Não deve usar o aparelho auditivo de outra pessoa. Saiba porquê.

Os aparelhos auditivos são dispositivos personalizados
- Estes dispositivos são programados para atender a dificuldades auditivas individuais.
- Alguns modelos são moldados para se ajustarem ao ouvido do utilizador.
Muito provavelmente a pessoa de quem iria receber os aparelhos tem necessidades auditivas diferentes das suas, portanto este uso estaria comprometido, comprometendo à partida os benefícios que espera.
Por outro lado, sendo que esses aparelhos auditivos estariam moldados para se ajustarem às orelhas ou ouvidos dessa pessoa, o mais previsível é que não sentisse conforto ao colocá-los.
Nunca é demais relembrar que estes são feitos à medida do utilizador e tecnicamente programados de acordo com necessidades auditivas específicas de cada um. Assim sendo, nada como uma conversa com um especialista, para perceber quais as suas dificuldades auditivas e quais os modelos adequados.
Quanto tempo dura um aparelho auditivo?
Quando bem cuidados, com manutenção e limpeza regulares, os aparelhos auditivos podem durar entre 5 e 7 anos. Neste sentido é importante saber se o aparelho auditivo que pondera usar, está ainda está coberto pelo período de garantia do fabricante e, sobretudo, se o mesmo está a funcionar apropriadamente.
Tenha ainda em conta que por se tratar de um dispositivo eletrónico, os fabricantes estão constantemente à procura de melhorias técnicas e da tecnologia mais avançada para proporcionar a melhor audição possível. Será que o aparelho auditivo que pondera usar já foi ultrapassado?

Resumindo: o barato pode sair caro!
Usar o aparelho auditivo que já foi de alguém não tem assim grandes vantagens. Para além de ter que confirmar se é confortável e ajustado às suas necessidades, teria ainda que avaliar quais os custos para ajustar tecnicamente o aparelho, pois é muito provável que este já não se encontre dentro da garantia.
Se “herdou” o aparelho auditivo, tenha em consideração que pode não ser considerado o titular do mesmo e, consequentemente, não aproveitar quaisquer ofertas da entidade vendedora – descontos em acessórios, acesso a planos de pagamento, promoções das novas tecnologias e novidades de interesse do utilizador.
Se o entrave para começar a utilizar um aparelho auditivo forem questões financeiras, saiba que existem várias opções para o ajudar a ter uma audição melhor, desde comparticipações a financiamentos.