icone pin header Veja a loja mais próxima

Agendar

Telefone

Menu

Surdez súbita: o que é, causas e sinais

Homem com a mão na orelha

A surdez súbita ocorre quando uma pessoa perde a audição de um momento para o outro, por norma em apenas um ouvido.

Esta condição pode ser assustadora e ter consequências negativas para a qualidade de vida de uma pessoa, podendo afetar um conjunto de atividades diárias, seja ao nível do trabalho, como de lazer.

Gostava de saber mais sobre esta condição? Neste artigo, vamos ao detalhe. Saiba, por exemplo, que fatores podem levar ao seu surgimento.

O que é a surdez súbita?

A surdez súbita, denominada também por perda auditiva neurossensorial súbita, é uma perda repentina da audição, que pode acontecer em um ou ambos ou ouvidos. É possível que surja de um momento para o outro ou ao longo de vários dias. De acordo com o Instituto Nacional de Surdez e outros Distúrbios da Comunicação dos Estados Unidos (NHI), a surdez súbita tem lugar quando existe algo de errado com os órgãos sensoriais do ouvido interno. Esta condição pode ser temporária ou permanente e afetar pessoas de todas as idades. Contudo, é mais comum em adultos com mais de 40 anos.

Possíveis causas

Tal como já foi dito, a surdez súbita pode ser temporária ou permanente e acometer os dois ouvidos ou apenas um. De facto, existem várias causas para o surgimento desta condição. De acordo com o reconhecido portal Healthline, existem mais de 100 razões que podem levar à surdez súbita, sendo que as mais comuns são as seguintes:

• Exposição a ruídos prolongados;
Doença de Mènière: patologia que afeta o ouvido interno;
• Idade avançada: dificuldades auditivas associadas ao envelhecimento (presbiacusia);
• Infeções;
• Lesões, como traumas na cabeça;
• Condições neurológicas;
• Excesso de cera nos ouvidos;

homem com dor de ouvido

Sinais mais frequentes

Ainda segundo o Healthline, é frequente notarem-se os sinais de dificuldades auditivas logo após acordar de manhã. Além disso, é possível identificar que algo não está bem ao usar fones de ouvido ou ao falar ao telemóvel, através do ouvido afetado.

Em certos casos, a perda repentina da audição é procedida por um estalo alto. Estes são alguns dos sinais mais frequentes:

• Problemas em acompanhar as conversas;
• Dificuldade em ouvir sons, especialmente os agudos.
• Incapacidade de ouvir bem, sobretudo quando existe ruído de fundo;
• Surgimento do zumbido nos ouvidos;
Tonturas e vertigens;

Existe tratamento?

No caso de perda repentina da audição, é fundamental que procure atendimento médico de imediato, uma vez que o tratamento precoce pode ser fundamental para ajudar a lidar com a condição. O tratamento será naturalmente ajustado tendo em conta o fator causador da surdez súbita. Podem, por exemplo, ser prescritos um conjunto de exames e indicados certos medicamentos.

A surdez súbita é reversível?

Depende do tipo de surdez súbita e do que provocou esta situação. Conforme a WebMD, há casos de surdez súbita que são temporários e que, portanto, podem ser revertidos, mas existem outros que são permanentes. Segundo dados do mesmo portal, cerca de metade das pessoas com surdez súbita recuperam a audição por conta própria.

Como os aparelhos auditivos podem ajudar?

Os aparelhos auditivos podem ser um grande aliado para pessoas com dificuldades auditivas, uma vez que têm como função potenciar a perceção sonora. Sente que já não ouve como antigamente? Então saiba que na AudiçãoActiva pode encontrar a ajuda que precisa para lidar com isso. Jamais deixe que essa condição afete sua confiança e autoestima.
Experimentar aparelho auditivo

Como prevenir a surdez súbita?

Sabe-se que a surdez súbita surge repentinamente e sem aviso. Ainda assim, é muito importante que, no seu dia a dia, realize comportamentos que protejam a sua audição. Manter um estilo de vida saudável e evitar a exposição a ruídos prolongados são algumas das coisas que deve ter em conta.

Conclusão

A surdez súbita é a perda repentina da audição, que pode acontecer em um ou nos dois ouvidos.
Esta condição pode surgir por diversas razões, que vão desde o acúmulo de cera nos ouvidos até ao processo normal do envelhecimento.

São vários os estudos que demonstram que a surdez súbita pode ter grande impacto na qualidade de vida de uma pessoa. Por isso, assim que se verifiquem os primeiros sinais, é fundamental que procure acompanhamento médico, para que o tratamento seja o mais eficaz possível.

Fontes:

https://www.nidcd.nih.gov/health/sudden-deafness

https://www.healthline.com/health/sensorineural-deafness

https://www.webmd.com/healthy-aging/features/hearing-loss-reverse

Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

"*" indica campos obrigatórios

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

Fale connosco
Sem compromisso

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Tem dúvidas sobre aparelhos auditivos?
Fale com um Especialista da AudiçãoActiva:
Especialista em Aparelhos Auditivos da AudiçãoActiva.

Nota informativa:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.