Como manter a sua Audição Activa

como-manter-audicao-activa

A audição é determinante para o nosso bem-estar. Se falar é a semente, ouvir é a colheita. Por isso, temos de cuidar dos nossos ouvidos. Eles são parte importante para mantermos uma vida ativa e independente.

Com um comportamento vigilante é possível reduzir o risco de vir a sofrer de dificuldades auditivas, seguindo algumas práticas que salvaguardem a exposição diária a ruídos excessivos.

Siga os conselhos abaixo e proteja a sua audição!

Confira aqui 5 formas para manter uma Audição Activa

Evite a exposição a ruído excessivo

Uma das indicações para manter a audição ativa é evitar a exposição a ruído excessivo. Para detetar se está diante de ruído em excesso, deve estar atento a sinais como: ter de levantar a voz para falar com outras pessoas; não conseguir ouvir o que as pessoas próximas de si estão a dizer.

O nível de ruído é medido em decibéis (dB) e a indicação dos profissionais qualificados* é a de que qualquer som acima dos 85dB pode ser prejudicial. Para ter uma ideia, 85dB é como ouvir, durante todo o dia, o despertar constante de uma campainha. Por isso, é preciso afastar-se das fontes de ruído e descansar os ouvidos.

Use protetores ou tampões auditivos em ambientes ruidosos

Caso não consiga fugir ao ruído, deve sempre optar por proteger os seus ouvidos. Se estiver num local ruidoso, como num restaurante cheio, num estádio de futebol ou num certame popular, deve considerar o uso de protetores ou tampões auditivos. Os protetores ou tampões auditivos protegem a audição, ao reduzirem o nível de exposição ao ruído.

Faça a limpeza correta dos ouvidos, sem cotonetes

A limpeza do ouvido, se feita corretamente, é uma das maneiras mais fáceis para manter a audição ativa. Apesar de em parte proteger o ouvido, a cera pode acumular-se em excesso, resultando em dores de ouvido, infeções, comichão e dificuldades auditivas. Para retirar esse excesso, pode recorrer a um profissional habilitado ou experimentar um spray próprio de limpeza.

O uso de cotonetes é desaconselhado. O cotonete empurra a cera para o fundo do canal auditivo, que assim se acumula em excesso, causando a sensação de ouvido entupido. No pior dos casos, o cotonete pode perfurar o tímpano e causar graves dificuldades auditivas.

Em vez do cotonete, pode utilizar uma toalha ou um pano seco para secar o exterior da sua orelha depois de um duche ou da natação.

nao-limpeza-ouvido-cotonete

Mantenha uma alimentação equilibrada

Os profissionais qualificados sugerem que uma dieta equilibrada, com 4 a 6 refeições por dia, rica em verduras e antioxidantes, ajuda a combater o envelhecimento das células e assim reduzir as dificuldades auditivas. Indicam também que deve moderar o consumo em excesso de cafeína e diminuir o consumo de álcool.

Aconselham ainda fazer exercício, como uma caminhada por dia, para manter a sua audição ativa.

Equacione o uso de aparelhos auditivos

No caso de já verificar uma eventual dificuldade em ouvir as conversas, pondere a utilização de um aparelho auditivo. A compra de um aparelho auditivo na AudiçãoActiva– dispositivo devidamente certificado, customizado e atual – inclui também uma avaliação do mesmo e acompanhamento permanente.

Estes são alguns dos conselhos que temos para a sua audição ficar mais protegida.

Se já é nosso cliente, temos um desafio para si! Partilhe este artigo na sua página pessoal de Facebook e conte a sua experiência na AudiçãoActiva, com a inclusão do hashtag #AudiçãoActiva.

Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva