.

Agendar

Telefone

Menu

Plenitude auricular: o que é e formas de aliviar

plenitude auricular

Já sentiu os seus ouvidos como se estivessem abafados ou cheios? Essa sensação, conhecida como plenitude auricular, pode acontecer por diversos motivos e afetar pessoas de todas as idades.

Quer descobrir em detalhe do que se trata? Neste artigo vai descobrir quais podem ser as causas e as possíveis formas de aliviar esta sensação desconfortável.

O que é a plenitude auricular?

A plenitude auricular, também conhecida como plenitude auditiva, é uma sensação auditiva que está associada a diversos sinais, entre os quais o ouvido abafado, pressão no ouvido, sensação de ouvido entupido e autofonia (perceção amplificada da própria voz). Esta condição, em alguns casos, também pode estar relacionada com a obstrução nasal e bucal.

Possíveis causas

Entender as causas por detrás da plenitude auricular é o primeiro passo rumo ao alívio desse incómodo. Descubra, agora, algumas das principais razões para o aparecimento desta condição:

  • Mudanças de altitude: a mudança rápida de altitude, como em viagens de avião ou ao subir montanhas, pode causar desequilíbrio na pressão entre o ouvido médio e o ambiente externo, levando à plenitude auricular.
  • Excesso de cera: a cera no ouvido, em excesso, pode obstruir o canal auditivo e causar a sensação de ouvido entupido.
  • Disfunção da trompa de eustáquio: a trompa de eustáquio é um canal que conecta o ouvido médio à parte posterior da garganta. Quando este canal não funciona corretamente, é possível que algum destes sinais surja. 
como desentupir ouvidos depois do avião
As mudanças de altitude são uma das principais causas da plenitude auricular

O que pode ajudar a aliviar a plenitude auricular?

Felizmente, em muitos casos, há maneiras simples de aliviar o desconforto causado pela plenitude auricular.  Tudo depende da causa específica. Conheça agora alguns truques simples que podem ajudar a devolver o conforto auditivo: 

Manobras de Valsalva: consiste em prender o ar com o nariz tapado e a boca fechada, e tentar expelir o ar suavemente. Isso ajuda a equalizar a pressão no ouvido e pode aliviar a plenitude auricular.

Neste artigo, saiba como desentupir o ouvido depois de viajar de avião.

Mastigar chiclete: mastigar chiclete não apenas estimula a produção de saliva, mas também promove a movimentação dos músculos da mandíbula, o que pode ajudar a abrir as trompas de Eustáquio.

Engula saliva ou beba água: tal como no ponto anterior, o ato de engolir ativa os músculos que abrem as trompas de Eustáquio, permitindo que o ar flua e equalize a pressão.

Limpeza dos ouvidos: a limpeza deve ser realizada com recurso a uma toalha humedecida, passando suavemente e apenas até onde o dedo alcança. Isso pode ser especialmente útil se, no seu caso, tem tendência para acumular cera nos ouvidos.

Neste artigo, conheça algumas dicas de como limpar os ouvidos de forma simples e segura.

como limpar os ouvidos
Limpar os ouvidos com cuidado pode ajudar a evitar os casos de excesso de cera no ouvido

Conclusão

Pense nos seus ouvidos como um túnel. Quando tudo está a funcionar bem, o som flui livremente, permitindo-lhe ouvir tudo com nitidez. No entanto, se algo obstruir o túnel, que pode acontecer devido ao excesso de cera ou uma mudança de altitude, o som fica abafado, como se estivesse a passar por um filtro. Essa é a sensação da plenitude auricular.

Neste artigo, conheceu diversas causas e algumas formas simples de lidar com esse desconforto auditivo. Esperamos ter ajudado!

Se tem episódios recorrentes de plenitude auditiva, procure um especialista na área para uma avaliação mais aprofundada e orientação personalizada.

Ofertas, descontos exclusivos e principais novidades

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Últimas novidades e descontos imperdíveis?

Prometemos enviar apenas conteúdos interessantes.

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Siga-nos

Também lhe pode interessar

Acuidade auditiva: o que é e como proteger

Microfonia no aparelho auditivo: como evitar e solucionar?

Ouvido sensível: sinais e como lidar

Nota informativa: Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado! (1)AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.