Icone Ouvido Demonstração Grátis

Como os aparelhos auditivos podem evitar um
pesadelo na cozinha

bolachas caseiras
Para quem tem dificuldades auditivas, algumas situações aparentemente inofensivas, podem tornar-se bastante perigosas. Saiba como os aparelhos auditivos podem ajudá-lo a confecionar deliciosos pratos em segurança.

Cozinhar com os 5 sentidos

Muito se diz sobre o ato de cozinhar… que é uma arte, para muitos uma terapia ou uma forma de demonstrar o amor pelos outros. Qualquer que seja a sua finalidade é, sem dúvida, uma tarefa que exige o envolvimento dos seus 5 sentidos.
  • Olfato – quem não associa o cheiro de algum prato a um específico momento ou memória? É muito importante para perceber se algum alimento está estragado ou fora de prazo. O cheiro não engana!
  • Paladar – fundamental para se certificar que os temperos estão no ponto e para distinguir os sabores azedos, salgados ou insossos.
  • Tato – com as suas mãos consegue sentir a textura, consistência e temperatura dos alimentos. Também é o sentido que mais sofre com aquelas queimaduras acidentais no forno!
  • Visão – quem não conhece a expressão popular “comer com os olhos”? O aspeto do seu prato vai sem dúvida abrir o apetite aos convidados.
  • Audição – é um sentido muito importante durante toda a confeção dos seus pratos e por isso não deve menosprezá-lo. Explicamos-lhe porquê.

A importância da audição enquanto cozinha

Cozinhar é por si só uma ação bastante dinâmica e quando acontece algum acidente… é sujidade na certa! Há pratos que incluem vários ingredientes e que exigem uma constante alternância de tarefas. Enquanto está a picar alho ou a descascar legumes, aproveita para colocar água a ferver ou azeite a refogar? É aqui que um bom ouvido é fundamental, pois de certeza que não consegue estar a olhar para todo o lado! Alguns dos sons importantes que uma boa audição dificilmente deixa escapar são:
  • a água a ferver
  • a água fervida a sair da panela ao lume
  • a água a evaporar e o que estava a cozer queima e fica colado ao fundo do tacho
  • o alarme do forno ou do micro-ondas
  • o apito do frigorífico porque a porta ficou mal fechada
  • o azeite a queimar na frigideira
Casal Feliz na Cozinha

Como os aparelhos auditivos podem ajudar

Pegando no ditado popular “os olhos também comem”, podemos certamente dizer que os ouvidos também cozinham! As situações acima podem ser acauteladas se tiver uma boa audição. Além de evitar situações sujas e desastrosas, consegue passar a usufruir do momento de cozinhar de outras formas.

Vai poder estar na sala a ler um livro ou a ver os episódios do seu programa de televisão favorito, sem descuidar a carne que cozinha, pois vai ouvir em alto e bom som o alarme do forno a tocar. Enquanto espera que a água ferva pode ir tratando de outras tarefas domésticas, pois assim que ouvir o barulho do borbulhar sabe que está na altura de pôr os legumes a cozer!

Se cozinhar faz parte da sua rotina, faça-o com os 5 sentidos apurados! Só assim conseguirá tirar proveito do momento e fazê-lo em segurança. Se sente que a sua audição o impede de ser eficiente nestas tarefas ou se já sofreu algum acidente causado pelas razões acima, considere fazer uma avaliação com um especialista.

Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

"*" indica campos obrigatórios

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

"*" indica campos obrigatórios

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Nota informativa:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.