Como apoiar um familiar ou amigo que tem dificuldades auditivas
Conhece alguém com dificuldades auditivas? É sabido que mais de 1 milhão de portugueses sente dificuldades auditivas. A perda auditiva não discrimina, ela afeta pessoas de todas as idades.
No entanto, não são apenas as pessoas de idade avançada que sofrem de perda auditiva. De facto, 40% das pessoas com perda auditiva têm menos de 65 anos e nos últimos anos tem-se assistido a um crescimento de perda auditiva na população mais jovem.
Um impacto enorme na vida e rotina
- Esteja atento às mudanças
- Use as melhores práticas de diálogo
- Incentive a procurar uma solução
O primeiro passo para minimizar as dificuldades causadas pela perda auditiva é agir e procurar uma solução, entre elas, o uso de aparelhos auditivos.
Um estudo (1) publicado acerca de várias pesquisas científicas que foram feitas, comprovou que o uso de aparelhos auditivos causa uma significante melhoria na qualidade de vida das pessoas com problemas de audição.
Com os avanços tecnológicos, os aparelhos auditivos são cada vez mais discretos e confortáveis tornando a audição mais fácil, natural e clara. E melhor do que tudo, é que existe uma solução adaptada à dificuldade auditiva de cada um.
(1) Fonte: “Evaluation of the Social and Economic Costs of Hearing Impairment”, October 2006, Hear-it AISBL
Alguns sintomas de Perda Auditiva
- Aumento de volume da televisão e rádio
- Pedir as pessoas para repetirem o que disseram
- Dificuldade em ouvir pessoas quando distantes
- Dificuldade em ouvir um diálogo ao telefone
- Não ouvir o toque de campainha ou de telefone
- Certos sons apresentam-se demasiadamente altos
- Apitos (ou zumbido) em um ou ambos os ouvidos