Pessoas ativas são mais felizes
e extrovertidas!
À medida que a idade avança, as rotinas e as necessidades alteram-se e é normal que dê por si a passar mais tempo em casa. No entanto, há diversas formas de contrariar esta tendência, continuar ativo e cuidar do seu bem-estar.

Viver com qualidade
Uma vida ativa é meio caminho andado para uma vida feliz e com qualidade. Quando feita sob a orientação de um profissional, a atividade física pode trazer-lhe bastantes benefícios a nível físico, cognitivo, social e emocional. Destaca-se:
- valorização do aspeto físico;
- reforço da autoestima e confiança;
- promoção do convívio e interação social;
- melhoria da condição física;
- aumento da força e resistência musculares;
- diminuição do stress;
- sensação geral de bem-estar
Tipos de atividades
Antes de iniciar qualquer atividade deverá consultar um profissional que lhe indique o tipo de exercícios mais adequados à sua condição física e estilo de vida. Algumas atividades bastante populares são:
- Caminhadas
- Ginástica
- Alongamentos
- Hidroginástica
- Natação
- Exercícios de relaxamento
- Dança
- Pilates
- Musculação

Uma breve caminhada sozinho ou acompanhado, em passadeira ou ao ar-livre costuma ter efeitos quase imediatos na alteração de humor e sensação de bem-estar. Uma sessão de hidroginástica, para além de ter benefícios a nível físico, é também um excelente momento de convívio que promove as relações interpessoais. E nada melhor que uma aula de dança para melhorar possíveis estados de tristeza!
Corpo são, mente sã
Não se esqueça… a par de um corpo são deve estar uma mente sã! Manter-se ativo cognitivamente é igualmente importante para enfrentar os desafios que são colocados no seu caminho, com o passar do tempo. Puzzles, jogos de tabuleiro, palavras cruzadas, charadas são algumas atividades que podem ajudá-lo neste aspeto. Uma alimentação equilibrada, horários regulados ou cuidar da audição são outras práticas que estão ao seu alcance e que podem ajudar a estimular o cérebro, a manter o seu corpo ativo e contribuir para o bem estar-geral.
No final de contas, o mais importante é que tente fazer o que conseguir para manter ou melhorar a sua qualidade de vida, preservar a sua autonomia em atividades do quotidiano e sentir-se seguro. Se cuidar de si e estiver bem consigo próprio, certamente vai transparecer essa boa energia para os outros e ser uma pessoa mais feliz e extrovertida!