.

Agendar

Telefone

Menu

Fadiga auditiva: o que é, sinais e prevenção

mulher com fadiga auditiva

Já sentiu os seus ouvidos cansados depois de estar num ambiente ruidoso? Esta sensação é chamada de fadiga auditiva. Além do cansaço auditivo, também é comum surgirem dificuldades auditivas e zumbido no ouvido.

Neste artigo, descubra o que pode levar ao seu aparecimento e conheça algumas formas de prevenção.

Fadiga auditiva: o que é?

A fadiga auditiva, também conhecida como cansaço auditivo, é uma diminuição temporária da capacidade auditiva, após a exposição prolongada a sons altos.

Imagine que os seus ouvidos são como músculos após um treino intenso. Tal como o esforço durante o exercício leva à fadiga muscular, a exposição intensa a sons pode causar fadiga auditiva.

Esta condição, embora comum, é muitas vezes negligenciada. A exposição constante a ruídos elevados pode resultar em dificuldades auditivas temporárias e, em casos mais graves, permanentes.

Possíveis causas e fatores de risco

A principal causa da fadiga auditiva é a exposição prolongada a níveis elevados de decibéis. A intensidade do som é medida em decibéis (dB), e quanto maior o nível de decibéis, menor deve ser o tempo de exposição diária para evitar danos auditivos futuros. A conscientização sobre esse limiar é fundamental para prevenir e proteger a sua audição. 

Sinais mais comuns

Episódios frequentes de dor de cabeça e momentos de maior ansiedade podem ser sinais de fadiga auditiva, refletindo deste modo uma possível resposta do corpo a incessantes barulhos externos.

Além disso, esta condição também se pode manifestar através da diminuição temporária da capacidade de ouvir. Da infância à idade adulta, todos estamos expostos a sons altos. Se não houver tempo suficiente para as células auditivas se recuperarem, a fadiga auditiva pode tornar-se permanente. Por isso, deverá ter sempre cuidado.

Fique atento a estes sinais:

Impacto dos auscultadores na fadiga auditiva

Os auscultadores de ouvido podem ser grandes inimigos da audição, se ouvir com eles, por exemplo, no volume máximo, ultrapassado facilmente os 100dB. Este é um hábito torna-se bastante prejudicial, sobretudo se realizado realizado longos períodos de tempo. Mesmo em pessoas saudáveis, estudos mostram que o uso diário de auscultadores, por uma ou duas horas em média, pode ao longo do tempo vir a afetar negativamente a audição. 

jovem a usar auscultadores (fones) de ouvido
Utilização de ausculadores de ouvido deve ser feita com cuidado e sempre num volume moderado

Como prevenir?

Vivemos num mundo repleto de sons e ruídos constantes, dos buzinares do trânsito aos sons vibrantes de música. Neste contexto, é crucial adotar estratégias preventivas e de certos cuidados para evitar a fadiga auditiva, tais como:

Relação entre fadiga auditiva e dificuldades auditivas

A fadiga auditiva está muitas vezes interligada às dificuldades auditivas. Com a diminuição da capacidade de ouvir, o cérebro trabalha mais para processar as informações sonoras, contribuindo muitas vezes para episódios de dificuldade de concentração, stress e alterações de humor.

Papel dos aparelhos auditivos na redução do cansaço auditivo

Os aparelhos auditivos desempenham um papel fundamental na minimização da fadiga auditiva. Ao melhorar a compreensão da audição e da fala, esses dispositivos diminuem o esforço do cérebro na tentativa de processar informações auditivas.

pessoa feliz por começar a usar um aparelho auditivo

Conclusão

Compreender e prevenir a fadiga auditiva é essencial para garantir um bem-estar auditivo e uma qualidade de vida.

A adoção de certos hábitos simples, como o uso responsável de auscultadores e a consciencialização sobre os perigos da exposição prolongada a ruídos, é fundamental para a preservação da capacidade auditiva ao longo do tempo. Investir na sua audição é investir numa vida plena e saudável.

Gostava de experimentar uma solução auditiva? Na AudiçãoActiva, as avaliações de aparelho auditivo são gratuitas e sem compromisso. Marque já a sua para saber como o podemos ajudar a ouvir melhor

Ad-Descubra-Preço

Saiba quanto poderá custar o dispositivo que procura sem sair de casa

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Tem dúvidas sobre aparelhos auditivos?

Fale com um Especialista da AudiçãoActiva:

Fale connosco
Sem compromisso

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Siga-nos

Também lhe pode interessar

Acuidade auditiva: o que é e como proteger

Microfonia no aparelho auditivo: como evitar e solucionar?

Ouvido sensível: sinais e como lidar

Nota informativa: Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado! (1)AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.