Icone Ouvido Demonstração Grátis

Como dizer aos seus pais que precisam de Aparelhos Auditivos

solucoes auditivas para todos

À medida que os seus pais envelhecem, alguns assuntos poderão tornar-se tabu, fazendo com que algumas conversas se tornem desconfortáveis. Temas como já ser altura para deixar de conduzir ou a perda de alguma independência podem provar-se bastante desafiantes.

Pode ser igualmente difícil para os seus pais reconhecer que ouvem mal e que, por isso, necessitam de um auxílio para a audição. A verdade é que ninguém gosta de admitir que já não consegue fazer aquilo de que gosta com a independência a que sempre esteve habituado. Por todos estes motivos, sabemos que esta não é uma conversa fácil de se ter, mas se está pronto para abordar esse tópico difícil e dizer aos seus pais que é hora de adquirir aparelhos auditivos, conheça abaixo a forma mais acertada para o fazer.

Mencione os benefícios de usar aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos estão relacionados a muitos benefícios para a saúde. Mencione alguns destes benefícios, como a redução do risco de demência e a possibilidade de reduzir o zumbido*. Será difícil argumentar contra estes benefícios.

Faça o trabalho de casa

Dedique-se à pesquisa dos sinais das dificuldades auditivas, do impacto que estas podem ter no dia a dia de uma pessoa, bem como à pesquisa sobre os diferentes tipos de aparelhos auditivos, as suas funcionalidades, benefícios, etc. Supondo que os seus pais têm conhecimento limitado sobre o assunto, será certamente uma mais-valia que se encontre informado para que lhes possa transmitir a informação mais fidedigna.

Tenha sentido de oportunidade

Evite falar sobre aparelhos auditivos com os seus pais nos momentos em que estes se encontrem stressados ou até frustrados com a própria dificuldade auditiva. Espere até ter algum tempo tranquilo a sós com eles. Escolha um momento tranquilo e familiar como sendo o ideal para dar este passo.

Tente ser empático e carinhoso

Antes de mais, tente colocar-se no lugar deles. Tente fazê-los entender que deseja que eles obtenham ajuda para as dificuldades auditivas porque deseja o melhor para eles. E não se esqueça, agora, mais do que nunca, é importante pôr em prática as dicas de comunicação para falar com pessoas com dificuldades auditivas.
Utilizadora de aparelhos auditivos a abraçar a filha

Foque-se nos pontos positivos

Em vez de falar incessantemente sobre a dificuldade auditiva em si, concentre-se em explicar as vantagens que o uso de aparelhos auditivos lhes pode trazer. Pode dizer que voltarão a poder desfrutar das atividades de que gostam mais da mesma forma que o faziam quando a audição não era um problema, que será bem mais fácil comunicar com as outras pessoas, incluindo com as que lhes são mais próximas e que a qualidade de vida melhorará significativamente.

Seja um companheiro

O início de uma nova jornada com aparelhos auditivos pode ser assustador com tantas opções de produtos, anúncios confusos e tecnologias que podem ser difíceis de entender. Ajude os seus pais a encontrar um especialista perto de casa e acompanhe-os até às avaliações. É útil ter um segundo par de ouvidos nestas avaliações, pois haverá muita informação para digerir e, assim, ajudará os seus pais a analisá-la.

Defenda o uso de aparelhos auditivos

Mesmo que tenha sucesso e realmente convença os seus pais a usar aparelho auditivo, o ajuste aos novos sons e aprender a manusear os aparelhos auditivos não é um processo fácil para todos. É aqui que a sua ajuda é fundamental. Seja paciente, pratique com eles os cuidados que devem ter com os aparelhos auditivos, fale sobre todos os novos sons que estão a ouvir e esteja sempre pronto a ouvir as suas preocupações.
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

"*" indica campos obrigatórios

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

"*" indica campos obrigatórios

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Nota informativa:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.