O que é um amplificador auditivo?

Principais diferenças entre amplificadores e aparelhos auditivos

Aparelhos vs Amplificadores

Os Amplificadores Auditivos são dispositivos bastante distintos dos Aparelhos auditivos e as diferenças não se destacam apenas no preço ou no nome. Cada vez mais pessoas procuram no amplificador auditivo a solução para o seu problema de audição, mas nem sempre este dispositivo consegue responder às necessidades do utilizador. Para que compreenda melhor as diferenças, deixamos as principais informações a reter no que toca a estes dispositivos de audição.

A diferença entre ouvir melhor e ouvir mais alto

Em termos estéticos, e numa primeira fase, o amplificador assemelha-se com o aparelho auditivo. Cada vez mais pequenos e mais discretos no ouvido, com tecnologias e funções um pouco parecidas. No entanto, ao contrário do amplificador, o aparelho auditivo digital é o único que consegue adaptar-se a cada tipo de dificuldade auditiva. O amplificador auditivo apenas vai permitir ouvir mais alto, o que não quer dizer que vá ouvir melhor. Portanto, antes de tomar uma decisão sobre qual o  auxiliar auditivo a escolher, importa perceber quais são as suas dificuldades auditivas e o que pretende alcançar com o uso destes dispositivos.

Tecnologia Utilizada

A principal diferença entre amplificadores e aparelhos auditivos está na tecnologia utilizada em cada um dos auxiliares. Os amplificadores de som são analógicos, ou seja, utilizam uma tecnologia mais ultrapassada que apenas amplifica o som, independentemente da frequência. Esta pode ser uma solução arriscada para quem tem dificuldades apenas em algumas frequências, pois vão ser aumentados todos os sons. Em contrapartida, os aparelhos auditivos, são programados especificamente para o tipo de dificuldade auditiva do utilizador, atuando nas frequências e intensidades necessárias. A enorme evolução dos aparelhos auditivos, em termos de tecnologia e de desempenho, criou a grande diferença, trazendo verdadeiros benefícios para o utilizador. Os aparelhos auditivos possibilitam uma audição mais clara e nítida, de melhor qualidade, sem que tenha de se esforçar para ouvir. Estes dispositivos procuram alcançar uma audição mais autêntica, mais próxima dos sons naturais.
Aparelho auditivo tecnologia

Técnica avançada

Atualmente, os aparelhos auditivos integram um software sofisticado e inteligência artificial que proporcionam uma experiência mais próxima da realidade. Nitidez, clareza das palavras e filtragem dos sons são os principais benefícios da utilização de aparelhos auditivos.

Ouça mais e melhor

Atualmente, os aparelhos auditivos mais modernos estão dotados de microfones que facilitam o reconhecimento da voz e a localização de um determinado som. Uma das grandes revoluções dos últimos anos é a possibilidade de conexão com outros equipamentos tecnológicos, como a TV, smartphones ou computadores. Estas funcionalidades proporcionam outro nível de conforto e qualidade, quando comparadas com as especificidades do amplificador auditivo.

Regulamentação

É importante realçar que, ao contrário dos amplificadores auditivos, os aparelhos auditivos digitais são dispositivos médicos, que seguem a regulamentação em vigor de acordo com a sua finalidade de modo de atuação.

aparelho auditivo resound

Aparelhos
Auditivos

EarsMate Amplificador

Amplificadores Auditivos

Fácil de utilizar

O tamanho universal do amplificador auditivo dificulta a sua adaptabilidade à maioria dos utilizadores. Alguns podem até causar desconforto e a impossibilidade de utilização diária. Desenvolvidos com um design ergonómico, e, na maioria das vezes, feitos à medida do utilizador, os aparelhos auditivos são fáceis de adaptar, encaixando-se perfeitamente no ouvido. Para além disso, esteticamente, são equipamentos mais apelativos visualmente, o que contribui para a normalização da sua utilização.
casal com Amplificador

Principais pontos a reter:

Os amplificadores auditivos possuem uma tecnologia analógica, ultrapassada quando comparada à tecnologia digital, utilizada nos aparelhos auditivos. Os primeiros, apenas aumentam o volume do som, não filtram os sons indesejáveis, enquanto os aparelhos auditivos permitem uma audição mais clara, confortável e nítida, aproximando-se de uma audição natural, mais próxima da realidade.

Ficou com dúvidas? Antes de adquirir um auxiliar auditivo, venha ter connosco e esclareça todas as suas questões. Pode visitar-nos e ser aconselhado por um dos nossos especialistas em aparelhos de audição. Ouça mais e melhor com a AudiçãoActiva.

Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Veja Ainda:

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva