icone pin header Veja a loja mais próxima

Agendar

Telefone

Menu

Misofonia: o que é, sinais e estratégias de tratamento

o que é a misofonia

Não suporta o som das pessoas a mastigar alto? Ouvir o som de alguém a beber lentamente o café é algo que testa os seus nervos?

Então é possível que padeça de misofonia, uma condição que é conhecida por desencadear uma reação negativa a sons comuns, como a respiração ou o bocejo.

Neste artigo vai entender melhor do que se trata e como se pode lidar com essa situação.

O que é a misofonia?

A misofonia, muitas vezes chamada de sensibilidade seletiva ao som, é um distúrbio no qual certos sons fazem com que as pessoas tenham reações emocionais ou físicas exageradas. Por outras palavras, podemos descrevê-la, por exemplo, como intolerância ao barulho ou fobia do som.

De acordo com o reconhecido portal de saúde WebMD, estas reações, de leves a graves, podem variar entre raiva, aborrecimento, pânico e necessidade de fuga.

Quem sofre de misofonia, geralmente relata que estas situações são desencadeadas sobretudo por sons orais, como o barulho que alguém faz a comer, respirar ou até mastigar.

A misofonia é tal e qual como ligar o rádio e deixá-lo no volume máximo, algo que leva a reações e sintomas comportamentais, corporais e emocionais.

A misofonia não é um distúrbio auditivo, mas uma reação atípica aos sons, que pode comprometer a saúde mental, socialização e, por isso, a qualidade de vida.

Alguns sinais

Conforme a Healthline indica, alguns gatilhos podem causar tamanho sofrimento que quem sofre desta condição começa a evitar certas situações e pessoas. O sinal mais comum é a reação negativa ao ouvir certos sons, sendo frequente assistir-se às seguintes emoções e sensações físicas:

  • Sentimentos de aborrecimento, irritação e nojo;
  • Raiva ou sentimentos de agressão;
  • Nervosismo ou mal-estar;
  • Sensação de ansiedade ou pânico, incluindo sentimentos de estar preso ou perder o controlo;
  • Aperto ou pressão em todo o corpo ou no peito;
  • Aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e temperatura.
episódio de misofonia
Esta condição pode variar entre episódios leves a graves

Possíveis causas

Ainda não se sabe ao certo qual é a causa exata da Misofonia, mas sabe-se que não é uma condição auditiva. Segundo a Cleveland Clinic, várias investigações levam a crer que se pode tratar de uma combinação de fatores, tais como diferenças de estrutura cerebral (no modo de como o cérebro filtra o som) e histórico familiar ou genética, por exemplo.

Embora a consciencialização para esta condição tenha vindo a crescer, as investigações sobre a misofonia ainda são bastante limitadas. Grande parte das investigações centram-se em estudos com pouca profundidade e em relatos de casos individuais, algo que torna complicado obter uma visão profunda do fenómeno.

Sons que provocam misofonia:

Por vezes, a misofonia é comparada a outra condição de saúde chamada hiperacusia. A grande diferença é que os gatilhos da misofonia são geralmente mais suaves e bastante presentes no dia a dia, estando muitas vezes relacionados com sons de funções corporais. Eis alguns exemplos:

  • Respiração;
  • Espirros;
  • Pratos a tilintar;
  • Bocejo;
  • Assobio;
  • Corte das unhas;
  • Assobia nasal;
  • Ato de cheirar;
  • Mastigação;
  • Tosse;
  • Tique-taque do relógio;
  • Descarga do autoclismo;
  • Som da campainha;
  • Som do telefone;
  • Ronco.
Em muitos casos, quando se trata do som das funções corporais, as reações negativas surgem apenas quando esse som é produzido por outra pessoa.
som de homem a bocejar
Som do bocejo é um dos sons que despertam emoções negativas

Misofonia, hiperacusia e fonofobia: quais são as diferenças

Todas estas condições estão relacionadas com o processamento auditivo, mas apresentam bastantes diferenças entre elas.

Tal como já foi dito, a misofonia é a aversão intensa a certos sons específicos, como a mastigação, tosse ou o assobio.

Por outro lado, a hiperacusia é a sensibilidade auditiva aumentada, nos quais os sons, que seriam considerados como normais ou toleráveis para a maioria, podem tornar-se em experiências dolorosas e desconfortáveis.

Já a fonofobia é um trastorno que diz respeito ao medo do ruído alto, especialmente quando surge de forma inesperada.

Formas de lidar com a situação

Até ao momento, ainda não existe uma solução para a misofobia. Ao longo dos últimos anos, têm sido testados e aplicados um conjunto de métodos terapêuticos, que geralmente envolvem uma abordagem multidisciplinar.

De acordo com a Verywellmind, esta abordagem pode incluir, por exemplo, a terapia de retreinamento para o zumbido nos ouvidos, técnicas de relaxamento e várias formas de psicoterapia. Embora não apresentem uma cura, as terapias de saúde mental podem ajudar no controlo dos episódios, segundo os especialistas da Cleveland Clinic:

  • Identificando os gatilhos;
  • Encontrando formas de minimizar ou evitar os sons de gatilho;
  • No desenvolvimento de estratégias e técnicas de enfrentamento para evitar reações impulsivas aos sons do gatilho;
  • Reduzindo a sensibilidade aos gatilhos existentes.

Outras possíveis soluções para enfrentar a misofonia

As mudanças no estilo de vida também podem ajudar a enfrentar os sintomas da misofonia. Estas são algumas das estratégias que podem ser realizadas:

  • Usar tampões de ouvido ou auscultadores em situações nas situações de exposição a ruídos;
  • Recorrer a uma solução de ruído branco para ajudar a bloquear certos ruídos;
  • Ligar a música ou a televisão para criar ruído de fundo.
mulher a colocar um tampão no ouvido
Os tampões de ouvido podem ser uma opção para minimizar os episódios destas condição

Papel dos aparelhos auditivos nos casos de Misofonia

Os aparelhos auditivos também podem ser uma alternativa utilizada para lidar com a misofonia, já que podem ajudar a neutralizar os sons que desencadeiam o desconforto. Esses dispositivos criam um som no ouvido, que tem o objetivo de bloquear os ruídos indesejados. Este procedimento é semelhante à terapia de retreinamento do zumbido, onde se aprende a controlar as sensações e a levar uma vida normal.

Conclusão

A misofonia é uma condição caracterizada por uma aversão intensa a sons comuns, como a mastigação ou a respiração. As reações emocionais ou físicas exageradas podem variar de raiva e aborrecimento a ansiedade e pânico.

Embora não haja uma cura, existem soluções que visam controlar as sensações das pessoas afetadas, melhorando assim a qualidade de vida das mesmas. 

Esta condição pode ser um desafio angustiante, mas como o apoio adequado e aplicação de terapias adequadas, é possível encontrar o equilíbrio auditivo e viver uma vida plena e gratificante.

Fontes:

https://www.webmd.com/mental-health/what-is-misophonia

https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/24460-misophonia

https://www.healthline.com/health/misophonia#triggers

Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

"*" indica campos obrigatórios

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

Fale connosco
Sem compromisso

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Tem dúvidas sobre aparelhos auditivos?
Fale com um Especialista da AudiçãoActiva:
Especialista em Aparelhos Auditivos da AudiçãoActiva.

Nota informativa:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.