Zumbido ou apito nos ouvidos?
Causas e tratamento

Trata-se quase de uma perceção auditiva “fantasma”, uma vez que, na maioria dos casos, apenas a pessoa consegue ouvir esses sons, que podem assumir diversas formas desde cliques, assobios, buzinas, apitos, sussurros ou zumbidos na cabeça.
Causas
Embora o zumbido ou apito nos ouvidos seja frequentemente associado às dificuldades auditivas, existem várias condições que podem causar esta sintomatologia.
É sabido que a tinnitus pode surgir na sequência de alterações no ouvido, como infeções, constipações ou acumulação de cera e que a exposição prolongada a ruídos de alta intensidade, como ferramentas elétricas, concertos ao vivo ou máquinas ruidosas , bem como distúrbios de ordem psicológica como depressão, stress e ansiedade.
“A perda de audição associada à idade (prebiacusia), sobretudo depois dos 60 anos, é também uma causa frequente” 1.

Consequências
A tinnitus afeta mais de 1 em 7 adultos na União Europeia2 e, apesar de não ser uma doença, pode ter impactos muito significativos no dia-a-dia de algumas pessoas, quer a nível emocional, físico, cognitivo e social. Algumas pessoas também experienciam stress, cansaço, problemas emocionais e depressão”3. Mesmo os casos moderados podem interferir na capacidade de trabalhar e socializar.
Tratamento
Na maioria dos casos, o zumbido desaparece ou diminui de intensidade com o passar do tempo. Caso persista, deve ser estudada a origem desta sintomatologia para ser aplicado o melhor tratamento.

Como a tecnologia pode ajudar
Apesar de muitas pessoas acharem que a solução pode passar por mascarar os apitos com sons mais altos, alguns especialistas defendem que um som mais baixo pode ser mais benéfico para acalmar a tinnitus e distrair o cérebro. Algumas aplicações como o Calm, Rainy Mood ou playlists com música calmantes podem ajudar.
Outro recurso que pode ser usado por quem sofre de apitos nos ouvidos são os aparelhos auditivos que “representam outra forma de terapia sonora que geralmente é benéfica para pacientes com zumbido e perda auditiva significativa. Os aparelhos auditivos são projetados para melhorar a audibilidade da fala e amplificar os sons do ambiente. O seu uso pode reduzir permanentemente a atividade neural responsável pela geração e perceção do zumbido”4
Com as soluções auditivas ReSound, está disponível a ReSound Relief, uma das aplicações mais úteis para aliviar e controlar o zumbido no ouvido, que oferece diversos recursos como terapia sonora, exercícios de relaxamento ou meditação acessíveis em qualquer lugar, a qualquer hora.
Outros comportamentos
Encontre formas de relaxar com mais frequência no seu dia a dia e adote hábitos saudáveis, como a prática de exercício físico regular e uma alimentação equilibrada. Com o tempo, encontrará as técnicas que mais o ajudam no alívio dos zumbidos.
Nem todas as pessoas são iguais e as estratégias utilizadas por cada um devem ser ajustadas ao que melhor funciona individualmente. Para além de explorar estas possibilidades, deve procurar o acompanhamento de um especialista para que juntos possam encontrar a melhor solução para si.