Dificuldades Auditivas como efeito colateral da diabetes

casal-senior-com-especialista
A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Existem quatro tipos principais de diabetes: a diabetes tipo 1, a diabetes tipo 2, a diabetes gestacional e a pré-diabetes. Esta é uma doença cujos efeitos secundários estão ligados a problemas renais e cardíacos. Mas sabia que também pode desenvolver dificuldades auditivas se tiver diabetes?

Mas de que forma é que isto acontece?

A diabetes pode levar a danos nos nervos que afetam muitas partes do corpo, incluindo mãos, pés, olhos e rins. Para além disto, sabe-se que pode ainda causar danos nos nervos dos ouvidos. Com o tempo, níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar pequenos vasos sanguíneos e nervos no ouvido interno. O baixo nível de açúcar no sangue ao longo do tempo pode danificar a forma como os sinais nervosos viajam do ouvido interno para o cérebro. Ambos os tipos de danos nos nervos podem levar a dificuldades auditivas. Desenvolver dificuldades auditivas é duas vezes mais comum em pessoas com diabetes do que em pessoas da mesma idade que não têm. Mesmo pessoas com pré-diabetes (níveis de açúcar no sangue acima do normal, mas ainda não altos o suficiente para ter diabetes tipo 2) têm uma taxa 30% maior de vir a ter problemas auditivos do que pessoas com níveis normais de açúcar no sangue.

Quais são os fatores de risco para as dificuldades auditivas?

Os fatores de risco para as dificuldades auditivas em pessoas com diabetes tipo 2 não são claros.

Uma pessoa pode estar efetivamente mais propensa a ter problemas auditivos se tiver dificuldade em controlar os níveis de açúcar no sangue. É por isso que é de extrema importância seguir o seu plano de tratamento para a diabetes e monitorizar a sua condição.

Se tem diabetes e dificuldades auditivas, isso não significa necessariamente que um problema tenha algo a ver com o outro. Há uma variedade de outras razões pelas quais poderá estar a desenvolver problemas auditivos. Estas incluem:

mulher-senior-ouve-mal

O que deve fazer se suspeitar de dificuldade auditiva?

Procure a ajuda de um especialista e aprenda mais sobre a sua condição e sobre as soluções mais adequadas às suas dificuldades auditivas.
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva