Situações desafiantes
para utilizadores
de aparelhos auditivos

Estes dispositivos podem trazer grandes benefícios e melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas com dificuldades auditivas. No entanto, é necessário ter em consideração que, tal como outro dispositivo eletrónico pessoal, o seu uso requer alguns cuidados e manutenção.
Homem confuso a coçar a cabeça
Em outros artigos do blog AudiçãoActiva, temos vindo a realçar a importância de adotar alguns procedimentos que podem ser essenciais para a manutenção destas soluções auditivas, como por exemplo: uma rotina de limpeza diária ou guardá-los numa caixa desumidificadora quando não estão colocados.
Esta boa utilização previne riscos desnecessários e salvaguarda a duração e o desempenho destes dispositivos apesar de existirem situações do dia-a-dia em que os cuidados devem ser redobrados. Embora muitas vezes o utilizador nem se lembre que os tem colocados, deve ter em mente que estes são sensíveis a determinadas situações do quotidiano.
Atividades que “metam água” 

Tomar banho…por ser uma rotina diária, pode tornar-se numa situação desafiante pois, durante este tempo, estará com a “audição ausente”, ou seja, não terá a ajuda do seu aparelho auditivo para ouvir o som da campainha da porta ou o toque do telefone.

Se gosta de nadar ou pratica natação regularmente deve retirar os seus aparelhos, pois o mais certo é que fiquem danificados ou até inutilizados. Para proteger os seus ouvidos da água poderá recorrer ao uso de tampões.

mulher-senior-na-natacao
Cuidar do cabelo
O calor do secador, a água e os químicos não são amigos dos aparelhos auditivos. Ou seja, a lavagem, secagem e utilização de produtos fixantes como sprays ou lacas podem danificar estes dispositivos. Assim, tanto em casa como no cabeleireiro deve retirá-los e voltar a colocá-los apenas quando estiver com o cabelo arranjado.
A chuva e o vento

Dois incómodos, especialmente se o modelo em questão for dos mais antigos. O mais indicado é que se previna, protegendo-se dos pingos da chuva para que estes não molhem o aparelho nem afetem o seu funcionamento. Também o vento pode causar apitos, o que acaba por se tornar bastante desconfortável.

Alguns destes inconvenientes podem ser ultrapassados com a utilização de determinados modelos de aparelhos auditivos concebidos com materiais resistentes à chuva e à humidade, ou com funcionalidades inteligentes integradas, como é o controlo dos apitos causados pelo vento. Com estes, já não será preciso ficar sem a sua audição nem estar à espera de que a chuva passe!

Exercício físico

É sabido que manter hábitos saudáveis e uma rotina de atividade física é fundamental para a melhoria da qualidade de vida, independentemente da idade. No entanto, esta pode ser mais uma situação desafiante! O suor, que geralmente provém da atividade física, é uma substância a evitar, pois pode danificar o aparelho auditivo. Neste contexto, o mais indicado seria não o utilizar.

No entanto, existem já alguns modelos com revestimento de nanotecnologia que protegem do suor, da poeira e da humidade, bem como com funcionalidades específicas de controlo do ruído e de realce de voz. Neste caso, vai poder ouvir o instrutor ou participar em aulas de grupo sem ter que retirar os seus auxiliares de audição.

Eventualmente, vão surgir ocasiões em que removê-los se torna necessário, sabendo de antemão que a audição ficará diminuída – por exemplo, se tiver que fazer um TAC, ou outro procedimento electro magnético. Mas nestas alturas também não será preciso ouvir!

O mais importante é saber que nada é impeditivo de ter uma vida normal com os seus aparelhos auditivos. Para tal, a nossa sugestão é que peça aconselhamento especializado e continue a fazer o que mais gosta!

Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva