Não deve usar o aparelho auditivo de outra pessoa. Saiba porquê.

Comprar roupas, automóveis, eletrodomésticos ou até dispositivos eletrónicos como telemóveis e computadores em segunda mão é uma prática cada vez mais comum para quem procura bons negócios ou preços mais reduzidos. Talvez esta também possa parecer uma possibilidade tentadora no que respeita aos aparelhos auditivos, mas explicamos-lhe porque não o deve fazer.
mulher especialista aparelho auditivo apontar mão

Os aparelhos auditivos são dispositivos personalizados

Se está a pensar aproveitar aparelhos auditivos em segunda mão, tenha em mente duas questões importantes:
  1. Estes dispositivos são programados para atender a dificuldades auditivas individuais.
  2. Alguns modelos são moldados para se ajustarem ao ouvido do utilizador.

Muito provavelmente a pessoa de quem iria receber os aparelhos tem necessidades auditivas diferentes das suas, portanto este uso estaria comprometido, comprometendo à partida os benefícios que espera.

Por outro lado, sendo que esses aparelhos auditivos estariam moldados para se ajustarem às orelhas ou ouvidos dessa pessoa, o mais previsível é que não sentisse conforto ao colocá-los.

Nunca é demais relembrar que estes são feitos à medida do utilizador e tecnicamente programados de acordo com necessidades auditivas específicas de cada um. Assim sendo, nada como uma conversa com um especialista, para perceber quais as suas dificuldades auditivas e quais os modelos adequados.

Quanto tempo dura um aparelho auditivo?

Quando bem cuidados, com manutenção e limpeza regulares, os aparelhos auditivos podem durar entre 5 e 7 anos. Neste sentido é importante saber se o aparelho auditivo que pondera usar, está ainda está coberto pelo período de garantia do fabricante e, sobretudo, se o mesmo está a funcionar apropriadamente.

Tenha ainda em conta que por se tratar de um dispositivo eletrónico, os fabricantes estão constantemente à procura de melhorias técnicas e da tecnologia mais avançada para proporcionar a melhor audição possível. Será que o aparelho auditivo que pondera usar já foi ultrapassado?

mulher-feliz-especialista-varios-aparelhos-auditivos

Resumindo: o barato pode sair caro!

Usar o aparelho auditivo que já foi de alguém não tem assim grandes vantagens. Para além de ter que confirmar se é confortável e ajustado às suas necessidades, teria ainda que avaliar quais os custos para ajustar tecnicamente o aparelho, pois é muito provável que este já não se encontre dentro da garantia.

Se “herdou” o aparelho auditivo, tenha em consideração que pode não ser considerado o titular do mesmo e, consequentemente, não aproveitar quaisquer ofertas da entidade vendedora – descontos em acessórios, acesso a planos de pagamento, promoções das novas tecnologias e novidades de interesse do utilizador.

Se o entrave para começar a utilizar um aparelho auditivo forem questões financeiras, saiba que existem várias opções para o ajudar a ter uma audição melhor, desde comparticipações a financiamentos.

A aquisição de um aparelho auditivo é só o último passo de um processo que deve ser o mais especializado e personalizado possível. Se já identificou que tem alguma dificuldade auditiva e quer cuidar da sua audição, já passou a fase mais complicada! Agora deve consultar um especialista e seguir as suas indicações.
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva