Como os aparelhos auditivos podem evitar
um
pesadelo na cozinha
Cozinhar com os 5 sentidos
- Olfato – quem não associa o cheiro de algum prato a um específico momento ou memória? É muito importante para perceber se algum alimento está estragado ou fora de prazo. O cheiro não engana!
- Paladar – fundamental para se certificar que os temperos estão no ponto e para distinguir os sabores azedos, salgados ou insossos.
- Tato – com as suas mãos consegue sentir a textura, consistência e temperatura dos alimentos. Também é o sentido que mais sofre com aquelas queimaduras acidentais no forno!
- Visão – quem não conhece a expressão popular “comer com os olhos”? O aspeto do seu prato vai sem dúvida abrir o apetite aos convidados.
- Audição – é um sentido muito importante durante toda a confeção dos seus pratos e por isso não deve menosprezá-lo. Explicamos-lhe porquê.
A importância da audição enquanto cozinha
- a água a ferver
- a água fervida a sair da panela ao lume
- a água a evaporar e o que estava a cozer queima e fica colado ao fundo do tacho
- o alarme do forno ou do micro-ondas
- o apito do frigorífico porque a porta ficou mal fechada
- o azeite a queimar na frigideira
Como os aparelhos auditivos podem ajudar
Pegando no ditado popular “os olhos também comem”, podemos certamente dizer que os ouvidos também cozinham! As situações acima podem ser acauteladas se tiver uma boa audição. Além de evitar situações sujas e desastrosas, consegue passar a usufruir do momento de cozinhar de outras formas.
Vai poder estar na sala a ler um livro ou a ver os episódios do seu programa de televisão favorito, sem descuidar a carne que cozinha, pois vai ouvir em alto e bom som o alarme do forno a tocar. Enquanto espera que a água ferva pode ir tratando de outras tarefas domésticas, pois assim que ouvir o barulho do borbulhar sabe que está na altura de pôr os legumes a cozer!
Se cozinhar faz parte da sua rotina, faça-o com os 5 sentidos apurados! Só assim conseguirá tirar proveito do momento e fazê-lo em segurança. Se sente que a sua audição o impede de ser eficiente nestas tarefas ou se já sofreu algum acidente causado pelas razões acima, considere fazer uma avaliação com um especialista.