.
icone pin header Veja a loja mais próxima

Agendar

Telefone

Menu

Estalos nos ouvidos: o que é, causas e como aliviar

homem com estalos nos ouvidos

Já sentiu estalos nos ouvidos? E já alguma vez se perguntou porque isso acontece?

No nosso mais recente artigo de blog abordamos esse tema e deixamos-lhe ainda algumas dicas de como pode aliviar esse desconforto.

O que são os estalos nos ouvidos?

Os estalos nos ouvidos são uma situação desagradável e bem conhecida por muitas pessoas. Apesar de não causar dor, esta condição desperta, muitas vezes, preocupação e até pânico. Segundo a Audiology Island, é bastante frequente que os estalos ocorram, de repente, em situações do dia a dia, desaparecendo com rapidez, por conta própria. Complicações associadas não são comuns.

A que se devem os estalos ou estalidos?

De acordo com o reconhecido portal WEBMD, existem várias razões que podem levar ao estalido nos ouvidos. Poderá ser devido à mudança na pressão do ar (por exemplo, quando os aviões mudam de altitude ou quando um comboio entra num túnel), a uma constipação ou até por cera acumulada nos ouvidos. Na verdade, os nossos ouvidos estalam na tentativa de tentar equalizar a pressão de ar em ambos os lados do tímpano.

Causas mais comuns:

  • Trompas de Eustáquio obstruídas: as trompas que conectam os seus ouvidos aos seios da face podem não conseguir abrir ou fechar adequadamente. Por exemplo, é comum acontecer quando se está com alergia ou constipação. Como resultado disso, além dos estalos, pode surgir desconforto, dificuldades auditivas e sensação de plenitude no ouvido.
  • Cera acumulada nos ouvidos: existem ouvidos que produzem cera numa maior quantidade do que é realmente preciso. Assim sendo, é possível que ocorra acúmulo excessivo desta substância no ouvido, o que pode contribuir para o aparecimento dos estalos.
  • Problemas na articulação temporomandibular: esta articulação, que passa junto aos seus ouvidos, faz a ligação entre a mandíbula e o crânio. Quando existe alguma disfunção, é possível que se comece a ouvir ruídos incomuns.
É frequente que os estalos ocorram durante as viagens de avião por causa das mudanças da pressão do ar.

Como lidar com os estalos nos ouvidos?

Existem várias formas de lidar com esta situação incómoda, sendo que tudo irá depender da causa. Por vezes, ações simples como engolir, bocejar ou mastigar podem ajudar a desbloquear os ouvidos e a equilibrar a pressão no ouvido médio. Se os episódios dos estalos forem motivados pelo bloqueio dos ouvidos, por causa do excesso de cera, a correta limpeza dos ouvidos poderá fazer toda a diferença. Neste artigo, saiba como fazer a limpeza dos ouvidos.
homem a bocejar para os ouvidos pararem de estalar
O ato de bocejar pode ajudar a diminuir os estalos nos ouvidos

Poderão indicar que algo de preocupante se passa?

Os estalidos no ouvido são um problema muito comum e não costumam ser indicadores de algo mais sério. No entanto, deverá ter uma atenção redobrada se os estalos estiverem a atrapalhar as suas atividades diárias, a prejudicar a sua audição e a causarem algum tipo de dor. Nestes casos, o aconselhado é que procure ajuda especializada.

Conclusão

Os estalos nos ouvidos são uma experiência que praticamente toda a gente já vivenciou em algum momento da vida. No entanto, para algumas pessoas, essa situação pode se tornar consideravelmente desconfortável, atrapalhando as suas atividades diárias e até mesmo o sono.

Entender as causas é essencial para determinar a melhor maneira de lidar com essa condição. As origens desta situação podem ser diversas, desde as mudanças de pressão de ar durante viagens, até a questões como excesso de cera e problemas na articulação temporomandibular.

Por norma, os estalos não levantam grandes preocupações, mas convém sempre estar atento. Se não tem a certeza sobre a razão pela qual estes ocorrem ou se, por outro lado, estes persistem, o ideal é que procure ajuda.

Fontes:

https://audiologyisland.com/blog/is-ear-popping-dangerous-to-your-hearing/

https://www.webmd.com/a-to-z-guides/what-to-know-crackling-in-your-ear

Ofertas, descontos exclusivos e principais novidades

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Últimas novidades e descontos imperdíveis?

Prometemos enviar apenas conteúdos interessantes.

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Siga-nos

Também lhe pode interessar

pressão nos ouvidos

Pressão nos ouvidos: dicas para aliviar essa sensação

Acuidade auditiva: o que é e como proteger

Microfonia no aparelho auditivo: como evitar e solucionar?

Nota informativa: Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado! (1)AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.