Os aparelhos auditivos estão relacionados a muitos benefícios para a saúde. Mencione alguns destes benefícios, como a redução do risco de demência e a possibilidade de reduzir o zumbido*. Será difícil argumentar contra estes benefícios.
Dedique-se à pesquisa dos sinais das dificuldades auditivas, do impacto que estas podem ter no dia a dia de uma pessoa, bem como à pesquisa sobre os diferentes tipos de aparelhos auditivos, as suas funcionalidades, benefícios, etc.
Supondo que os seus pais têm conhecimento limitado sobre o assunto, será certamente uma mais-valia que se encontre informado para que lhes possa transmitir a informação mais fidedigna.
Antes de mais, tente colocar-se no lugar deles. Tente fazê-los entender que deseja que eles obtenham ajuda para as dificuldades auditivas porque deseja o melhor para eles. E não se esqueça, agora, mais do que nunca, é importante pôr em prática as dicas de comunicação para falar com pessoas com dificuldades auditivas.
Em vez de falar incessantemente sobre a dificuldade auditiva em si, concentre-se em explicar as vantagens que o uso de aparelhos auditivos lhes pode trazer. Pode dizer que voltarão a poder desfrutar das atividades de que gostam mais da mesma forma que o faziam quando a audição não era um problema, que será bem mais fácil comunicar com as outras pessoas, incluindo com as que lhes são mais próximas e que a qualidade de vida melhorará significativamente.
O início de uma nova jornada com aparelhos auditivos pode ser assustador com tantas opções de produtos, anúncios confusos e tecnologias que podem ser difíceis de entender. Ajude os seus pais a encontrar um especialista perto de casa e acompanhe-os até às avaliações. É útil ter um segundo par de ouvidos nestas avaliações, pois haverá muita informação para digerir e, assim, ajudará os seus pais a analisá-la.
Mesmo que tenha sucesso e realmente convença os seus pais a usar aparelho auditivo, o ajuste aos novos sons e aprender a manusear os aparelhos auditivos não é um processo fácil para todos. É aqui que a sua ajuda é fundamental. Seja paciente, pratique com eles os cuidados que devem ter com os aparelhos auditivos, fale sobre todos os novos sons que estão a ouvir e esteja sempre pronto a ouvir as suas preocupações.