Icone Ouvido Demonstração Grátis

Síndrome de Ménière: sintomas, causas e tratamento

tontura-sindrome-meniere

A síndrome de Ménière é uma condição auditiva crónica que afeta o ouvido interno.

Potencialmente causada pela acumulação de líquido em excesso no ouvido, esta condição caracteriza-se por episódios regulares de vertigens, zumbidos e até dificuldades de audição. O distúrbio atinge com maior frequência as pessoas entre o início e o meio da idade adulta, ou seja, entre os 20 e os 60 anos.

Embora até à data não seja conhecida uma cura, mais de 85% dos casos da síndrome de Ménière são tratados através de mudanças no seu estilo de vida ou de tratamento auxiliar, por intermédio de dispositivos auditivos que podem ajudar a controlar esta condição.

Sintomas

A síndrome de Ménière manifesta-se por vários sintomas, desde a ocorrência de episódios de vertigem – que podem durar entre 20 minutos a duas ou três horas – normalmente caracterizados pela ilusão de ter a cabeça a andar à roda, mas também por tonturas, náuseas e até vómitos.

Além de episódios agudos, pode causar a sensação de ouvido “cheio” e dificuldades auditivas pontuais ou permanentes.

Causas

A síndrome de Ménière foi identificada pela primeira vez no séc. XIX mas as suas causas ainda são pouco conhecidas.

Ainda assim, há estudos* que indicam algumas condições associadas à patologia, tais como uma fraca drenagem de fluído no ouvido, possivelmente provocada por um bloqueio ou por uma deficiência anatómica, um sistema imunitário enfraquecido ou outras condicionantes.

Tratamento

Até à data não é conhecida cura para a síndrome de Ménière mas existem tratamentos e auxiliares auditivos que ajudam a limitar o impacto dos sintomas.

É sugerido que em situações de episódios agudos, que se reflitam em situações de vertigens, a pessoa fique imóvel e de olhos fechados, ou que fixe um objeto que se encontre à sua frente.

Já em relação a um tratamento a longo prazo, os especialistas na área têm vindo a aconselhar a redução do sal na alimentação, o evitar do consumo de café e álcool, e, se for o caso, o deixar de fumar. Sugerem também a prática de exercícios de respiração ou de meditação, como ioga, para o alívio da condição.

sintomas-sindrome-meniere

Aparelhos Auditivos podem ajudar no alívio dos sintomas

Além das práticas físicas e da alteração de certos hábitos de consumo existem alternativas de bem-estar, como é o caso do uso de aparelhos auditivos.

A síndrome de Ménière pode implicar, em certas situações, uma indiferenciação entre sons agudos e graves, tornando incómoda a prática de atividades do dia a dia.

Por forma a reduzir desconforto, o uso de aparelhos auditivos pode ser uma solução. Estes são dispositivos digitais eficientes, programados para o tipo de dificuldade auditiva de quem os usa, filtrando as frequências e intensidades de som necessárias.

Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

"*" indica campos obrigatórios

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

"*" indica campos obrigatórios

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Nota informativa:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.