.

Agendar

Telefone

Menu

Comichão no ouvido: causas e como prevenir?

homem com comichao no ouvido

A comichão nos ouvidos pode ser comparada com uma música que não conseguimos tirar da cabeça. Assim como essa música nos azucrina o juízo, a comichão geralmente traz-nos uma sensação persistente e irritante que nos atormenta.

Não consegue parar de coçar os ouvidos? Então saiba desde já que esta situação é mais comum do que se imagina.

Neste artigo, vai ficar a saber quais são as principais causas destas comichões e o que pode fazer para enfrentá-las.

Possíveis causas da comichão no ouvido

Sentir uma comichão nos ouvidos pode ser bastante incomodativo, especialmente quando esta está localizada numa área sensível do canal auditivo. As orelhas são altamente sensíveis, uma vez que estão repletas de fibras neurológicas.

Mas afinal porque sentimos a sensação de comichão? De facto, existem diversas causas. De acordo com a Healthline, estes são os motivos principais:

Ouvidos demasiado secos: se os seus ouvidos não produzirem cera, a pele do canal auditivo pode ficar seca e levar à comichão.

Ouvido de nadador: a humidade excessiva no canal auditivo pode irritar a pele e criar condições favoráveis para o crescimento de bactérias e fungos. Isso pode levar a por exemplo a inflamações. Quando ocorre, a comichão é um sinal comum.  

Acúmulo de cera nos ouvidos: quando é produzida em excesso, a cera pode provocar comichões e sensação de ouvido entupido.

Ao usar aparelhos auditivos: se, por exemplo, estes dispositivos estiverem mal ajustados podem causar comichão;

Reações alérgicas ao utilizar certas joias metálicas ou produtos de higiene. 

Como aliviar a comichão?

É muito importante identificar a causa subjacente da comichão para se definir a solução mais adequada. Ainda assim, existem algumas medidas comuns que podem ajudar:

Mantenha os ouvidos limpos e secos sem recorrer à utilização de cotonetes (estes podem empurrar a cera para o fundo do canal auditivo);

Pode ajudar aplicar compressas quentes e frias. Para isso, coloque uma toalha húmida morna ou fria ao redor da orelha para ajudar a aliviar a comichão.

Evite coçar os ouvidos: embora possa ser difícil resistir, é muito importante que não o faça, já que isso pode piorar mais a comichão;

Tenha cuidado, a aplicação de cremes e de “remédios caseiros” pode ser prejudicial. Consulte ajuda profissional.

limpar ouvido com cotonete

Como prevenir a comichão no ouvido?

Secar suavemente as orelhas com uma toalha, sempre que as molhar, e não colocar objetos nos ouvidos, como cotonetes ou bolas de algodão, são as dicas principais.

Além disso, se gostar de usar joias, opte pelas opções antialérgicas. É importante ainda que evite utilizar produtos químicos irritantes, tais como lacas e sprays de cabelo, uma vez que podem causar irritação na pele.

Comichão nos ouvidos associada ao uso de aparelhos auditivos

Sentir comichão nos ouvidos enquanto se usa um aparelho auditivo nunca deve ser um motivo para deixar de o usar. Normalmente, essa é uma situação que se resolve com facilidade. Em grande parte dos casos, basta apenas que se façam pequenos ajustes no aparelho. Na AudiçãoActiva contamos com especialistas em aparelhos auditivos que podem prestar apoio nessa tarefa.

Conclusão

Embora em boa parte dos casos a comichão no ouvido seja temporária e leve, é capaz de irritar qualquer pessoa!
Neste artigo ficou a conhecer algumas razões que podem levar ao seu surgimento, tal como o acúmulo de cera ou reações alérgicas a joias de metal.

Para evitar ter comichão nos ouvidos é fundamental que mantenha as orelhas limpas e secas, entre outras coisas. Se este é um problema que já se mantém há algum tempo, o ideal é procurar ajuda especializada.

Lembre-se de que cuidar da sua audição é fundamental para uma vida saudável e ativa!

Ofertas, descontos exclusivos e principais novidades

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Últimas novidades e descontos imperdíveis?

Prometemos enviar apenas conteúdos interessantes.

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Siga-nos

Também lhe pode interessar

Terapia sonora: o que é e como pode ajudar?

Comprar aparelhos auditivos usados: prós e contras

Eco no ouvido: o que é e possíveis causas?

Nota informativa: Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado! (1)AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.