Sinais da dificuldade auditiva

sinais dificuldades auditivas som alto da tv

Colocar o som da televisão muito alto

Uma pessoa com dificuldades auditivas tem tendência a aumentar o volume da TV, muito acima de um nível do som considerado normal. Se esta pessoa não está sozinha na sala é muito possível que alguém reclame pelo som exagerado da TV. O que importa entender é que este é um dos mais fáceis sinais para detectar que alguém está a ouvir mal e que necessitará de ajuda. Para um familiar interessado, esta situação poderá ajudar em muito para que haja uma conversa amigável, sensibilizando a pessoa em causa para uma avaliação com aparelhos auditivos.

sinais dificuldades auditivas som alto da tv
sinais perda auditiva pedir para repetir

Pedir frequentemente para repetirem o que dizem

O mais habitual nas pessoas com dificuldades auditivas é dizerem “eu oiço mas não percebo”, ou julgar até que alguém está a falar demasiado baixo. Realmente, elas conseguem ouvir mas têm dificuldade em perceber algumas palavras. Isto acontece porque a perda de audição que têm as impede de ouvir algumas frequências e, portanto, de perceber algumas palavras, sobretudo as consoantes. De repente, nada do que ouvem faz qualquer sentido. Daí, essa necessidade de pedirem a uma pessoa que repita o que acabou de dizer. Os novos aparelhos auditivos integram tecnologia que ajuda a identificar os sons e a perceber as palavras tal como elas são.

dificuldade auditiva falar ao telefone

Dificuldades para falar ao telemóvel

Um dos problemas para que tem dificuldades auditivas é falar ao telefone, seja no telemóvel seja no telefone que se tem em casa. A maioria das vezes, não será um problema da ligação mas sim de audição! Não adianta gritar para que a outra pessoa fale mais alto – isso não adianta nem resolve o problema. Quem ouve mal e tem dificuldades auditivas, deve procurar uma solução que lhe permita ouvir como se a outra pessoa estivesse à sua frente. Os novos aparelhos auditivos já integram tecnologia que possibilita uma chamada telefónica (smartphone) ser recebida no aparelho auditivo, directamente e sem interferências. No entanto, caso esteja a utilizar o telefone que tem em casa, logo se aperceberá de que está a ouvir claramente e com nitidez.

dificuldade auditiva falar ao telefone
sinais perda auditiva esforço para perceber os outros

Esforço para perceber e acompanhar conversas

Pessoas que se confrontam com dificuldades de audição, fazem um enorme esforço para tentar ouvir, perceber bem o que foi dito e assim poderem participar de uma boa conversa. O esforço é grande! E uma pessoa sente-se exausta ao final de um dia inteiro a tentar ouvir bem e a perceber o que os outros lhe estavam a dizer. Bem, a verdade é que os novos aparelhos auditivos de tecnologia digital são verdadeiramente ágeis a transmitirem-lhe tudo o que precisa de ouvir. Portanto, nenhum esforço e nenhuma fatiga – simplesmente a plena satisfação de se sentir bem.

sinais perda auditiva esforço para perceber os outros

Os sons parecem abafados

Sentir que os sons soam abafados, ao longe e sem nitidez, é uma das situações com que habitualmente se defrontam as pessoas com dificuldades de audição. Os aparelhos auditivos mais recentes, proporcionam uma audição clara e nítida, permitindo distinguir os sons e as vozes mesmo em ambientes de maior ruído, como nos restaurantes e centros comerciais.

dificuldades auditivas som abafado