Icone Ouvido Demonstração Grátis

Tipos de Perda Auditiva

pedir para repetir

A dificuldade auditiva pode ser causada por vários fatores, sendo os mais comuns o envelhecimento e a exposição prolongada a ambientes ruidosos. Esta pode surgir em qualquer idade, mas o seu aparecimento é mais comum à medida que a idade avança. Para o ajudar a identificar os sinais de alarme e decidir quando realizar uma avaliação do aparelho auditivo, partilhamos neste artigo informação de conhecimento geral, acerca da classificação da perda auditiva e das suas respetivas características.

Antes de mais, é importante reter que esta pode ser unilateral, se afetar apenas um ouvido, ou bilateral, se afetar ambos. Neste último caso, pode ser simétrica, se afetar ambos os ouvidos de forma igual, ou assimétrica, quando um ouvido ouve melhor do que o outro.

Vejamos então:

1. Perda Auditiva Neurossensorial

A perda auditiva neurossensorialocorre quando as células ciliadas do ouvido interno se encontram, de alguma forma, danificadas. Este é o tipo de perda auditiva mais comum. Pode decorrer da idade, da exposição a ambientes ruidosos, de algum tipo de lesão, da toma de medicamentos ou condições hereditárias. Por isso, este tipo de perda subdivide-se em dois tipos:

Perda auditiva congénita, que está presente desde o nascimento e pode ser hereditária ou causada por um desenvolvimento anormal nas fases de gestação do feto.

Perda auditiva adquirida que acontece após o nascimento e pode ser causada por inúmeros fatores. Entre eles:

neurossensorial
Este é o tipo de perda que mais pode beneficiar do uso de aparelhos auditivos e é de extrema importância que tente resolver o problema o mais rápido possível, para que recupere mais cedo a sua qualidade de vida.

2. Perda Auditiva Condutiva

A perda auditiva condutiva resulta de uma obstrução no canal auditivo que impede a passagem das ondas sonoras até ao ouvido interno. Algo como cera, fluído em excesso ou outro tipo de obstrução pode estar na origem deste bloqueio.

Em alguns casos, este tipo de problema pode ser revertido através da remoção do que está a causar o bloqueio.

Possíveis Causas da Perda Auditiva Condutiva:
condutiva

3. Perda Auditiva Mista

Quando uma pessoa apresenta uma combinação de perda auditiva neurossensorial e perda auditiva condutiva, diz-se que sofre de perda auditiva mista. A perda mista dá-se, portanto, quando as duas condições anteriores ocorrem em simultâneo. As células do ouvido interno encontram-se danificadas e, simultaneamente, existem problemas que impedem a condução do som para o ouvido interno.
Perda auditiva mista

Nem todos os problemas auditivos podem ser prevenidos e nem todas as dificuldades auditivas podem ser solucionadas. Contudo, grande parte pode beneficiar imenso da utilização de aparelhos auditivos. A maioria das pessoas, com idade mais avançada, tende a encarar alguma dificuldade auditiva como inevitável e não tratável, mas não tem que ser assim!

Os aparelhos auditivos estão disponíveis em vários tamanhos, estilos e tecnologias. Pode descobrir mais sobre eles com os especialistas de aparelhos auditivos da AudiçãoActiva, que o aconselharão acerca de qual o mais indicado ao seu estilo de vida.
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

"*" indica campos obrigatórios

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

"*" indica campos obrigatórios

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Nota informativa:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.