Tontura e Vertigem: Quais as diferenças?

A tontura e a vertigem são termos muitas vezes confundidos. Apesar de ambos estarem associadas às alterações de equilíbrio, o facto é que têm origem em diferentes tipos de condições*.
De acordo com profissionais qualificados*, a tontura é a sensação de ver o sentido do espaço alterado, uma distorção espacial que pode provocar desequilíbrio, fraqueza ou entorpecimento.
Já a vertigem* é uma sensação mais amplificada e caracteriza-se por uma potencial falsa sensação de movimento ou de rotação da própria pessoa ou do meio envolvente, podendo originar náuseas e vómitos.
Como tanto a tontura como a vertigem têm em comum a sensação de desequilíbrio e de ter a cabeça a andar à roda, é importante conhecer ambos os termos.
Tontura e Vertigem
Segundo profissionais qualificados, a tontura e a vertigem, apesar de não serem equivalentes, têm origem em algumas condições semelhantes, como dificuldades auditivas, complicações neurológicas, problemas cardiovasculares ou medicação*.
Tontura
Como já referido, a tontura pode ser descrita como uma sensação de distorção espacial, de que se está a flutuar.
Para essa sensação, podem contribuir condições como a desidratação, o esgotamento devido ao calor, níveis baixos de glicose no sangue, anemia por falta de ferro, a ansiedade, enjoo de movimento ou o excesso de consumo de álcool*.
Vertigem
A vertigem, embora, tal como a tontura, esteja associada às sensações de desequilíbrio e da cabeça andar à roda, pode ter origem em várias condições.
Algumas das mais conhecidas pelos profissionais qualificados* incluem Vertigem posicional paroxística benigna (que pode ser tratada com o recurso a uma ida a um profissional qualificado), ou por dificuldades relacionadas com a audição, como a Síndrome de Ménière, Labirintite, ou o Zumbido.

Comportamentos que podem ajudar
- Beber água
- Hábitos de sono saudáveis
- Alimentação regular e equilibrada
- Diminuir o consumo de cafeína, e evitar consumo de álcool e tabaco
- Medicação indicada por profissional qualificado*
Resposta pode estar nos Aparelhos Auditivos
A melhoria para a tontura e vertigem deve ser procurada através de aconselhamento junto de um profissional qualificado*, devendo consultá-lo se os sintomas de ambas as condições persistirem.
De qualquer modo, a tontura e a vertigem podem ser causadas por condições auditivas como a Síndrome de Ménière, o Zumbido ou a Labirintite, as quais podem ser melhoradas com recurso a aparelhos auditivos.
Na AudiçãoActiva dispomos de uma vasta gama de aparelhos auditivos. Conheça-os através de uma avaliação gratuita!
*Fontes: Saudebemestar.pt; Healthline; Healthessentials; TrofaSaúde