.

Agendar

Telefone

Menu

Desentupir o ouvido? O que precisa de saber!

Imagem de homem a desentupir o ouvido

A sensação de ter os ouvidos entupidos pode ser bastante constrangedora, já que pode afetar a audição e atrapalhar o seu dia a dia.

O excesso de cera é provavelmente o principal motivo, mas existem outros. Neste artigo, vai ficar a saber o que pode levar a esta situação e que medidas podem ajudar.

Antes de mais, é importante que saiba que, se lidar com esta situação de maneira inadequada, pode ainda piorar a situação. Desentupir o ouvido em casa é geralmente desaconselhado. 

Sinais de que o ouvido está entupido

O ouvido entupido pode manifestar-se de diversas formas. O sinal mais evidente é quando uma pessoa deixa de ouvir bem. Conheça, agora, quais são os indícios mais comuns, indicados pela Mayo Clinic:

Comichão no ouvido;

• Sons abafados;

• Sensação de pressão e ouvido cheio;

• Tontura ou vertigem;

• Zumbido no ouvido.

Porque o ouvido pode ficar entupido?

São vários os motivos que podem levar a que fique com o ouvido entupido. De acordo com a MedicalNewsToday, as causas mais frequentes são as seguintes:

Mudança de altitude, em viagens de avião: nas situações em que a pressão atmosférica se altera bruscamente, tal como acontece durante um voo de avião, o ouvido pode ficar temporariamente entupido;

Excesso de cera nos ouvidos: esta é uma das causas mais comuns e acontece sobretudo porque, com o acúmulo de cera, o canal auditivo fica bloqueado, criando uma sensação de ouvido entupido.

Corpos estranhos que possam alojar-se nos ouvidos: por vezes, pequenos objetos utilizados para limpar os ouvidos podem ficar alojados no canal auditivo, como é o caso dos cotonetes.

Ouvido de nadador: acontece quando o ouvido é exposto à água e a água fica retida. Embora os nadadores sejam os mais afetados, esta condição também pode surgir ao tomar banho de chuveiro ou quando é exposto a outros ambientes húmidos.

imagem de homem a nadar (ouvido de nadador)

Outras possíveis causas:

  • Alergias;
  •  Lesões;
  • Processo de envelhecimento (presbiacusia);
  • Síndrome de Ménière

O que posso fazer quando o ouvido está entupido?

Felizmente, grande parte dos casos de ouvidos entupidos são temporários. Mas tem tudo a ver com a causa que leva ao entupimento. Em situações mais simples, segundo a MayoClinic, pode resultar tentar engolir, bocejar ou mascar uma chiclete sem açúcar. O objetivo é ajudar a abrir as Trompas de Eustáquio – canais que ligam o ouvido médio à faringe, sendo responsáveis pelos níveis de pressão existentes no ouvido médio.

É muito importante lembrar que se está a passar por alguma situação ou dificuldade auditiva, o mais recomendável é sempre consultar um médico. Desta forma, é possível avaliar-se o que está a causar este problema e, dessa forma, recomendar o tratamento mais indicado.

Neste artigo, saiba especificamente como desentupir o ouvido depois de andar de avião. 

Porque não deve desentupir o ouvido em casa?

De facto, existem diversas técnicas que podem ser realizadas em casa para ajudar a desentupir o ouvido, contudo é de todo desaconselhado.

Tenha sempre presente que o ouvido é uma estrutura sensível e complexa, pelo que qualquer procedimento inadequado pode causar danos ou outras complicações.

Conclusão

Sentir o ouvido entupido pode ser uma experiência bastante desagradável e constrangedora. Esta é uma condição bastante frequente, que geralmente se manifesta pela sensação de pressão no ouvido, dificuldades em ouvir e até zumbidos.

Por norma, não é motivo para grande preocupação e o diagnóstico costuma ser bastante simples. Apesar de existirem algumas técnicas que podem ajudar a desentupir o ouvido em casa, o melhor sempre é que procure ajuda profissional. Desta forma, vai ser possível verificar o que está a causar esta situação e traçar, desta forma, o tratamento ideal.

Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

"*" indica campos obrigatórios

Marque uma avaliação e experimente grátis um
aparelho auditivo!

Envie o seu número de telefone que nós ligamos gratuitamente

* Campos de preenchimento obrigatório

Gostou deste Artigo? Partilhe através da sua plataforma favorita:

Facebook
Twitter
Email

Veja Ainda:

Fale connosco
Sem compromisso

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Tem dúvidas sobre aparelhos auditivos?
Fale com um Especialista da AudiçãoActiva:
Especialista de Avaliação AudiçãoActiva

Nota informativa:

Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado!
(1) AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.