Questões frequentes AudiçãoActiva

Se tem dificuldades em ouvir, quer ajuda para compreender melhor as dificuldades auditivas e as soluções disponíveis, veja a nossa lista de perguntas mais frequentes.  Se não encontrar as respostas que procura, estamos ao seu dispor para esclarecimentos adicionais através do número 808 913 205 ou do nosso formulário de contacto.

A audição e os problemas auditivos

A perda auditiva pode acontecer em qualquer idade, podendo ser leve, moderada ou grave sendo que a maioria das pessoas vai perdendo a audição gradualmente.

Faça as seguintes questões a si próprio, para perceber se tem alguma dificuldade auditiva:

  1. Peço constantemente às pessoas que repitam o que acabam de dizer?
  2. Aumento demasiado o volume da TV ou do rádio?
  3. Sinto um apito ou zumbido nos ouvidos?
O excesso de ruído, acumulação de cera no canal auditivo, infeções, envelhecimento ou genética podem ser algumas das causas das dificuldades auditivas. Por vezes a perda de audição é congénita (se ocorreu antes do nascimento). Outras causas são reações a medicamentos ou a alguns tratamentos médicos.

Se suspeita que tem alguma dificuldade em ouvir ou que sofre de algum tipo de perda auditiva, não deve adiar a procura de uma solução.

Considere marcar uma avaliação e ser orientado por um especialista.

Na AudiçãoActiva, a avaliação é gratuita.

Aparelhos Auditivos

É um dispositivo que pode ser benéfico para pessoas com dificuldades auditivas, tornando os sons audíveis, melhorando a perceção dos mesmos.

O modelo de aparelho auditivo é sempre escolhido em função das necessidades do utilizador. Hoje em dia, estes dispositivos são pequenos e fáceis de usar, uns podem ser colocados atrás da orelha, dentro do ouvido ou do canal auditivo e incluem diferentes tecnologias pensadas para otimizar a experiência de quem os utiliza.

A escolha do aparelho auditivo adequado deverá ser sempre feita com o acompanhamento de um especialista. Alguns dos fatores que influenciam esta decisão são a natureza e a gravidade da dificuldade auditiva, o estilo de vida, a profissão, o tamanho e forma do ouvido externo e canal do ouvido interno, entre outros.

Os aparelhos auditivos são a forma mais comum de melhoria da audição. Apesar de não curarem a perda auditiva, estes dispositivos contribuem favoravelmente para maximização do potencial auditivo e da comunicação dos utilizadores.

Se sentir dificuldades auditivas em ambos os ouvidos, provavelmente a reposta é sim. Ouvir bem dos dois ouvidos só irá melhorar a sua qualidade de vida. No entanto, para saber se esta é a solução indicada para si, primeiro deverá ser avaliado por um especialista.

O mais indicado é que utilize o aparelho auditivo durante todo o dia, mesmo que não esteja a fazer nenhuma atividade em particular. Deve retirá-lo apenas para dormir e quando realizar alguma atividade dentro de água, como tomar banho ou nadar.

Pode acontecer sentir algum desconforto nos primeiros tempos de utilização, especialmente se os aparelhos não estiverem devidamente ajustados no canal auditivo. Feedback excessivo poderá também ocorrer nos casos em que o aparelho auditivo não esteja devidamente calibrado ou não for o ajustado às suas necessidades. Neste caso deve consultar a pessoa que lhe fez a colocação do aparelho auditivo.

Podem ser uma opção para aliviar esta sensação, mas os resultados variam de utilizador para utilizador. Se experiencia zumbidos nos ouvidos, antes de procurar uma solução, consulte o seu médico ou especialista.

Este é um processo que requer paciência por parte do utilizador, pois pode demorar algum tempo, consoante o caso. O facto de voltar a percecionar alguns sons pode tornar-se exigente e cansativo. O importante é não desistir e focar-se no resultado: uma melhor audição e qualidade de vida. Quanto mais tempo usar os aparelhos mais rápida será a adaptação.

A maioria dos aparelhos auditivos não são à prova de água, mas sim resistentes à humidade.

Aquisição e manutenção do aparelho auditivo

O preço dos aparelhos auditivos é determinado pelo grau de perda auditiva e do nível tecnológico adequado, podendo variar de uns poucos 295€ a algumas centenas mais.

Em lojas especializadas, após avaliação com um especialista. Se pretende comprar um aparelho auditivo, pode dirigir-se à loja AudiçãoActiva mais perto de si e receber o devido acompanhamento especializado.

Além do pronto pagamento, existem outras formas de adquirir uma melhor audição. Pode consultar as parcerias e comparticipações em vigor na AudiçãoActiva, bem como as condições de financiamento para comprar um aparelho auditivo.

Na AudiçãoActiva, todas as avaliações são gratuitas, informativas e sem compromisso. Os especialistas vão aconselhá-lo, mas a decisão final é exclusivamente sua.

A manutenção e limpeza são essenciais ao correto funcionamento e duração dos aparelhos auditivos. Se bem cuidados, podem ser utilizados durante 5 a 7 anos. O especialista de aparelhos auditivos da AudiçãoActiva vai explicar-lhe as melhores práticas de conservação do seu aparelho auditivo e como mudar as pilhas.

O nível tecnológico dos aparelhos mais modernos utilizados dentro do ouvido e atrás da orelha permite que estes tenham têm baterias lítio recarregáveis, que facilmente podem ser carregadas durante a noite. Os aparelhos no canal ou completamente no canal requerem baterias não recarregáveis, como as pilhas.

Existe uma garantia padrão de 3 anos para os aparelhos auditivos contra defeitos de fabrico, mas que exclui quebra ou avaria por má utilização.