Viver com dificuldades auditivas
A sua situação auditiva, o bem-estar físico e emocional vão sem dúvida melhorar, se é que precisa mesmo de usar aparelhos auditivos.
Muito se fala e escreve sobre as muitas vantagens e os benefícios que os aparelhos auditivos trazem à qualidade de vida de uma pessoa com perda de audição. Nada como experimentar!
Quando você coloca um aparelho auditivo pela primeira vez, tudo parecerá diferente e também extraordinário! Primeiro, você irá detetar sons que se desacostumou em ouvir.
Ouvir diferentes sons e experimentar diferentes sensações é uma etapa normal para acostumar-se com sua nova capacidade auditiva. Irá conseguir identificar os sons e em simultâneo localizá-los – isto é, se longe ou perto, se à esquerda ou à direita, se atrás ou à sua frente.
O seu cérebro pode levar algum tempo para se acostumar com essas mudanças, mas os seus ouvidos logo se adaptarão aos seus novos aparelhos auditivos – você só precisa dar algum tempo e seguir as recomendações do especialista no curto processo de adaptação. Então, persista e aproveite os benefícios de viver agora com aparelhos auditivos.
Quanto mais você usar os seus aparelhos auditivos, mais sons você ouvirá. As coisas vão parecer um pouco estranhas no início, mas à medida que o seu cérebro se ajusta aos sons que recomeçou a receber de novo, gradualmente os sons tornar-se-ão parte da sua vida diária.
Tenha em mente que as suas melhores capacidades auditivas vão contribuir para a sua comunicação na sua vida diária e nas relações que mantém.
Os aparelhos auditivos não curam a perda auditiva, mas, em larga maioria, ajudam as pessoas com dificuldades de audição a terem uma vida normal. Para muitas pessoas com dificuldades auditivas, os aparelhos auditivos abrem realmente todo um novo mundo – maior independência, autoconfiança e boa disposição, enfim, um bem estar físico e emocional e melhores relações sociais.