Porque não deve adiar mais
o uso de uma solução auditiva
Quer melhorar a sua audição, mas não sabe como? Os aparelhos auditivos são uma das opções que lhe podem trazer resultados positivos em menos tempo. Se ainda tem dúvidas, no que deve ou não fazer, damos-lhe boas razões para passar da (in)decisão à ação.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde “muitos casos de perda auditiva podem ser prevenidos pela aplicação de medidas eficazes e disponíveis”1 sendo que “a perda auditiva, se não tratada, pode ter impactos negativos em muitos aspetos da vida”1. São eles:
- Comunicação;
- Desenvolvimento da linguagem e da fala (em crianças);
- Conhecimento;
- Educação;
- Emprego;
- Saúde mental;
- Relacionamentos interpessoais.
Situações tão simples como ouvir o alarme do forno e não deixar os seus cozinhados queimar, socorrer o seu neto quando está a chorar ou perceber a explicação do guia turístico nas excursões que costuma fazer no verão , podem ficar comprometidas se a sua audição não estiver em condições.
As consequências mais diretas da dificuldade auditiva nas pessoas idosas podem ser “emocionais, comportamentais e cognitivas”2:
- redução da capacidade funcional;
- isolamento social;
- depressão;
- diminuição da autoestima;
- declínio cognitivo;
- dificuldade de concentração;
- baixa qualidade de vida.
“A forma mais comum de tratamento da perda auditiva em pessoas idosas é a provisão de um aparelho auditivo”3, que “está fortemente associado à melhoria da comunicação nos relacionamentos, estabilidade emocional, perceção do funcionamento mental e saúde física e melhoria da qualidade de vida”3. Todo o processo de escolha e colocação de um aparelho auditivo deve ser acompanhado por um especialista, que o vai ajudar a decidir o que melhor se adapta às suas necessidades.
Se ainda está com dúvidas, tenha em mente que uma boa audição vai fazer com que se sinta independente, confiante, bem consigo próprio a nível físico e mental e nas suas atividades sociais. Viver com aparelhos auditivos é ouvir a vida em pleno e lembre-se… cuidar da sua audição é cuidar de si!