.

Agendar

Telefone

Menu

Ajustes de aparelho auditivo: tudo o que precisa de saber

Neste artigo, vai descobrir quais os fatores-chave para o ajuste dos aparelhos auditivos.
Será que pode reprogramar as definições? E ajustar o volume dos seus aparelhos?

Fique por dentro de tudo!

O papel da configuração inicial

A verdadeira eficácia dos aparelhos auditivos reside nos ajustes personalizados. Cada indivíduo possui um perfil auditivo único e, por isso, é essencial que os aparelhos sejam configurados de acordo com essas particularidades. Através de uma avaliação minuciosa, o especialista em aparelhos auditivos determina as configurações ideais que maximizarão a clareza e a precisão sonora. O foco estará sobretudo em compensar os sons nos quais o utilizador tem dificuldade, sem aumentar o volume dos demais.

Especialista a ajustar aparelho auditivo
Para um excelente desempenho, os aparelhos auditivos devem ser sempre ajustados por um especialista

Adaptação

As melhorias são percetíveis desde o primeiro instante, contudo ser paciente ao longo do processo é fundamental. Caso surjam dúvidas ou inquietações, não hesite em contatar um especialista para ajuda e orientação adequada. 

Seja realista no processo

Lembre-se de que as suas dificuldades auditivas resultaram de um processo gradual que ocorreu ao longo de vários anos. Durante esse período, houve uma redução na capacidade de ouvir certos sons, como aqueles no espectro da fala e ruídos comuns do ambiente, como trânsito, vento e máquinas.

Uma excelente forma de exercitar a audição e a compreensão com o aparelho auditivo colocado é através da audição de livros gravados. Embora possa parecer um pouco cansativo nas primeiras semanas, não deixe de tentar. A recompensa pode ser muito significativa.

Se quiser saber mais sobre este assunto, no nosso blog encontra um artigo que aborda o tema do treino auditivo – uma série de exercícios que podem ajudar a aprimorar a capacidade de ouvir e diferenciar sons.

Saiba mais aqui.

Funcionalidades

Os aparelhos auditivos são instrumentos incríveis, que conectam as pessoas ao mundo ao seu redor e à conversação. Funcionam com maior eficácia em ambientes tranquilos, facilitando a compreensão da fala, o acompanhamento de programas de televisão e a conversação telefónica.

Em locais ruidosos torna-se mais desafiante distinguir a voz da pessoa que se pretende ouvir, especialmente com o ruído de fundo. Dependendo do modelo do aparelho auditivo, existem opções de programação que um especialista pode ajustar para combater este facto. 

O aparelho auditivo ReSound OMNIA é reconhecido como uma das melhores escolhas no mercado em ambientes ruidosos. Possui um sistema de última geração que pode melhorar a compreensão da fala em até 150%*.

Tente usá-los tanto quanto possível

A utilização consistente é essencial para o sucesso da adaptação, pois o cérebro precisa de tempo para se ajustar à nova realidade dos sons, pois certamente alguns sons já haviam sido esquecidos. É perfeitamente normal que a adaptação demore algumas semanas, dependendo da capacidade de ajuste do cérebro durante o processo, 

Manutenção adequada para máxima eficácia

Uma das melhores maneiras de garantir que os seus aparelhos auditivos continuam a atender às suas necessidades e a funcionar da melhor maneira possível, é cuidando deles adequadamente. Isto envolve várias etapas diferentes.

Cuidados Básicos

  • Nunca deixe o aparelho cair;
  • Limpe o dispositivo corretamente com lenços de papel macios ou panos secos e limpos;
  • Mantenha-o longe de qualquer humidade;
  • Desligue o aparelho quando não estiver a utilizá-lo;
  • Mantenha o dispositivo longe de crianças ou animais;
  • Retire-o sempre que for tomar banho ou nadar numa piscina ou mar.

Configuração tem de ser feita por um especialista

São os especialistas em aparelhos auditivos que asseguram que os seus novos dispositivos são otimizados de acordo com necessidades auditivas específicas e o nível de conforto. Sem correta programação do aparelho auditivo, o mesmo tenderá a não funcionar idealmente, podendo desta forma tornar-se até desconfortável ao uso. 

A reprogramação poderá ser necessária?

É natural notar flutuações na sua audição sendo que, eventualmente, os seus aparelhos auditivos podem precisar de ser reprogramados com o passar dos anos. Esta reprogramação pode ter de acontecer por diversas razões, tais como:

  • Utilização indevida ou manuseação inadequada do aparelho auditivo;
  • Tentativa de auto ajuste das configurações do equipamento;
  • Longos períodos de tempo sem ajuste profissional do aparelho auditivo. 

Já usa aparelhos auditivos? Então este guia é para si. Descarregue todas as nossas dicas práticas e leve-as consigo para todo o lado.

Posso ajustar o volume do dispositivo?

Hoje em dia, grande parte dos aparelhos auditivos permitem que os utilizadores ajustem o volume e escolham programas padrão diretamente no aparelho (usando botões) ou através de uma aplicação no telemóvel, como a ReSound Smart 3D.

como ajustar o volume do aparelho auditivo com a ReSound app 3D
Aplicação ReSound 3D Smart 3D permite controlar o aparelho auditivo através do telemóvel

Tem dúvidas? Fale com um especialista!

Esteja à vontade para de fazer perguntas ou abordar preocupações junto do especialista em aparelhos auditivos. A AudiçãoActiva conta com profissionais altamente qualificados para responder a todas as suas dúvidas.

Conclusão

A jornada para uma melhor audição deve ser um esforço conjunto entre o utilizador e o especialista em aparelhos auditivos.

Esses ajustes vão além do simples volume. Englobam a calibração de frequências específicas e a adaptação a diferentes ambientes sonoros. Com ajustes precisos, os aparelhos auditivos proporcionam uma experiência auditiva otimizada, permitindo que o indivíduo se envolva plenamente em conversas, desfrute de atividades sociais e recupere a confiança na sua capacidade de comunicação.

Na AudiçãoActiva garantimos que tem acesso aos melhores profissionais para ter a orientação que precisa. Além disso, estará sempre à sua disposição um suporte contínuo e serviço assistência de pós-venda, bem como o apoio em todas as etapas do processo.

Ad-Descubra-Preço

Saiba quanto poderá custar o dispositivo que procura sem sair de casa

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Tem dúvidas sobre aparelhos auditivos?

Fale com um Especialista da AudiçãoActiva:

Fale connosco
Sem compromisso

"*" indica campos obrigatórios

* Campos de preenchimento obrigatório

Siga-nos

Também lhe pode interessar

Terapia sonora: o que é e como pode ajudar?

Comprar aparelhos auditivos usados: prós e contras

Eco no ouvido: o que é e possíveis causas?

Nota informativa: Na AudiçãoActiva1 queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Aqui serão partilhadas as mais diversas informações. Fique atento e mantenha-se informado! (1)AudiçãoActiva é uma empresa especializada na área da venda e programação de aparelhos auditivos. AudiçãoActiva não é prestadora de serviços de saúde. Os conteúdos dos artigos disponibilizados nesta página são meramente informativos e as suas fontes encontram-se devidamente referenciadas e confirmadas.