.

Agendar

Telefone

Menu

Aparelhos auditivos à prova de água: será que existem?

aparelho auditivo à prova de água

Já alguma vez se questionou se existem aparelhos auditivos “à prova de água”? Esta é uma questão que levanta muitas dúvidas e à qual vamos responder sem qualquer rodeio.

Ao longo deste artigo, iremos desmitificar quais os reais níveis de resistência dos aparelhos auditivos à água e ambientes húmidos.

E até lhe vamos apresentar um modelo que pode muito bem ser aquilo que anda à procura.

O que são aparelhos auditivos “à prova de água”?

O termo “à prova de água” implica uma proteção total contra possíveis danos causados pela água, sendo que, atualmente, isso é algo que não é inteiramente possível no que toca aos aparelhos auditivos.

O mais correto é afirmar-se que existem alguns aparelhos auditivos modernos que apresentam resistência à água. Estes dispositivos são mais seguros em ambientes húmidos e, alguns deles, podem até suportar breves períodos de submersão.

Classificação IP nos aparelhos auditivos: o que quer dizer?

IP, que corresponde a “grau de proteção”, é um padrão internacional definido pela Norma IEC, que diz respeito ao nível de resistência dos dispositivos eletrónicos – como é o caso dos aparelhos auditivos – contra a entrada de elementos externos indesejados, tal como água ou partículas de poeira.

De uma forma simples, esta escala é composta por dois números. O primeiro, que vai desde 1 a 6, é referente ao nível de proteção contra a poeira. Já o segundo, que pode ir de 1 a 8, é relativo à água.

A classificação IP68 é muitas vezes considerada como a mais alta, sendo que, geralmente, indica uma resistência de submersão de 1,5 m de água, durante 30 minutos. Por isso mesmo, estes dispositivos tornam-se altamente resistentes à água, mas nunca completamente “à prova de água”.

ReSound OMNIA: à prova de todos os ambientes

Por falar em classificação IP68, não podemos deixar de destacar o aparelho auditivo topo de gama da ReSound: o OMNIA. Com este dispositivo, ficará apto para todas as suas aventuras, uma vez que possui uma alta resistência à água. Além disso, o ReSound OMNIA é uma solução Bluetooth, que conta com a aplicação Check My Fit, que permite saber se os seus aparelhos estão bem colocados, através de fotografia rápida.

EeSound OMNIA: aparelho auditivo com classificação IP68
Aparelho auditivo com classificação IP68: ReSound OMNIA

Quem precisa de aparelhos auditivos resistentes à água?

Investir num aparelho auditivo com uma classificação IP alta é uma escolha inteligente para todas as pessoas que procuram ter uma vida ativa. Saiba agora quais são os principais benefícios deste género de soluções auditivas:

  • Menos preocupação com a manutenção: ajuda a prevenir possíveis danos causados pela humidade, prologando a vida útil do dispositivo;
  • Solução confiável para quem faz exercício físico com regularidade e tem tendência para transpirar bastante;
  • Ideais para pessoas que vivam em zonas muito húmidas.
casal a praticar exercício físico com aparelho auditivo
Se pratica exercício com regularidade, o mais seguro é escolher um modelo de aparelho auditivo com alta resistência à água e humidade

O preço dos aparelhos auditivos resistentes à água é mais elevado?

Um pouco, é verdade, mas é algo que compensa totalmente pela segurança que proporciona. Os aparelhos auditivos, que estão certificados com a classificação IP68, pertencem a uma categoria inovadora de dispositivos, que incorporam um revestimento especial, tanto interna quanto externamente. Como resultado, os utilizadores não precisam de ter grandes cuidados em relação ao suor, chuva, respingos de água ou a humidade – vista como a principal ameaça para o bom funcionamento da grande maioria dos aparelhos auditivos.

Como verificar que o aparelho auditivo à resistente à água?

Para verificar o nível de resistência à água do seu aparelho auditivo, procure o código IP que está descrito na ficha do produto ou no manual de instruções. Esse código IP fornecerá informações precisas sobre a resistência do aparelho auditivo em relação à água e a outros elementos externos.

Posso nadar com os aparelhos auditivos?

Em teoria, os aparelhos auditivos com classificação IP68 têm a capacidade de “resistir” por até 30 minutos a cerca de 1.5m de profundidade. Em todo o caso, esta é uma prática que jamais recomendamos, sobretudo se for feita em água salgada, uma vez que isso pode causar danos irreparáveis no equipamento.
Casal na piscina com aparelho auditivo à prova de água
Apesar de alguns modelos de aparelhos terem alta resistência à água, não aconselhamos que mergulhe com eles

O que fazer se os seus aparelhos auditivos se molharem?

Caso o seu modelo tenha certificação IP68, nada de problemático deverá acontecer. Se quiser jogar pelo seguro, aquilo que recomendamos é que limpe o dispositivo e remova a pilha (se possível). Pode ainda deixar o aparelho auditivo a secar durante a noite ou colocá-lo num desumidificador próprio para o efeito. Caso o equipamento deixe de funcionar corretamente, deverá entrar em contacto com o especialista em aparelhos auditivos para obter o apoio técnico que necessita.

Aparelhos auditivos secos são sempre mais eficientes

Com vista a prolongar a vida útil dos aparelhos auditivos, o melhor conselho que lhe podemos dar é que mantenha os dispositivos sempre bem secos e limpos. Para um desempenho ideal, antes de ir dormir, deverá limpar os aparelhos com um pano e colocar os dispositivos num desumidificador para aparelhos auditivos – um equipamento que tem a função de absorver a humidade dos aparelhos.

Conclusão

De momento, os aparelhos auditivos ainda não são totalmente “à prova de água”. Podemos sim descrever alguns modelos mais modernos como resistentes à água. Estes dispositivos, apesar de não garantirem total proteção, oferecem uma defesa considerável contra possíveis danos por humidade.

A classificação IP68, presente por exemplo no ReSound OMNIA, traz alta resistência contra a água e poeiras e, por isso, esta é uma ótima opção para quem conta com uma vida ativa.

Ainda tem dúvidas sobre qual poderá ser a solução auditiva ideal para si? Então saiba que contamos com uma equipa de especialistas que está sempre pronta para o ajudar.

Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

"*" indica campos obrigatórios

Marque uma avaliação e experimente grátis um
aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

Fale connosco
Sem compromisso

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Tem dúvidas sobre aparelhos auditivos?
Fale com um Especialista da AudiçãoActiva:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Nota informativa:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.