.

Agendar

Telefone

Menu

Treino auditivo: o que é, benefícios e como fazer?

Treino auditivo o que é benefícios e como fazer

O treino auditivo pode ajudar a aprimorar a capacidade de ouvir e diferenciar sons. Além disso, também estimula a concentração e trabalha a memória.

Ficou com curiosidade em saber mais?

Neste artigo vai poder explorar como o treino auditivo pode transformar por completo a perceção sonora.

O que é o treino auditivo?

O treino auditivo são atividades que ajudam a treinar o cérebro para ouvir melhor. De acordo com o portal Audiology Island, o principal objetivo é desenvolver a capacidade de ouvir, aperfeiçoando o processo de distinguir, reconhecer e combinar diferentes sons. Este treino envolve exercícios específicos para ativar o sistema auditivo e as áreas do cérebro relacionadas a ele, melhorando assim a perceção auditiva.

Quem pode beneficiar do treino auditivo?

Este treino pode ser benéfico para pessoas que enfrentam a surdez ou dificuldades auditivas, já que o objetivo é trabalhar a habilidade de processar e compreender a linguagem falada, assim como melhorar o reconhecimento de sons, tal como aponta o portal Healthy Hearing.

Além disso, poderá ser bastante útil para quem começou a usar aparelhos auditivos, já que este treino também auxilia na adaptação a determinadas frequências sonoras.

pessoa feliz por começar a usar um aparelho auditivo
O treino auditivo pode ser bastante útil para quem começou a utilizar aparelhos auditivos

A importância da audição nas nossas vidas

Desde o quinto mês de gestação, já estamos destinados a ouvir. A audição é um sentido que se desenvolve gradualmente, especialmente nos primeiros anos de vida. Para compreendermos um som, este precisa de entrar pelos nossos ouvidos e ser interpretado pelo nosso cérebro.

Para processar os sons, diferentes habilidades auditivas são necessárias. São elas que nos permitem localizar e memorizar os sons, distinguir entre diferentes tipos de sons (agudos e graves) e compreender aquilo que é dito em ambientes ruidosos, como em festas e restaurantes.

Festa de familia homem feliz com aparelho auditivo novo
São as habilidades auditivas que permitem distinguir sons e perceceber aquilo que é dito em ambientes ruidosos

Vantagens

De acordo com a equipa de especialistas do Nevada Ear Institute, no caso do treino auditivo, as habilidades auditivas são estimuladas através de exercícios que também envolvem a atenção e memória. Isso inclui a discriminação de sons com diferentes frequências e intensidades, a capacidade de prestar atenção numa conversa enquanto ouve outra coisa pelo outro ouvido, e a memorização de sequências sonoras, entre outras atividades.

A ciência por trás do treino auditivo

A neuroplasticidade do cérebro é um processo surpreendente. Com o treino auditivo, o cérebro é capaz de reestabelecer as conexões perdidas. Isso acontece porque, através destes exercícios, pode ser possível restaurar as vias cerebrais, também segundo Nevada Ear Institute.

Treino auditivo é o mesmo que reabilitação auditiva?

O treino auditivo e a reabilitação auditiva estão relacionados, mas não são a mesma coisa. Segundo o Healthy Hearing, enquanto o treino auditivo envolve atividades para melhorar a perceção auditiva, a reabilitação auditiva é um conjunto mais abrangente de intervenções, frequentemente realizadas em consultório e com exercícios para fazer em casa, sob a orientação de um audiologista.

A reabilitação auditiva é frequentemente utilizada para ajudar pacientes com implantes cocleares e pessoas com diagnóstico de outros problemas auditivos, como o distúrbio do processamento auditivo.

Será que é realmente eficaz?

Muitas vezes, quem tem dificuldades auditivas não nota melhorias imediatas ou acha que os resultados não correspondem às expectativas.

Antes de mais, é essencial entender que os resultados dependem de vários fatores, como as características auditivas de cada pessoa e, naturalmente, do quanto cada uma delas está envolvida no processo de aprendizagem.

De facto, existem várias pesquisas que apontam que os benefícios do treino auditivo são reais. Uma delas atesta que poderá aumentar o reconhecimento da fala em ambientes barulhentos em até 25% em pessoas com dificuldades auditivas totais ou parciais.

Um outro estudo, conduzido por investigadores do Notthingam University Hospitals NHS, apresenta conclusões igualmente notáveis. A pesquisa indica que esta atividade não apenas otimiza o funcionamento de aparelhos auditivos/implantes cocleares, como também aprimora a memória e a capacidade de concentração.

Ouvido musical: treino auditivo profissional

Em certos casos, o treino auditivo não tem como objetivo a reabilitação. Por exemplo, os profissionais da indústria musical, como produtores, técnicos de som, engenheiros ou músicos, treinam o ouvido para aprimorar a perceção musical.

Nestes casos, a formação auditiva torna-se uma ferramenta essencial para otimizar e aperfeiçoar a análise e execução técnica de um instrumento musical ou produção musical.

treino auditivo musical
O treino auditivo também é utilizado por profissionais ligados ao mundo da música

Conclusão

O treino auditivo é uma ferramenta valiosa que visa melhorar a capacidade de ouvir. Ao estimular habilidades auditivas, como distinguir sons e focar na audição direcionada, beneficia especialmente aquelas pessoas que sofrem de dificuldades auditivas.

Estudos demonstram que pode aumentar significativamente a compreensão da fala, mesmo em ambientes barulhentos. Além disso, também pode ter efeitos positivos na memória e concentração.

Neste caso, ao priorizar este treino, não estará apenas a investir na sua audição, mas também na sua qualidade de vida como um todo. Não hesite em explorar mais sobre os benefícios que o treino auditivo lhe poderá proporcionar. A sua audição e bem-estar agradecem!

Ofertas, descontos exclusivos e principais novidades

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Últimas novidades e descontos imperdíveis?

Prometemos enviar apenas conteúdos interessantes.

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Siga-nos

Também lhe pode interessar

Terapia sonora: o que é e como pode ajudar?

Comprar aparelhos auditivos usados: prós e contras

Eco no ouvido: o que é e possíveis causas?

Nota informativa: Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado! (1)AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.