O que é o Zumbido nos ouvidos ou Tinnitus?

TINNITUS-CHALK-BOARD

O zumbido, também conhecido por tinnitus ou acufenos pode ser definido como uma ilusão auditiva, ou seja, uma sensação sonora não relacionada com uma fonte externa de estimulação.

Trata-se quase de uma perceção auditiva “fantasma”, uma vez que, na maioria dos casos, apenas a pessoa consegue ouvir esses sons, como se estivessem na sua cabeça.

Esta percepção de sons, nos ouvidos ou cabeça, pode assumir diversas formas, desde cliques, assobios, apitos, sussurros ou zumbidos. A intensidade de som varia de pessoa para pessoa, podendo ser constante, intermitente ou pulsátil, os sons podem ser quase impercetíveis ou altos, agudos ou graves. Podem ouvir-se apenas num dos ouvidos ou nos dois.

O zumbido não é uma doença e embora não seja incomodativo para algumas pessoas, para outras é extremamente perturbador, afetando o seu dia a dia.

Causas

Embora o zumbido seja frequentemente associado às dificuldades auditivas , existem várias condições que podem causar esta sintomatologia.

O zumbido pode surgir na sequência de alterações no ouvido, como infeções, constipações ou acumulação de cera.

A exposição prolongada a ruídos de alta intensidade, como ferramentas elétricas, concertos ao vivo ou máquinas ruidosas pode também dar origem a zumbidos, bem como distúrbios de ordem psicológica como depressão, stress e ansiedade.

Impacto e Consequências

Ainda que a maioria das pessoas experiencie o Zumbido na sua forma leve, para muitos esta condição afeta a vida diária de um modo geral. Mesmo os casos moderados podem interferir na capacidade de trabalhar e socializar.
tinnitus-zumbido-nos-ouvidos

Tratamento

Na maioria dos casos, o Zumbido desaparece ou diminui de intensidade com o passar do tempo. Caso persista, deve ser estudada a origem desta sintomatologia para ser aplicado o melhor tratamento.

Nos casos em que há dificuldades auditivas associadas, o recurso a aparelhos auditivos (apesar de não fazer desaparecer) pode aliviar o Acufeno ou torná-lo mais tolerável, ajudando a diminuir o impacto negativo na sua qualidade de vida.

Os aparelhos auditivos são ajustados às suas necessidades auditivas individuais. Será capaz de ouvir os sons que o rodeiam de forma natural e com mais clareza. A maioria das pessoas que utiliza aparelhos auditivos sente, ao longo do tempo, um enorme alívio do Zumbido.

Comportamentos que ajudam

Os médicos e especialistas podem ajudá-lo a entender e a gerir o Zumbido mas, por norma, não existe solução definitiva.

É importante que continue a fazer as coisas de que mais gosta, mesmo que de forma diferente. Pode, por exemplo, colocar música de fundo enquanto lê, falar com pessoas que apresentem os mesmos sintomas, juntar-se a grupos de apoio a pessoas com zumbidos, partilhar a sua experiência e aprender com os outros a lidar de forma positiva com esta condição.

Encontre formas de relaxar com mais frequência no seu dia a dia e adopte hábitos saudáveis, como a prática de exercício físico regular e uma alimentação equilibrada. Com o tempo, encontrará as técnicas que mais o ajudam no alívio dos zumbidos.
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Veja Ainda:

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva