Os benefícios dos aparelhos auditivos

aparelhos auditivos qualidade de vida

Recupere sua qualidade de vida

A audição é essencial para o ser humano comunicar, aprender, trabalhar e socializar. Ajuda a manter-nos seguros e conscientes do ambiente onde estamos. A perda auditiva, se não tratada, torna tudo isso mais difícil e pode ter um impacto devastador na vida social e emocional de uma pessoa, afetando-a não só de forma física mas também mental, comprometendo assim a sua qualidade de vida

De acordo com um novo relatório baseado em estudos recentes conduzidos por Better Hearing Institute (BHI) sobre perda auditiva em todo o mundo, mais de 8 em cada 10 utilizadores de aparelhos auditivos apresentam melhorias na sua qualidade de vida geral. Eles relatam menos exaustão física e mental (não se esforçam para ouvir), melhor sono, menos atreitos a depressão, uma memória mais ágil e melhores relações familiares do que os não utilizadores de aparelhos auditivos.

Embora a perda auditiva possa ter um impacto negativo na vida quotidiana, está demonstrado que o uso de aparelhos auditivos ajuda as pessoas a ter uma vida plena, feliz e mais saudável.  Apesar disso, muitas pessoas que poderiam beneficiar dos aparelhos auditivos, nada fazem! Verificar se tem perda auditiva e procurar aconselhamento é, portanto, o primeiro passo para lidar com a perda auditiva e é fundamental para manter o bem-estar pessoal, hoje e sempre!

aparelhos auditivos qualidade de vida

independência aparelhos auditivos

Maior independência

O primeiro passo para manter a sua independência é fazer tudo o que puder para prevenir um agravamento de uma eventual perda de audição. Limitar a exposição a ruídos altos garante que você preserve a audição que ainda possui. Mesmo coisas simples, como conduzir com as janelas abertas, podem danificar a sua audição após algum tempo.

Ainda consegue recordar como era sua audição há uns anos? Provavelmente alguns sons já passam despercebidos, ou poderá ter-se tornado uma pessoa mais introvertida…certamente. O segundo passo é confirmar: confirmar se os aparelhos auditivos serão a ajuda de que necessita neste momento.

Os efeitos mais benéficos dos aparelhos auditivos estão naquilo que proporcionam ao utilizador – mais vida social, prazer em participar das conversas e estar com um grupo de pessoas, melhor relacionamento familiar, maior facilidade para as atividades normais do dia a dia. Mas sobretudo, porque poderá sentir-se mais confiante, mais capaz e satisfeito consigo mesmo.

Enfim, você ganha a liberdade de viver a sua vida, não dependendo de outros em coisas tão simples como manter uma conversa num restaurante, assistir uma peça de teatro ou telefonar para reservar um passeio ou uma viagem. Em palavras simples, uma melhor audição oferece-lhe independência!

aparelhos auditivos usar tecnologia

Uso de tecnologias

Na sua essência, os aparelhos auditivos integram quatro componentes: um microfone, um processador, um receptor e uma fonte de alimentação. O microfone capta os sons do ambiente e transmite-os para o processador.

Este aprimora o sinal recebido e o receptor conduz o sinal amplificado ao canal auditivo, que por sua vez o transmite ao cérebro. A fonte de alimentação, pilha ou bateria, fornece a energia que mantém o equipamento a funcionar.

A tecnologia de um aparelho auditivo pode ser considerada avançada ou básica, dependendo da sofisticação do processador. Mesmo os aparelhos auditivos digitais básicos de hoje oferecem muito mais benefícios do que os melhores aparelhos auditivos das gerações anteriores.

Todos os aparelhos auditivos processam o som, o que significa que quando o som chega ao aparelho auditivo, ele deve ser seccionado em faixas de som (às vezes chamadas de “canais”) e digitalizado antes de ser amplificado.

Quanto melhor for o aparelho auditivo, mais flexibilidade ele terá para agrupar os sons amplificados para a sua prescrição exclusiva de perda auditiva. Por exemplo, se você tem apenas perda auditiva de alta frequência, um aparelho auditivo melhor desenvolvido pode amplificar apenas os sons dentro dessa banda, enquanto um modelo inferior pode amplificar sons de média e alta frequência. Essa personalização do aparelho auditivo é chamada de resposta em frequência.

aparelhos auditivos usar tecnologia