Universidades Seniores: o regresso às aulas é para todos!
Já ouviu falar em universidades seniores?
Longe vai o tempo em que as universidades eram só para os mais jovens. As universidades seniores são instituições de ensino pensadas exclusivamente para pessoas com mais de 50 anos.
Nestes espaços os diplomas não são o mais importante e não se prepara ninguém para entrar no mercado de trabalho. Valoriza-se, acima de tudo, a aprendizagem, o conhecimento e a partilha.
Aqui o importante é que os alunos adquiram novas competências, convivam com outras pessoas e sejam mais felizes.
Como nunca é tarde para aprender, saiba neste artigo como funcionam estas universidades, quem pode fazer parte e que disciplinas são lecionadas.
Universidades Seniores: o que são?
As Universidades Seniores são instituições, a maioria sem fins lucrativos, que promovem a aprendizagem num ambiente informal, para pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.
Estes projetos estão espalhados pelos 5 continentes, envolvendo milhões de participantes. Em Portugal, existem cerca de 300 unidades de ensino e quase 50 mil alunos.
Existem também redes de universidades que procuram ser uma forma de ocupar o tempo livre dos seniores, de forma didática e saudável.
Em algumas destas instituições, todas as atividades educativas são realizadas em regime não formal, durante o período que os alunos pretenderem.

Qual é o objetivo destas instituições?
O primeiro objetivo destas entidades é o de promover um envelhecimento mais ativo e feliz, permitindo que os alunos adquiram novos conhecimentos e tenham uma razão forte para saírem de casa e conviverem com outras pessoas.
Através de aulas, workshops, oficinas e até visitas de estudo, é possível fomentar o enriquecimento intelectual, bem como o aumento da autoestima e autonomia pessoal.
Que disciplinas são lecionadas?
As disciplinas (teóricas e práticas) disponíveis são diferentes de universidade para universidade, mas geralmente existem aulas para todos os gostos.
Sabe-se que em algumas destas instituições, o seu plano de estudos deve integrar:
- Artes;
- Ciências Sociais e Humanas;
- Informática;
- Mobilidade e Desporto.

Atividades extracurriculares
Além das tradicionais aulas teóricas e práticas na sala de aula, é comum organizarem-se atividades diversas, tais como:
- Festas temáticas;
- Visitas a museus ou exposições;
- Saraus;
- Teatros.
Estes momentos são fundamentais para fomentar o cariz experiencial e lúdico dos alunos.

Quando é que decorrem as aulas?
Como me posso inscrever nas universidades seniores?
Para a realização da inscrição, aconselha-se a consultar a rede de universidades online ou a universidade mais próxima da sua zona de residência. Certas universidades concedem a isenção ou redução de rendimentos das mensalidades a alunos com baixos rendimentos.

Desde quando existem em Portugal?
A primeira universidade sénior surgiu em Lisboa nos anos 70. De lá para cá, este tipo de instituições tem registado um crescimento assinalável.
Universidade Sénior Online
Mais recentemente, a pandemia obrigou o sistema de ensino a adaptar-se e as universidades seniores não ficaram para trás. Algumas universidades criaram propostas de ensino online, algumas totalmente gratuitas. O grande objetivo passa por generalizar a literacia digital dos seniores e ajudar a diminuir o isolamento.
Conclusão
Já dizia Leonardo da Vinci que “aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”.
Para todos os que seguem este lema e que agora iniciam um novo ano letivo, desejamos boa sorte e bons estudos!
Fonte:www.usc.pt
rutis.pt/universidades-seniores