Jardinar:
fonte de saúde e bem-estar!

Desengane-se se acha que cuidar de plantas é exclusivo do tempo quente ou solarengo ou que a jardinagem se resume a manusear um barulhento cortador de relva! Este pensamento pode à partida afastar os utilizadores de aparelhos auditivos, pelo facto de ficarem expostos a ruídos ou poeiras. No entanto há algumas formas de contornar esta situação e explorar os benefícios desta atividade que é muito popular, especialmente entre os seniores.
jardinar-saude-bem-estar

Vida ativa todo o ano

Jardinar é uma atividade bastante flexível pois pode ser realizada durante todo o ano, no exterior ou no interior. Cortar a relva, podar ou retirar ervas daninhas talvez sejam ações mais comummente realizadas fora de casa, mas criar jardins verticais ou cuidar de uma horta de ervas aromáticas podem perfeitamente ser adaptadas para dentro de casa.

Neste sentido, a jardinagem abre inúmeras possibilidades para manter uma vida ativa, saudável e com vários benefícios físicos, mentais e sociais. Segundo o Plano Global de Ação para Atividade Física 2018-2030 – Mais Pessoas Ativas para um Mundo Mais Saudável da OMS, jardinar é considerada uma atividade física e uma das práticas recomendadas para alcançar uma vida ativa.

Jardinar e conviver, dá-lhe saúde
e faz as plantas crescer!

Ficou curioso em saber as vantagens que este passatempo (ou uma terapia, para alguns!) pode trazer à sua qualidade de vida? Desvendamos algumas delas:
  • Estimula o exercício físico com movimentos de baixo impacto como caminhar, mexer os braços, dobrar as articulações ou movimentar a cabeça.
  • A execução de atividades motoras simples como cortar, colher, plantar e regar pode ser transferida para outras atividades quotidianas como abotoar, pentear ou apertar cordões, promovendo a independência.
  • O contacto com a natureza reduz o stress e consequentemente pode ter efeitos benéficos a nível do sono, do humor e do bem-estar.
  • Por ser uma atividade que requer concentração, também pode ser benéfica para a cognição e memória.
  • Cuidar de plantas, também eleva o sentido de responsabilidade e perceção da vida e pode ajudar a melhorar a autoestima e realização pessoal.
  • Há vários centros e instituições que atualmente já implementam a jardinagem como uma atividade interna, pela sua componente social, onde os participantes podem partilhar interesses em comum e fortalecer laços e comunicação.
senior-a-tratar-bonsai

Conselhos para utilizadores
de aparelhos auditivos

Se usa aparelhos auditivos, pode optar por fazer atividades de jardinagem mais leves e silenciosas como adubar, podar, cultivar legumes e frutas, criar mini estufas interiores, plantar ervas aromáticas entre tantas outras!

Caso tencione usar equipamentos barulhentos como o corta-relva, o mais indicado deverá ser colocar uma proteção auditiva. Esta é uma indicação generalizada a todas as pessoas, mesmo as que não têm dificuldades auditivas. No entanto, deve ter em consideração que há partículas que podem entrar no aparelho e danificá-lo. Também a humidade e a transpiração podem ser inimigas do desempenho do seu dispositivo.

Aconselhe-se com um especialista acerca das pequenas mudanças que podem ser feitas para assegurar que os aparelhos estão protegidos. Por exemplo, a colocação de uma tela de proteção para reduzir a sujidade que entra no microfone e adicionalmente reduzir o ruído ou, dependendo do modelo de aparelho auditivo, verificar se este pode ser programado com redução de barulho e, com isto, oferecer alguma proteção

Seja no jardim ou na varanda, sozinho ou em grupo, o potencial da jardinagem na vida dos graúdos (e também dos miúdos!) é inegável. Benefícios mais do que suficientes para ir já pôr mãos à terra, certo?
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva