Como manter a sua Audição Activa
A audição é determinante para o nosso bem-estar. Se falar é a semente, ouvir é a colheita. Por isso, temos de cuidar dos nossos ouvidos. Eles são parte importante para mantermos uma vida ativa e independente.
Com um comportamento vigilante é possível reduzir o risco de vir a sofrer de dificuldades auditivas, seguindo algumas práticas que salvaguardem a exposição diária a ruídos excessivos.
Siga os conselhos abaixo e proteja a sua audição!
Confira aqui 5 formas para manter uma Audição Activa
Evite a exposição a ruído excessivo
Uma das indicações para manter a audição ativa é evitar a exposição a ruído excessivo. Para detetar se está diante de ruído em excesso, deve estar atento a sinais como: ter de levantar a voz para falar com outras pessoas; não conseguir ouvir o que as pessoas próximas de si estão a dizer.
O nível de ruído é medido em decibéis (dB) e a indicação dos profissionais qualificados* é a de que qualquer som acima dos 85dB pode ser prejudicial. Para ter uma ideia, 85dB é como ouvir, durante todo o dia, o despertar constante de uma campainha. Por isso, é preciso afastar-se das fontes de ruído e descansar os ouvidos.
Use protetores ou tampões auditivos em ambientes ruidosos
Faça a limpeza correta dos ouvidos, sem cotonetes
A limpeza do ouvido, se feita corretamente, é uma das maneiras mais fáceis para manter a audição ativa. Apesar de em parte proteger o ouvido, a cera pode acumular-se em excesso, resultando em dores de ouvido, infeções, comichão e dificuldades auditivas. Para retirar esse excesso, pode recorrer a um profissional habilitado ou experimentar um spray próprio de limpeza.
O uso de cotonetes é desaconselhado. O cotonete empurra a cera para o fundo do canal auditivo, que assim se acumula em excesso, causando a sensação de ouvido entupido. No pior dos casos, o cotonete pode perfurar o tímpano e causar graves dificuldades auditivas.
Em vez do cotonete, pode utilizar uma toalha ou um pano seco para secar o exterior da sua orelha depois de um duche ou da natação.
Mantenha uma alimentação equilibrada
Os profissionais qualificados sugerem que uma dieta equilibrada, com 4 a 6 refeições por dia, rica em verduras e antioxidantes, ajuda a combater o envelhecimento das células e assim reduzir as dificuldades auditivas. Indicam também que deve moderar o consumo em excesso de cafeína e diminuir o consumo de álcool.
Aconselham ainda fazer exercício, como uma caminhada por dia, para manter a sua audição ativa.
Equacione o uso de aparelhos auditivos
No caso de já verificar uma eventual dificuldade em ouvir as conversas, pondere a utilização de um aparelho auditivo. A compra de um aparelho auditivo na AudiçãoActiva– dispositivo devidamente certificado, customizado e atual – inclui também uma avaliação do mesmo e acompanhamento permanente.
Estes são alguns dos conselhos que temos para a sua audição ficar mais protegida.
Se já é nosso cliente, temos um desafio para si! Partilhe este artigo na sua página pessoal de Facebook e conte a sua experiência na AudiçãoActiva, com a inclusão do hashtag #AudiçãoActiva.