.

Agendar

Telefone

Menu

Adaptação aos aparelhos auditivos: um guia completo

Os aparelhos auditivos, aconselhados pela AudiçãoActiva, são dispositivos tecnologicamente avançados que combinam design e funcionalidade. Trabalhamos com marcas prestigiadas e garantimos a qualidade dos nossos produtos.

A maioria das pessoas adapta-se facilmente aos aparelhos auditivos, contudo, há quem precise de um pouco mais de tempo.

O importante é que não ceda às primeiras dificuldades. Com alguma paciência e prática, irá atingir os resultados pretendidos.

Preparamos este guia com algumas dicas para o ajudar neste período de adaptação.

colocacao aparelho auditivo

Tem alguma dúvida sobre a adaptação ao aparelho auditivo?

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Fases de adaptação ao aparelho auditivo

1

Colocação e programação

Os aparelhos auditivos são programados por um especialista, de acordo com o seu per­fil auditivo. O objetivo é garantir que obtenha os melhores resultados e usufrua ao máximo dos seus novos equipamentos.

2

Adaptação

Adaptar-se aos dispositivos é uma tarefa que, por vezes, requer um pouco de paciência. Esta é uma etapa determinante para garantir o sucesso e alcançar os objetivos pretendidos.

3

Resultado

Prepare-se para usufruir de uma experiência auditiva única. Aproveite todos os benefícios dos seus aparelhos auditivos e dê as boas-vindas a um novo mundo de sons.

Principais dicas para se adaptar aos aparelhos auditivos

Mantenha a motivação

No início, algumas pessoas podem sentir um certo desconforto quando utilizam aparelhos auditivos. Isto é perfeitamente normal. Com o tempo, esta sensação irá diminuir e sentirá a sua audição mais nítida e clara. O importante é que mantenha sempre uma atitude positiva.

Comece por ambientes tranquilos

Evite colocar-se em situações que lhe causem ansiedade ou confusão, como locais muito ruidosos ou com muitas pessoas. Vá fazendo exercícios diários, sobretudo em ambientes sossegados, onde se sinta confortável.

Converse com familiares e amigos próximos

Comece por ter conversas curtas com amigos e familiares. As vozes das pessoas que estão mais próximas são mais facilmente identi­ficáveis. Progressivamente, vá praticando outras conversas em grupo.

Pratique uma escuta activa

Concentre-se na conversa e olhe para a pessoa enquanto ela fala. Isto vai ajudar o seu cérebro a associar o momento ao som que está a ouvir. Através da escuta activa, irá sentir melhorias não apenas na adaptação ao seu aparelho, mas na sua comunicação em geral.

Leia em voz alta

Dedique algum tempo a ler para si próprio, em voz alta. Este exercício, para além de o ajudar a habituar-se a ouvir a sua voz com os aparelhos auditivos, vai contribuir para acelerar o processo de se acostumar a outros sons.

Feche os olhos e oiça

Pratique este exercício todos os dias. Tente identi­ficar de que direção vêm os sons, os padrões de fala, assim como reconhecer sons distintos.

Veja programas com legendas

Ouvir e ler ao mesmo tempo é uma ótima forma de associar o som com a fala e ajudar o cérebro a processar novos sons.

Fale com o especialista

Mantenha uma relação de proximidade com o especialista e com a loja onde adquiriu ou vai adquirir o seu aparelho auditivo. 

Passado este período de adaptação, já deve conseguir utilizar estes dispositivos praticamente durante todo o dia.

Como fazer a manutenção de aparelhos auditivos

Importância da manutenção

Siga as instruções transmitidas pelo especialista em aparelhos auditivos de modo a usufruir do máximo rendimento e desempenho dos seus aparelhos auditivos.

Faça a manutenção diária em casa, preferencialmente de manhã, antes de iniciar o seu dia. Limpe os seus aparelhos auditivos a seco, com auxílio de uma escova ou um pano macio. Se tiver uma caixa desumidi­ficadora, utilize-a para desumidifi­car e higienizar os seus aparelhos auditivos durante a noite.

Caso sinta que os seus aparelhos auditivos não estão com o desempenho desejado, deve contactar-nos imediatamente.

A importância do ajuste pelo especialista

Escolher o aparelho auditivo certo é apenas o primeiro passo. Para uma experiência auditiva verdadeiramente bem-sucedida, um ajuste profissional é fundamental.

Precisão

Garante que o aparelho auditivo seja configurado com precisão para atender às suas necessidades auditivas específicas. Isso significa que terá acesso à melhor amplificação possível para os sons que precisa de ouvir. 

Conforto

A adaptação personalizada permite que o aparelho auditivo seja confortável de usar. O especialista irá ajustar o dispositivo para que ele se encaixe perfeitamente no seu ouvido e não cause nenhum incómodo.

Desempenho ideal

O especialista irá verificar se o aparelho está a amplificar os sons corretamente e se não existe nenhum feedback ou distorção, proporcionando assim uma experiência auditiva clara e nítida.

Marcação de Avaliação Gratuita

Faça uma avaliação de aparelho auditivo completamente grátis com um dos nossos especialistas.
Tire todas as suas dúvidas antes de comprar.

Principais receios e tempo de adaptação

ReSound-Nexia-solucoes-auditivas

É essencial compreender que uma adaptação eficaz requer tempo, que envolve testes iniciais e uma evolução gradual da adaptação do cérebro aos novos estímulos sonoros. Passar por estas etapas faz parte do processo e é normal que surjam algumas preocupação, que serão facilmente ultrapassadas com o apoio que garantimos prestar em cada etapa.

Tem dúvidas ou precisa de assistência gratuita?

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:

Preencha o formulário para ser contactado por um Especialista:

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco: