Icone Ouvido Demonstração Grátis

Défice de Vitamina D pode levar a dificuldades auditivas

mulher-a-apanhar-sol-praia

É sabido que a conhecida vitamina do sol pode ter efeitos extremamente positivos no nosso organismo. Mas será que a falta dela afeta a nossa audição?

A vitamina D é uma vitamina central para vários processos biológicos do nosso corpo. É produzida naturalmente no organismo através da exposição da pele à luz solar, além de também poder ser obtida em maiores quantidades através do consumo de alguns alimentos de origem animal, como peixe, ovos e leite.

Para que serve a vitamina D?

Quando pensamos em défice de vitamina D, a primeira coisa que nos ocorre é osteoporose, conhecida por causar fraqueza nos ossos. A Vitamina D é crucial para manter os nossos ossos saudáveis, evitando fraturas. Contudo, esquecemo-nos de pensar nos pequenos ossos que se encontram nos nossos ouvidos. Estes são os responsáveis por transportar as vibrações até à cóclea, onde estas são transformadas em som. Quando existe falta de vitamina D no organismo, os ossos tornam-se frágeis, incluindo os ossos internos do ouvido. Esta condição tem o nome de osteopenia e pode levar a dificuldades auditivas e, em casos mais extremos, surdez.

É importante que a concentração desta vitamina no sangue se encontre em níveis adequados. O seu défice pode significar, como já vimos, doenças indesejadas e, como tal, é fundamental que a sua deteção seja o mais precoce possível. Para tal, é necessário que esteja atento aos sinais de alarme, alguns dos quais se refletem na audição.

Saiba quais os sinais da falta da vitamina D:

A monitorização frequente dos níveis de vitamina D no sangue é crucial para a deteção de alguma anomalia. Se sente que a sua audição tem vindo a ficar cada vez mais debilitada, consulte um especialista para tentar perceber as causas da sua condição e as soluções mais adequadas para si e para o seu nível de dificuldade auditiva.
Consulta de mulher com especialista
*Fontes: PubMed ; MedicineNet
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

"*" indica campos obrigatórios

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

"*" indica campos obrigatórios

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Nota informativa:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.