icone pin header Veja a loja mais próxima

Será que devo usar dois aparelhos auditivos?

Aparelhos Auditivos atrás da orelha em homem

A audição humana é uma audição bilateral, ou seja, projetada para dois ouvidos.
Sabia que muitas pessoas não têm a noção que têm dificuldades auditivas nos dois ouvidos, uma vez que, por vezes, é mais percetível de um lado do que do outro?
Da mesma forma que precisa de ambos os olhos para ver com maior clareza, ouvir bem dos dois ouvidos é essencial para o cérebro processar todos os sons da maneira ideal.

Por isso, neste artigo vai descobrir que benefícios estão associados à utilização de dois aparelhos auditivos em simultâneo.

Preciso de usar um ou dois aparelhos auditivos?

A maioria das pessoas tem dificuldades auditivas em ambos os ouvidos – sobretudo quando essa situação está ligada à idade (presbiacusia). Se é esse o caso, poderá ser recomendável o uso de dois aparelhos. De facto, a qualidade do som fornecida por dois equipamentos poderá melhorar notoriamente a experiência auditiva.

Ainda assim, para ter a certeza do melhor caminho a seguir o que aconselhamos sempre é que faça uma avaliação com um especialista.

Vantagens de usar dois aparelhos auditivos

Com a utilização de dois aparelhos auditivos, geralmente a audição fica mais confortável e equilibrada. Ainda assim, as vantagens não ficam por aqui.
Saiba, agora, quais são os principais benefícios de usar dois equipamentos em simultâneo.

Qualidade do som é muito superior

São várias as pesquisas1 que demonstram que usar dois aparelhos auditivos torna as conversas mais claras e possibilita uma melhor compreensão do som. Em muitos casos, estes dispositivos comunicam entre si, o que ajuda o cérebro a processar os sons com mais eficiência.

Experiência sonora mais rica e natural

Os nossos ouvidos foram projetados para trabalharem em conjunto, de forma a criar uma experiência bilateral. Desta forma, a utilização de dois aparelhos auditivos permite a criação de uma realidade sonora mais completa. Por outro lado, ouvir apenas de um ouvido poderá comprometer a forma como percebe o ambiente em redor.

Não terá de colocar o volume tão alto

Com dois aparelhos é possível ouvir melhor sem tanta amplificação, algo que permite sobretudo um maior conforto auditivo. Por vezes, quem usa apenas um aparelho auditivo tem de aumentar o volume para um mais alto para compensar.

Pode ajudar no alívio do zumbido

Alguns dos modelos de aparelhos auditivos mais modernos contam com aplicações que podem ajudar a lidar com o zumbido nos ouvidos.

Menos esforço a escutar

Os aparelhos auditivos ajudam a reduzir a quantidade de esforço que é necessária para entender a fala, especialmente em ambientes ruidosos. Dessa forma, torna a experiência auditiva menos cansativa e stressante. Esse esforço auditivo é ainda mais reduzido quando se usam dois dispositivos, se assim se justificar.

Conclusão

Usar dois aparelhos pode realmente fazer toda a diferença, caso tenha dificuldade auditiva em ambos os ouvidos.
Os benefícios são muitos, como pôde ver neste artigo.

Continua com dúvidas? Então recomendamos que marque uma avaliação e converse com um dos nossos especialistas em soluções auditivas.

Fontes:

1https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2265303/

Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

"*" indica campos obrigatórios

Marque uma avaliação e experimente grátis um aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

"*" indica campos obrigatórios

Preencha o formulário para ser contactado pela nossa equipa:

*

* Campos de preenchimento obrigatório

Escolha a AudiçãoActiva, escolha ouvir melhor!
Ainda tem dúvidas? Fale connosco:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Nota informativa:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.