Icone Ouvido Demonstração Grátis

4 dicas para explicar as dificuldades auditivas aos outros

Viver com dificuldades auditivas pode ser desafiante e ter consequências em vários aspetos do dia-a-dia, desde as relações familiares e amorosas, passando pelo trabalho até à vida social. No entanto, contar com apoio e compreensão dos mais próximos é muito importante para viver com normalidade e não se sentir à parte nas mais variadas situações.

avós a sorrir com os netos
Veja algumas dicas para ajudar a descomplicar este processo!
Não sinta vergonha

O primeiro passo é aceitar a sua condição. Não se sinta constrangido! No início, pode ser difícil falar abertamente da sua situação com os outros, mas nada como uma explicação confiante e clara para que as pessoas à sua volta compreendam. Aproveite esta oportunidade para as “educar” e informar. Talvez fique surpreendido pela positiva, com o interesse e ajuda que pode receber.

Caso seja utilizador de aparelhos auditivos pode explicar-lhes como é o seu funcionamento e quais as situações mais desafiantes no seu dia-a-dia. Tente que os seus familiares, amigos e colegas de trabalho estejam familiarizados ao máximo com a sua realidade.

Procure ajuda

Ter uma rede de suporte é muito importante. Quanto mais a convivência acontecer de uma forma natural, melhor será para si e para os outros.

Para além desta ajuda pessoal, é importante procurar aconselhamento especializado. Existem várias soluções auditivas disponíveis no mercado, que podem adequar-se às suas dificuldades e contribuir para uma melhor audição, como é o caso dos aparelhos auditivos.

Seja um ouvinte ativo e tome iniciativa

Quando alguém está a falar, não se limite a escutar! Não tenha receio de fazer perguntas e adotar uma audição ativa. Para além de não ficar com dúvidas, também é uma forma de demonstrar ao orador que está interessado e atento na sua comunicação.

Se sentir que está em condições pouco favoráveis à sua audição, certifique-se que informa quem está à sua volta. Pedir para baixar o volume da televisão para ouvir quem fala, ou tentar sentar-se numa área mais tranquila em zonas mais movimentadas podem ajudar. O importante é criar um ambiente o mais benéfico possível para evitar falhas de comunicação.

Casal idoso a sorrir num banco de jardim
Dê o seu feedback
Se não entendeu, não hesite em avisar! Ajude os outros a ajudá-lo, com algumas estratégias que facilitem a comunicação. Por exemplo, pedir:

O nosso conselho é que encare as suas dificuldades auditivas com a maior normalidade possível de forma a sentir-se bem consigo próprio e nas suas relações com os outros. Algumas das estratégias que mencionamos acima podem ajudar, mas o principal embaixador da sua audição é você!

Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

"*" indica campos obrigatórios

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

"*" indica campos obrigatórios

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Nota informativa:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.