Como a alimentação pode ajudar a ouvir melhor

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A sua audição pode beneficiar e muito de uma alimentação adequada: leia este artigo e descubra algumas dicas para implementar na sua alimentação a partir de hoje e ouvir melhor por mais tempo.

O que come pode desempenhar um papel importante na sua audição, especialmente à medida que a idade avança.
Num estudo de 2019*, mulheres que relataram ter dietas mais saudáveis, tiveram taxas mais baixas de dificuldade auditiva comparadas com aquelas que tinham uma dieta menos saudável.

Para o bem estar do seu organismo deve ingerir nutrientes suficientes para o manter a funcionar adequadamente – e os ouvidos não são exceção.
Como qualquer outro órgão, os ouvidos precisam de nutrição para sustentar o seu desempenho. Encontrar os alimentos certos, com as vitaminas e minerais necessários, pode ajudar os seus ouvidos a manterem um bom funcionamento por mais tempo ao longo da vida.

Que tipo de alimentos deve incluir na sua dieta para manter uma boa audição?

O magnésio pode ajudar a manter a função nervosa e proteger as células do ouvido interno quando exposto a ruídos altos. Pode também contribuir para melhorar o fluxo sanguíneo, enquanto a falta dele pode causar privação de oxigénio. Portanto, para manter os seus ouvidos mais funcionais ingira alimentos ricos em magnésio:

Chocolate negro, sementes de abóbora, sementes de linhaça, nozes, grãos, abacates, salmão, espinafres e bananas.

Acredita-se que uma queda nos níveis de fluído no ouvido interno pode contribuir para o desenvolvimento de dificuldades auditivas, mas obter potássio suficiente através da alimentação pode ajudar a regular estes níveis. À medida que a idade avança, é mais provável que os seus níveis de potássio caiam, por isso certifique-se que ingere alimentos ricos em potássio em quantidade suficiente:

Pepinos, cogumelos, batata doce, batatas, ovos, bananas, melão, laranjas, ervilhas, abacates, espinafres e melancia.

A circulação desempenha um papel crucial no bom desempenho dos seus ouvidos e o ácido fólico pode ajudar a aumentar a circulação no corpo. A circulação adequada contribui para manter as células do ouvido interno funcionais, pelo que é importante ingerir ácido fólico suficiente para prevenir alguns problemas auditivos. Aumente a ingestão desta vitamina introduzindo estes alimentos na sua dieta:

Couves de Bruxelas, espinafres, brócolos, ervilhas, feijão, grão de bico, fígado, cereais, limões, melões, bananas, ovos, amendoins e sementes de girassol.

O zinco desempenha um papel importante no crescimento celular e impulsiona o sistema imunológico, ajudando a evitar infeções no ouvido. A ingestão de zinco também está associada a uma menor probabilidade de desenvolver zumbido ou tinnitus. Para impulsionar o seu sistema imunológico, adicione estes alimentos às suas refeições:

Chocolate negro, aveia, iogurtes, feijão, lentilhas, amendoins, caju, ostras, lagosta, carne de porco, vaca, frango, cogumelos, couve, espinafres, alho e sementes de abóbora.

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Os ómegas-3 podem ajudar a retardar ou prevenir dificuldades auditivas relacionadas com a idade, então certifique-se que adiciona os seguintes alimentos ao seu prato:

Nozes, sementes de linhaça, sementes de chia, ovos, leite, sementes de cânhamo, couves de Bruxelas, espinafres, sardinhas, atum, cavala, arenque, ostras e salmão.

A audição pode ser afetada por múltiplos fatores, e nenhuma vitamina está diretamente relacionada com uma boa audição. Uma dieta equilibrada ainda é a melhor forma de obter os nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar de maneira eficaz.

Lembre-se que a identificação é o primeiro passo para lidar com as dificuldades auditivas assim como outros problemas relacionados com os ouvidos e audição. Muitos dos impactos das dificuldades auditivas podem ser mitigados através da deteção e intervenções precoces. O recurso a tecnologias como o uso de aparelhos auditivos pode ajudar pessoas com problemas auditivos em qualquer idade.

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