Saiba como prolongar a vida do seu Aparelho

manutencao de aparelho auditivo

Se deseja que os seus aparelhos auditivos funcionem sem interrupções, mantê-los protegidos da humidade é o mais importante que pode fazer. Os aparelhos auditivos são dispositivos eletrónicos cheios de placas de circuito de alta tecnologia e microeletrónica, pelo que é de extrema importância que tenha os cuidados adequados com os seus.

Embora muitos aparelhos auditivos tenham isolamento de borracha e um nano-revestimento resistente à água que os protege um pouco da humidade, eles não são completamente à prova de água. Terá de proteger o seu aparelho auditivo da humidade para maximizar a sua função e durabilidade. Recomenda-se que remova os seus aparelhos auditivos durante atividades como o banho, natação ou sauna.

Siga estas dicas para proteger os seus aparelhos da humidade:

1. Limpe os seus aparelhos auditivos diariamente

Limpe os seus aparelhos auditivos todos os dias para os manter livres de humidade, cera e resíduos. Faça a limpeza com um pano macio e seco para remover a oleosidade, transpiração e resíduos de cera. É recomendável que o faça à noite, quando já não for utilizá-los mais nesse dia.

Se os seus aparelhos auditivos usam pilhas descartáveis, abra a porta da pilha para permitir que o compartimento seque completamente quando não estiver a utilizá-los. Isso diminuirá a probabilidade de corrosão da pilha e dos componentes eletrónicos do dispositivo.

2. Use um desumidificador

Pode também adquirir um desumidificador de aparelhos auditivos para proteger os seus dispositivos da humidade quando não os estiver a usar. Estes desumidificadores usam um agente dessecante para retirar o excesso de humidade dos aparelhos auditivos e protegê-los contra a corrosão e danos causados pela água. Basta colocar os seus aparelhos auditivos dentro do desumidificador após limpá-los e selar o recipiente.

3. Sistema de aquecimento e ventilação

Também existem sistemas de aquecimento e ventilação para manter os seus aparelhos auditivos secos. Estes sistemas usam ar quente para secar o aparelho auditivo. Alguns sistemas de aquecimento e ventilação vêm com luz ultravioleta, que pode higienizar o aparelho auditivo e mantê-lo livre de bactérias. Isto é especialmente recomendado para indivíduos com tendência a desenvolver infeções de ouvido.

4. Redobre os cuidados especialmente nas estações frias

O frio em si não é prejudicial, mas se estiver na rua e de seguida entrar num ambiente mais quente (como a casa aquecida), essa mudança de temperatura pode formar condensação nos aparelhos auditivos. Certifique-se de que os limpa de forma a não comprometer os seus componentes internos.
Demonstração de um aparelho auditivo

5. Leve os seus aparelhos auditivos a um especialista para uma limpeza profissional

Por fim, recomendamos uma limpeza profissional. Os aparelhos auditivos devem ser limpos profissionalmente a cada seis meses ou conforme recomendação do seu especialista. Este inspecionará os seus aparelhos auditivos e usará ferramentas específicas para limpá-los.

Usando estes métodos, poderá combater os efeitos da humidade nos seus aparelhos auditivos e fazê-los durar por mais tempo. Para além de todos estes cuidados, deve ainda ficar atento a possíveis sinais de danos nos aparelhos auditivos.

Estes são os principais sinais a que deve estar atento:

Sons de estática ou crepitação – a corrosão das conexões elétricas pode criar muita estática indesejada nos seus ouvidos.

Sons distorcidos ou flutuações no volume – conexões danificadas podem criar um desempenho irregular na saída de áudio do seu aparelho auditivo.

Interrupções intermitentes – se o seu aparelho auditivo desligar repentinamente e depois ligar novamente, a corrosão pode estar na origem do problema.

Na última década, houve uma pequena revolução na proteção contra a humidade em aparelhos auditivos. A atual impressão digital 3D garante que as dezenas de componentes minúsculos integrados nos aparelhos auditivos se encaixem na perfeição uns nos outros e um melhor ajuste significa menos espaço para a humidade penetrar nos componentes. Para além disso, os modelos mais recentes possuem um nano-revestimento que repele a água e a humidade de maneira muito eficaz.

Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva