas de concentração quando existe um forte volume de barulhos de fundo.

As dificuldades auditivas podem, por isso, ter impacto na comunicação, prejudicando as relações profissionais e pessoais.

Não use cotonetes

Uma das práticas mais utilizadas para retirar o excesso de cera é o uso de cotonetes. No entanto, saiba que o cotonete é desaconselhado por especialistas. 

O cotonete empurra a cera para o fundo do canal auditivo, que assim se acumula em excesso, causando a sensação de ouvido entupido.

No pior dos casos, o cotonete pode perfurar o tímpano e causar graves dificuldades auditivas.

limpeza-ouvido-cotonete

Medicina alternativa é desaconselhada

O uso de velas para retirar o excesso de cera do ouvido, baseado numa técnica oriental conhecida, é desaconselhado.

A técnica, que consiste na colocação de um cone aceso que retira a cera com recurso ao calor, é vista pelos especialistas como perigosa. As velas podem provocar lesões como queimaduras, obstruções do canal auditivo e perfurações do tímpano.

Como fazer a limpeza dos ouvidos

Existem formas para uma limpeza de ouvido adequada e segura. Saiba quais:
Saiba que se o seu canal auditivo estiver total ou parcialmente bloqueado com demasiada cera, a limpeza do ouvido pode fazer com que recupere os níveis de audição aos quais estava acostumado.

Excesso de cera pode interferir com aparelhos auditivos

A normal formação de cera fora do ouvido pode deixar de ocorrer com o uso de aparelhos auditivos. Desse modo, a cera acumulada fixa-se dentro do canal auditivo.

Estudos indicam que entre 60 e 70% dos aparelhos auditivos são reparados pelo excesso de cera acumulada, visto que os componentes ácidos do cerúmen podem resultar na danificação destes dispositivos.

Se verificar alguma diferença no funcionamento do seu aparelho auditivo saiba que a AudiçãoActiva tem manutenção e assistência gratuita disponível para si.

manutencao aparelhos auditivos limpeza
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Veja Ainda:

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva