Icone Ouvido Demonstração Grátis

Zumbido ou apito nos ouvidos?
Causas e tratamento

TINNITUS-CHALK-BOARD
Os zumbidos ou apitos nos ouvidos, também conhecidos por tinnitus ou acufenos, podem ser definidos como a “perceção de um som, no ouvido ou na cabeça, uni ou bilateralmente, sem a existência de um estímulo externo. Podem ter origem em qualquer parte do sistema auditivo e são um sintoma muito comum que pode afetar pessoas de qualquer idade ou género.”1

Trata-se quase de uma perceção auditiva “fantasma”, uma vez que, na maioria dos casos, apenas a pessoa consegue ouvir esses sons, que podem assumir diversas formas desde cliques, assobios, buzinas, apitos, sussurros ou zumbidos na cabeça.

Causas

Embora o zumbido ou apito nos ouvidos seja frequentemente associado às dificuldades auditivas, existem várias condições que podem causar esta sintomatologia.

É sabido que a tinnitus pode surgir na sequência de alterações no ouvido, como infeções, constipações ou acumulação de cera e que a exposição prolongada a ruídos de alta intensidade, como ferramentas elétricas, concertos ao vivo ou máquinas ruidosas , bem como distúrbios de ordem psicológica como depressão, stress e ansiedade.

“A perda de audição associada à idade, sobretudo depois dos 60 anos, é também uma causa frequente” 1.

Todas as informações essenciais sobre aparelhos auditivos.

Guia sobre tipo de aparelhos auditivos
Guia sobre tipo de aparelhos auditivos

Consequências

A tinnitus afeta mais de 1 em 7 adultos na União Europeia2 e, apesar de não ser uma doença, pode ter impactos muito significativos no dia-a-dia de algumas pessoas, quer a nível emocional, físico, cognitivo e social. Algumas pessoas também experienciam stress, cansaço, problemas emocionais e depressão”3. Mesmo os casos moderados podem interferir na capacidade de trabalhar e socializar.

Tratamento

“Os tratamentos para o zumbido podem ser divididos em duas categorias: 1) aqueles que visam reduzir diretamente a intensidade do zumbido e 2) aqueles que visam aliviar o incómodo associado ao zumbido. Os primeiros incluem farmacoterapia e supressão elétrica e os segundos incluem farmacoterapia, terapia cognitiva e comportamental, terapia de som, terapia de habituação, massagem e alongamento e aparelhos auditivos.”4

Na maioria dos casos, o zumbido desaparece ou diminui de intensidade com o passar do tempo. Caso persista, deve ser estudada a origem desta sintomatologia para ser aplicado o melhor tratamento.

mulher sénior a usar headphones

Como a tecnologia pode ajudar

Apesar de muitas pessoas acharem que a solução pode passar por mascarar os apitos com sons mais altos, alguns especialistas defendem que um som mais baixo pode ser mais benéfico para acalmar a tinnitus e distrair o cérebro. Algumas aplicações como o Calm, Rainy Mood ou playlists com música calmantes podem ajudar.

Outro recurso que pode ser usado por quem sofre de apitos nos ouvidos são os aparelhos auditivos que “representam outra forma de terapia sonora que geralmente é benéfica para pacientes com zumbido e perda auditiva significativa. Os aparelhos auditivos são projetados para melhorar a audibilidade da fala e amplificar os sons do ambiente. O seu uso pode reduzir permanentemente a atividade neural responsável pela geração e perceção do zumbido”4

Com as soluções auditivas ReSound, está disponível a ReSound Relief, uma das aplicações mais úteis para aliviar e controlar o zumbido no ouvido, que oferece diversos recursos como terapia sonora, exercícios de relaxamento ou meditação acessíveis em qualquer lugar, a qualquer hora.

Outros comportamentos

É importante que continue a fazer as coisas de que mais gosta, mesmo que de forma diferente. Deve evitar a frequência de locais ruidosos ou, se não tiver alternativa, poderá recorrer a proteção auditiva adequada. Mas pode, por exemplo, colocar música de fundo enquanto lê, falar com pessoas que apresentem os mesmos sintomas, juntar-se a grupos de apoio a pessoas com zumbidos, partilhar a sua experiência e aprender com os outros a lidar de forma positiva com esta condição.

Encontre formas de relaxar com mais frequência no seu dia a dia e adote hábitos saudáveis, como a prática de exercício físico regular e uma alimentação equilibrada. Com o tempo, encontrará as técnicas que mais o ajudam no alívio dos zumbidos.

Nem todas as pessoas são iguais e as estratégias utilizadas por cada um devem ser ajustadas ao que melhor funciona individualmente. Para além de explorar estas possibilidades, deve procurar o acompanhamento de um especialista para que juntos possam encontrar a melhor solução para si.
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

"*" indica campos obrigatórios

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

"*" indica campos obrigatórios

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Nota informativa:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.