Saiba como prolongar a vida do seu Aparelho
Se deseja que os seus aparelhos auditivos funcionem sem interrupções, mantê-los protegidos da humidade é o mais importante que pode fazer. Os aparelhos auditivos são dispositivos eletrónicos cheios de placas de circuito de alta tecnologia e microeletrónica, pelo que é de extrema importância que tenha os cuidados adequados com os seus.
Embora muitos aparelhos auditivos tenham isolamento de borracha e um nano-revestimento resistente à água que os protege um pouco da humidade, eles não são completamente à prova de água. Terá de proteger o seu aparelho auditivo da humidade para maximizar a sua função e durabilidade. Recomenda-se que remova os seus aparelhos auditivos durante atividades como o banho, natação ou sauna.
Siga estas dicas para proteger os seus aparelhos da humidade:
1. Limpe os seus aparelhos auditivos diariamente
Limpe os seus aparelhos auditivos todos os dias para os manter livres de humidade, cera e resíduos. Faça a limpeza com um pano macio e seco para remover a oleosidade, transpiração e resíduos de cera. É recomendável que o faça à noite, quando já não for utilizá-los mais nesse dia.
Se os seus aparelhos auditivos usam pilhas descartáveis, abra a porta da pilha para permitir que o compartimento seque completamente quando não estiver a utilizá-los. Isso diminuirá a probabilidade de corrosão da pilha e dos componentes eletrónicos do dispositivo.
2. Use um desumidificador
3. Sistema de aquecimento e ventilação
4. Redobre os cuidados especialmente nas estações frias
5. Leve os seus aparelhos auditivos a um especialista para uma limpeza profissional
Usando estes métodos, poderá combater os efeitos da humidade nos seus aparelhos auditivos e fazê-los durar por mais tempo. Para além de todos estes cuidados, deve ainda ficar atento a possíveis sinais de danos nos aparelhos auditivos.
Estes são os principais sinais a que deve estar atento:
Sons de estática ou crepitação – a corrosão das conexões elétricas pode criar muita estática indesejada nos seus ouvidos.
Sons distorcidos ou flutuações no volume – conexões danificadas podem criar um desempenho irregular na saída de áudio do seu aparelho auditivo.
Interrupções intermitentes – se o seu aparelho auditivo desligar repentinamente e depois ligar novamente, a corrosão pode estar na origem do problema.
Na última década, houve uma pequena revolução na proteção contra a humidade em aparelhos auditivos. A atual impressão digital 3D garante que as dezenas de componentes minúsculos integrados nos aparelhos auditivos se encaixem na perfeição uns nos outros e um melhor ajuste significa menos espaço para a humidade penetrar nos componentes. Para além disso, os modelos mais recentes possuem um nano-revestimento que repele a água e a humidade de maneira muito eficaz.