4 dicas para explicar as dificuldades auditivas aos outros
Viver com dificuldades auditivas pode ser desafiante e ter consequências em vários aspetos do dia-a-dia, desde as relações familiares e amorosas, passando pelo trabalho até à vida social. No entanto, contar com apoio e compreensão dos mais próximos é muito importante para viver com normalidade e não se sentir à parte nas mais variadas situações.

O primeiro passo é aceitar a sua condição. Não se sinta constrangido! No início, pode ser difícil falar abertamente da sua situação com os outros, mas nada como uma explicação confiante e clara para que as pessoas à sua volta compreendam. Aproveite esta oportunidade para as “educar” e informar. Talvez fique surpreendido pela positiva, com o interesse e ajuda que pode receber.
Caso seja utilizador de aparelhos auditivos pode explicar-lhes como é o seu funcionamento e quais as situações mais desafiantes no seu dia-a-dia. Tente que os seus familiares, amigos e colegas de trabalho estejam familiarizados ao máximo com a sua realidade.
Ter uma rede de suporte é muito importante. Quanto mais a convivência acontecer de uma forma natural, melhor será para si e para os outros.
Para além desta ajuda pessoal, é importante procurar aconselhamento especializado. Existem várias soluções auditivas disponíveis no mercado, que podem adequar-se às suas dificuldades e contribuir para uma melhor audição, como é o caso dos aparelhos auditivos.
Quando alguém está a falar, não se limite a escutar! Não tenha receio de fazer perguntas e adotar uma audição ativa. Para além de não ficar com dúvidas, também é uma forma de demonstrar ao orador que está interessado e atento na sua comunicação.
Se sentir que está em condições pouco favoráveis à sua audição, certifique-se que informa quem está à sua volta. Pedir para baixar o volume da televisão para ouvir quem fala, ou tentar sentar-se numa área mais tranquila em zonas mais movimentadas podem ajudar. O importante é criar um ambiente o mais benéfico possível para evitar falhas de comunicação.

- que o alertem quando vão falar para si para que esteja concentrado;
- para expressar as palavras devagar e com clareza;
- para usar linguagem gestual ou corporal;
- para repetir o que foi dito.
O nosso conselho é que encare as suas dificuldades auditivas com a maior normalidade possível de forma a sentir-se bem consigo próprio e nas suas relações com os outros. Algumas das estratégias que mencionamos acima podem ajudar, mas o principal embaixador da sua audição é você!