Obesidade – o impacto que pode ter na sua Audição

pessoa-com-excesso-de-peso

A associação da obesidade a problemas auditivos pode não ser óbvia, mas alguns estudos têm vindo a demonstrar que estas duas condições podem estar relacionadas.

A obesidade em si não causa diretamente dificuldades auditivas, mas aumenta o risco do aparecimento da diabetes e do aumento da tensão arterial, que por sua vez estão ligadas ao desenvolvimento de dificuldades na audição.

Na verdade, qualquer distúrbio que afete a circulação pode afetar a audição. Isto porque os nossos ouvidos internos são um sistema complexo de canais semicirculares cheios de fluidos e terminações nervosas. Um dos principais componentes do sistema auditivo são as células ciliadas, responsáveis por detetar o som, traduzi-lo e transmiti-lo ao cérebro para interpretação.

Como a obesidade sobrecarrega as paredes dos vasos sanguíneos, estes lutam para transportar o oxigénio para as células ciliadas com eficiência e essas células, uma vez danificadas, não podem ser regeneradas, pelo que a capacidade de ouvir fica comprometida de imediato.

Estudo revela a relação entre obesidade e dificuldades auditivas

De acordo com um estudo do American Journal of Medicine, que mediu cerca de 68.000 mulheres ao longo de vinte anos, concluiu-se que um maior índice de massa corporal (IMC) e maior circunferência de cintura estão associados ao aumento do risco de desenvolver dificuldades auditivas, e maior atividade física está associada à redução desse mesmo risco em mulheres.

Estes dados fornecem evidências de que manter o peso saudável e permanecer fisicamente ativo podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver dificuldades auditivas.

Causas da Obesidade

Vejamos então as causas* mais comuns da obesidade:

auditivos-reduzir-fadiga

Mantenha uma vida ativa e uma alimentação saudável

O melhor que tem a fazer para evitar o excesso de peso e preservar a sua audição é mesmo manter hábitos de vida saudáveis. Pratique exercício físico de forma regular, quer seja no ginásio, em casa ou ao ar livre.

Mantenha uma alimentação equilibrada rica em fruta e vegetais. Evite os açúcares e os alimentos processados. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia.

Desta forma, preservará a sua audição por muitos mais anos.

*Fontes: CUF
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva