Dificuldades auditivas
O que são dificuldades auditivas?
A audição tem um papel crucial na relação que mantemos com o meio envolvente, nas interações sociais e na comunicação.
A dificuldade auditiva define-se pela redução da habilidade auditiva, caracterizada pela incapacidade de ouvir diálogos e outros sons.
Existem dificuldades auditivas mais ou menos gravosas dependendo dos sons que se conseguem ouvir. Esta pode afetar apenas 1 ouvido ou os 2 ouvidos.
As causas mais comuns da existência de dificuldades auditivas são o envelhecimento e a exposição ao ruído. Estas dificuldades podem ser temporárias, mas, na maioria dos casos, é permanente.
Sinais da dificuldade auditiva
Colocar o som da televisão muito alto
Pedir frequentemente para repetirem o que dizem
Causas da dificuldade auditiva
Podem ser congénitas, se ocorridas antes do nascimento, ou adquiridas. Se adquiridas em fase adulta, pode ser consequência de vários fatores.
Tipos de dificuldade auditiva
Neurossensorial
Causada pelos danos ocorridos nas células ciliadas presentes no ouvido interno, geralmente resultantes do processo de envelhecimento, assim como pela exposição excessiva ao ruído. É o tipo de perda mais comum e, geralmente, irreversível.
Condutiva
Resulta da uma Interferência na condução do som do ouvido externo para o ouvido interno. A transmissão é bloqueada ou reduzida.
Mista
Combinação entre perda auditiva neurossensorial e condutiva. Quando as células no ouvido interno são danificadas e simultaneamente existem problemas para conduzir o som para o ouvido interno.
Conheça as melhores soluções
Nem todas as perdas auditivas podem ser prevenidas e nem todas as dificuldades auditivas podem ser solucionadas com medicamentos ou tratamentos.
A maioria das pessoas com mais idade, encara alguma perda auditiva como inevitável e não tratável. Apesar de existirem alguns tipos de dificuldade auditiva que não têm solução, temos boas notícias…
Viver com dificuldades auditivas
A sua situação auditiva, o bem-estar físico e emocional vão sem dúvida melhorar, se é que precisa mesmo de usar aparelhos auditivos. Muito se fala e escreve sobre as muitas vantagens e os benefícios que os aparelhos auditivos trazem à qualidade de vida de uma pessoa com dificuldades auditivas.