Sons com Memória
António Sala: Ainda se lembra destes sons?

A vida é uma grande viagem cheia de memórias. E as nossas recordações estão muitas vezes envolvidas pelas mais bela sensações e emoções. Diz-se que recordar é viver e nada melhor do lembrar bons momentos com alegria.
Recordar aviva imagens, sons, cheiros, experiências que despertam todos os sentidos. Quem ainda se lembra do cheiro do seu filho bebé? O sabor do doce preferido da infância? As músicas que escutava nos bailes da juventude? Os sons das festas populares da sua terra? São imensas as memórias sonoras que marcaram as nossas vidas e, algumas, lembradas com saudade.

António Sala, através deste vídeo, lançou um desafio: “Ainda se lembra deste som?” Somos convidados a adivinhar e lembrar alguns sons do passado, sons com história, sons com alegria, sons de outros tempos.
Os sons têm, realmente, uma grande importância na construção das nossas memórias individuais e coletivas.
Neste vídeo recordamos, por exemplo, o som da corneta do carteiro de antigamente. Som esse que anunciava a chegada de notícias, que fazia com que as crianças corressem ao seu encontro que a vizinhança se reunisse para receber a sua correspondência e encomendas. Som recordado com saudade.

Lembramos igualmente o característico som do amolador de facas e tesouras, também Uma viagem pelas memórias de António Salaconhecido como guarda-soleiro. Dizem que a anunciava dias de chuva, mas o som da sua flauta era um verdadeiro chamamento para miúdos e graúdos.
E você, quantos sons conseguiu adivinhar? Quantas memórias lhe despertaram saudade? António Sala termina este vídeo lembrando a todos “A vida é uma grande viagem cheia de memórias sonoras. Escute-as!”
Não perca esta viagem!