Obesidade – o impacto que pode ter na sua Audição
A associação da obesidade a problemas auditivos pode não ser óbvia, mas alguns estudos têm vindo a demonstrar que estas duas condições podem estar relacionadas.
A obesidade em si não causa diretamente dificuldades auditivas, mas aumenta o risco do aparecimento da diabetes e do aumento da tensão arterial, que por sua vez estão ligadas ao desenvolvimento de dificuldades na audição.
Na verdade, qualquer distúrbio que afete a circulação pode afetar a audição. Isto porque os nossos ouvidos internos são um sistema complexo de canais semicirculares cheios de fluidos e terminações nervosas. Um dos principais componentes do sistema auditivo são as células ciliadas, responsáveis por detetar o som, traduzi-lo e transmiti-lo ao cérebro para interpretação.
Como a obesidade sobrecarrega as paredes dos vasos sanguíneos, estes lutam para transportar o oxigénio para as células ciliadas com eficiência e essas células, uma vez danificadas, não podem ser regeneradas, pelo que a capacidade de ouvir fica comprometida de imediato.
Estudo revela a relação entre obesidade e dificuldades auditivas
De acordo com um estudo do American Journal of Medicine, que mediu cerca de 68.000 mulheres ao longo de vinte anos, concluiu-se que um maior índice de massa corporal (IMC) e maior circunferência de cintura estão associados ao aumento do risco de desenvolver dificuldades auditivas, e maior atividade física está associada à redução desse mesmo risco em mulheres.
Estes dados fornecem evidências de que manter o peso saudável e permanecer fisicamente ativo podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver dificuldades auditivas.
Causas da Obesidade
Vejamos então as causas* mais comuns da obesidade:
- Alimentação inadequada ou excessiva
- Sedentarismo
- Genética
- Toma de alguns medicamentos
Mantenha uma vida ativa e uma alimentação saudável
O melhor que tem a fazer para evitar o excesso de peso e preservar a sua audição é mesmo manter hábitos de vida saudáveis. Pratique exercício físico de forma regular, quer seja no ginásio, em casa ou ao ar livre.
Mantenha uma alimentação equilibrada rica em fruta e vegetais. Evite os açúcares e os alimentos processados. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia.
Desta forma, preservará a sua audição por muitos mais anos.